Página inicial > Notícias > UFABC participa de Encontro promovido pela Academia Brasileira de Ciências

UFABC participa de Encontro promovido pela Academia Brasileira de Ciências

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 14h14

O Reitor Dacio Matheus participou na terça-feira (12) do terceiro encontro da série “Diálogos pelo Brasil”, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). A iniciativa, que se realiza em diferentes regiões do país, visa à formulação de recomendações da comunidade científica para o enfrentamento dos desafios apresentados em torno tema “O impacto intelectual, social e econômico da universidade no Brasil”.

Após dois encontros realizados em 18 e 23 de outubro nas cidades de Porto Alegre-RS e Salvador-BA, respectivamente, a terceira edição ocorreu em São Paulo-SP, no prédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A conferência de abertura foi realizada pelo diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, com o tema “Desafios da universidade no século 21”.

A programação contou ainda com debates dos quais participaram representantes da ABC, de universidades da região Sudeste, bem como do setor empresarial e industrial. Dentre as temáticas abordadas, destacaram-se os efeitos da educação superior na economia e no bem-estar social, os impactos das universidades de pesquisa na sociedade, a importância do financiamento da pesquisa e os obstáculos ao impacto intelectual, social e econômico das Instituições de Ensino Superior (IES).

Para debater principalmente a colaboração em pesquisas desenvolvidas entre universidades, empresas e governo, Dacio Matheus esteve ao lado dos professores Luis Manuel Rebelo Fernandes (PUC-Rio) e Elisa Reis (ABC/UFRJ), bem como de Gianna Sagazzio, diretora de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e de Gilberto Peralta, membro do Conselho de Administração da companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A.

Fontes: Agência FAPESP e Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Foto: Felipe Maeda/Agência FAPESP