Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Lançamento de novos livros da EdUFABC e de projeto de extensão
Início do conteúdo da página

Lançamento de novos livros da EdUFABC e de projeto de extensão

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 10h00

O mês de junho foi marcado pela divulgação de 18 novos títulos na Universidade: sete da Editora da UFABC e 11 do projeto ‘Desigualdade Regional e as Políticas Públicas’  

Na primeira quinzena de junho, o Campus São Bernardo da UFABC sediou a realização de dois eventos de caráter literário, organizados pela Editora da UFABC e pelo Projeto de Extensão ‘Desigualdade Regional e as Políticas Públicas’. 

Lançamentos da Editora da UFABC 
No dia 9 de junho, a Editora da UFABC (EdUFABC) promoveu o lançamento de sete novos livros de seu catálogo, de diversas áreas do conhecimento. O evento foi iniciado pela palestra ‘Popularização da Ciência e Tecnologia no Brasil: motivações e desafios’, proferida pelo pesquisador Douglas Falcão, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em sua exposição, Falcão conceituou a Divulgação Científica e apresentou um histórico de sua institucionalização no Brasil, sobretudo as ações do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, o qual dirigiu entre 2013 e 2016, no âmbito da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do então MCTI. 

Após a palestra, as novas publicações foram apresentadas por seus respectivos autores e, em seguida, foi aberto um bate-papo com a plateia sobre as obras. Foram lançados os livros O Petróleo no Brasil (Drielli Peyerl); Louis Couty e o Império do Brasil (Moisés Stahl); A democracia reduz a desigualdade econômica? (Ivan Felipe de Almeida Lopes Fernandes); Base da mecânica dos sólidos elásticos com elementos finitos (Reyolando M. L. R. F. Brasil); História de Ribeirão Pires (Rosa e Marcílio Duarte); Alocações, estabilidade e otimização (Aline Guarnieri Gubitoso e Vinicius Cifú Lopes); e Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte (Breno Arsioli Moura e Thaís Cyrino de Mello Forato). 

Segundo a professora Adriana Capuano de Oliveira, coordenadora da EdUFABC, “o momento de lançamento dos nossos livros mais recentes foi uma excelente oportunidade de divulgação do trabalho da Editora para toda a comunidade acadêmica da UFABC e mesmo de outras universidades. Também foi uma excelente chance dos autores se conhecerem e conhecerem a diversidade de trabalhos publicados – os títulos que foram lançados abrangem áreas como engenharia e matemática, história e economia – e do público conhecer os autores das obras e ver também alguns de seus professores publicando conosco. Para a UFABC, a importância desse evento foi a divulgação de seu papel na sociedade através da publicação de livros acadêmico/científicos, atuando nesse sentido vivamente com a divulgação do conhecimento”. 

Os livros podem ser adquiridos por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou na sede da Editora, situada no Campus Santo André (Bloco C, piso inferior da Biblioteca), das 14h às 18h. O pagamento é realizado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Todos os livros publicados pela EdUFABC também estão disponíveis nas Bibliotecas da Universidade (nos campi Santo André e São Bernardo do Campo). 

Série ‘Desigualdade Regional e as Políticas Públicas’ 
No dia 1º de junho, a realização da mesa de debates ‘Os Brasis e suas desigualdades’ marcou o lançamento de 11 livros digitais da série ‘Desigualdade Regional e as Políticas Públicas’, e teve como integrantes os professores Artur Zimerman (coordenador), Ana Claudia Polato e Fava, Diego Sanches Corrêa, Gerardo Alberto Silva e Ivan Filipe Almeida Lopes Fernandes. As apresentações destacaram aspectos vinculados à desigualdade, passando pela economia, questões de gênero, transferência de renda, regionalidade e democracia. 

A criação da plataforma de acesso às publicações é resultado do projeto de extensão 'Desigualdade Regional e as Políticas Públicas', organizado na UFABC pelo professor Artur Zimerman desde 2012. Neste ano, são ofertados gratuitamente 11 títulos que tratam da desigualdade em temas como: educação, pesquisa, economia, ações afirmativas, saúde, violência, imigração e trabalho rural. Os livros estão disponíveis no endereço eletrônico portal.biblioteca.ufabc.edu.br/publicacoes. 

De acordo com o professor Zimerman, o referido projeto de extensão objetiva fomentar reflexões acerca da realidade do país, ao debater desigualdades intra e inter-regionais. “Vivemos num dos países mais desiguais do mundo e não podemos simplesmente ignorar esse fato. Portanto, as temáticas abordadas no projeto, bem como nos livros recém-lançados, apresentam um viés de conhecer o Brasil das diferenças e dos diferentes, chamar à razão que o necessário é reduzir tais desigualdades extremas e sugerir políticas públicas capazes de dar conta do recado. É a teoria com a prática, onde um pesquisador especialista do tema em debate é chamado de cada uma das regiões do país, e todos se sentam à mesa para repensar de que maneira poderíamos fazer melhor e reduzir tais desigualdades”, explica. Nos eventos organizados pelo projeto, a efetiva participação do público presente é incentivada. “Esse é o ponto alto das atividades, onde a ênfase é dada aos ouvintes, que trazem suas questões e preocupações aos especialistas. Dessa profícua discussão saem resultados surpreendentes. A troca de experiências de vida e intelectuais é necessária. O resultado vem com sugestões de reduzir tais desigualdades no tema em discussão”, completa o professor. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página