Página inicial > Notícias > UFABC recebe reconhecimento de honra e mérito por participação em projeto da UE

UFABC recebe reconhecimento de honra e mérito por participação em projeto da UE

Publicado: Quarta, 23 de Mai de 2018, 16h05

31433670 181114182702021 5303158371350740992 n 2

Dez alunos da Universidade Federal do ABC, participam de um grupo de pesquisa financiado pela União Europeia, sendo reconhecidos por suas contribuições ao projeto CARE- Empowering Climate Resilience. O CARE tem como objetivo estimular o estudo para pesquisas que auxiliem o combate às mudanças climáticas e é um dos projetos que compõe o ERASMUS, programa da União Europeia que apoia e facilita a mobilidade académica dos estudantes e professores universitários.

Ao participar do projeto, o grupo da UFABC realizou levantamento bibliográfico em inglês e espanhol, para fomentar a discussão com estudantes de outros países nos encontros internacionais. Além disso, os alunos foram capacitados para uso das ferramentas CMAP e CMAP Cloud para que pudessem contribuir com o desenvolvimento do Mapa Conceitual sobre “resiliência e mudanças climáticas”, tema proposto pelo programa com finalidade de soluções para problemas universais e construção de banco de dados .

O Mapa projetado foi apresentado às outras Nações participantes e recebeu o reconhecimento de honra e mérito pelo trabalho realizado na Facultad de Minas - Universidad Nacional de Colombia.

Para o aluno Lucas do Vale Moura, formado em Bacharelado de Ciências e Humanidades e Planejamento Territorial, e atualmente no curso de Ciências Econômicas e Políticas Públicas “A experiência foi muito rica, não apenas pelo estudo e debate das mudanças climáticas e resiliência, mas também pela diversidade cultural. Tínhamos em nossos grupos, colegas que falavam inglês ou espanhol de diversos países e nós da UFABC interagimos com todos, simultaneamente, compreendendo diferentes interpretações sobre um mesmo conceito, conhecendo um pouco da cultura e realidade de cada lugar ali representado, criando vínculos, estabelecendo contatos, cooperando com nações diferentes em benefício do conhecimento e pesquisa, tendo como princípios o respeito, a tentativa de consenso e superação de nossos limites.”

Os encontros do projeto CARE-ERASMUS ocorreram em Madrid - Espanha, Quito - Equador, Medellín - Colômbia e ainda esse ano acontecerá no Chile para a finalização da pesquisa.