Página inicial > Notícias > UFABC recebe reconhecimentos externos durante comemoração de 10 anos

UFABC recebe reconhecimentos externos durante comemoração de 10 anos

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 14h20

Na semana em que comemorou os seus 10 anos de criação, a UFABC recebeu mais um reconhecimento internacional, no THE World University Rankings 2016-2017. Times Higher Education (THE) é uma instituição britânica reconhecida por elaborar anualmente o ranking mais conceituado do mundo. Pela primeira vez a UFABC foi incluída no THE, numa faixa que a classifica entre as 601 a 800 melhores universidades do mundo (a partir da posição 200, o THE não divulga posições específicas das universidades). No Brasil, a UFABC ficou em terceiro lugar empatada com outras nove universidades na mesma faixa de classificação, apenas atrás de USP e Unicamp. Recentemente a UFABC já havia recebido o reconhecimento da THE no novo ranking da América Latina, ficando na 18a posição.

A metodologia do ranking THE divide os indicadores de desempenho em cinco grupos: ensino, pesquisa, citações, visibilidade internacional e receita proveniente da indústria. Os grupos ensino e pesquisa são influenciados pela reputação internacional da universidade, onde apesar de ter alcançado resultados notáveis nos últimos anos, a UFABC ainda tem um longo caminho a trilhar pela sua própria juventude. Pelo indicadores citações e visibilidade internacional, critérios mais objetivos, a UFABC recebeu a maior e a segunda maior pontuação respectivamente.

Esse resultado é também corroborado pela divulgação do ranking RUF 2016, da Folha de São Paulo, que colocou pelo quarto ano seguido a UFABC em primeiro lugar no quesito internacionalização. Mais uma vez os indicadores de publicações científicas e colaborações internacionais desempenharam papel preponderante na manutenção da UFABC nessa posição.
Esses resultados são um grande reconhecimento para uma universidade ainda jovem, que demonstra inequivocamente seu compromisso com a excelência acadêmica, além da interdisciplinaridade e da inclusão social, conforme estabelece a sua missão.

Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC