Página inicial > Notícias > UFABC se prepara para definição de conselhos deliberativos

UFABC se prepara para definição de conselhos deliberativos

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2008, 10h50

A comissão eleitoral da Universidade Federal do ABC definiu os trâmites para eleição dos órgãos superiores da Instituição. O pleito foi marcado para o dia 27 de fevereiro e vai definir os representantes dos professores, dos servidores técnicos/administrativos e dos alunos nos conselhos Universitário e de Ensino e Pesquisa. Além dos futuros eleitos, a formação desses grupos se completa com a participação do reitor, a quem cabe a presidência de ambos, do vice-reitor, dos pró-reitores e dos diretores de centro. No caso do Conselho Universitário, haverá ainda a integração de dois representantes da comunidade, designados pelos demais membros dessa instância.

O funcionamento e as atribuições dos conselhos estão definidos no estatuto da universidade. O Conselho Universitário, por exemplo, delibera sobre a forma de execução da política geral da Instituição, sobre reformas estatutárias, aprova planos de atividades e supervisiona os trabalhos de extensão. Outra função importante desse grupo é a aprovação do regimento da UFABC que, entre outras coisas, define o processo de escolha da lista tríplice de candidatos ao cargo de reitor.

A composição do Conselho de Desenvolvimento ocorrerá após a constituição dos outros dois, quando já terá ocorrido a posse dos novos professores titulares – a presença de três ocupantes desse cargo é obrigatória nesse conselho, ao lado do reitor, do vice-reitor, de três cientistas atuantes, indicados pelo Ministério da Educação e de um representante da sociedade civil, indicado pelo Diretor Geral da Agência Regional de Desenvolvimento do ABC.

Os detalhes do processo eleitoral para formação do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino e Pesquisa, como critérios de participação, prazos e regras, estão disponíveis no site da UFABC.

UFABC