Página inicial > Notícias > UFABC sedia 3 eventos simultaneamente sobre iniciação científica

UFABC sedia 3 eventos simultaneamente sobre iniciação científica

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 14h39

Com o objetivo de proporcionar interação entre alunos, docentes e linhas de pesquisas desenvolvidas na região, a UFABC sediou três eventos simultaneamente entre os dias 7 e 11 de novembro: VI Encontro de Iniciação Científica, 11º Congresso de Iniciação Científica da USCS e IX Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.

Atividades como apresentação de pôsteres, palestras, mesa redonda e premiação compuseram a programação de todos os eventos. “Nessa edição, além de informatizarmos todo o sistema de escolha de avaliadores dos pôsteres, incluímos uma seção nova, na forma de mesa redonda, com alunos egressos de iniciação científica da UFABC”, afirmou a professora Marcela Sorelli Carneiro Ramos, pró-reitora de Pesquisa, setor responsável pela organização dos eventos.

18112016 img1

As primeiras atividades dos eventos ficaram reservadas para os pôsteres, em que os seis eixos foram distribuídos ao longo dos três primeiros dias. No início das atividades de cada dia, palestras e seminários discutiram temas relacionados à prática científica. Ao final, os três melhores trabalhos de cada eixo temático foram premiados, havendo ainda a menção honrosa, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

“Alunos da modalidade PDPD receberam menção honrosa e o primeiro lugar em alguns eixos. Estudantes do PIBIC-EM (modalidade para o Ensino Médio) também foram contemplados com menção honrosa. Esses resultados são motivo de orgulho para UFABC, pois mostraram que esses alunos de iniciação científica atingiram seus objetivos além do esperado e conseguiram produzir conhecimento de qualidade mesmo sendo recém-ingressantes ou alunos do ensino médio”, explicou Marcela Sorelli.

As modalidades de iniciação científica projetam os estudantes não apenas no desenvolvimento de pesquisas, mas também em tudo que está associado à rotina acadêmica, disse Julia Fernandes, da Engenharia de Materiais, que afirmou desconhecer laboratórios e o dia a dia de um pesquisador antes de entrar na Universidade.

“Acredito que, por meio da iniciação científica, podemos ter uma ideia melhor do que seguir profissionalmente e descobrir se uma carreira acadêmica é realmente nossa vocação”, afirmou ela.
A Pró-Reitoria de Pesquisa parabeniza todos os alunos, docentes e técnicos administrativos que contribuíram para a realização de mais um evento de sucesso.

18112016 img2