Página inicial > Notícias > UFABC sedia Encontro Nacional de Economia Política até a próxima sexta

UFABC sedia Encontro Nacional de Economia Política até a próxima sexta

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2016, 10h26

A UFABC sedia desde o último dia 31 o XXI Encontro Nacional de Economia Política. Durante o evento, minicursos, debates, painéis e grupos de trabalho analisam o cenário da conjuntura atual e discutem teoria. “Em grande parte, o evento traz sessões que são acadêmicas, mas que permitem também a discussão conjuntural”, explicou o professor Ramón Garcia Fernández, membro do comitê organizador do encontro e professor da UFABC.

O evento, programado para ocorrer até o dia 3 de junho, marca os 20 anos da  Sociedade Brasileira de Economia Política, a SEP, fundada em 1996, na Universidade Federal Fluminense. É a primeira vez que a UFABC recebe o evento.

O tema do encontro, realizado no Campus São Bernardo do Campo, é a “Economia Política da Recessão”. A temática foi decidida em novembro passado, porque já ali se apresentava a possibilidade de radicalização do ajuste que nós estamos vivendo. Então entendemos que uma sociedade de economia política deveria tratar seriamente do assunto”, disse o presidente da SEP e docente da UFU, Niemeyer Almeida Filho.

A temática oficial vem se desdobrando em assuntos como ajuste fiscal, direitos sociais, infraestrutura brasileira, integração latino-americana e as perspectivas econômicas e políticas. De acordo com o professor Niemeyer, “o tema vai ser explorado em diferentes mesas”.

Ainda segundo o professor Niemeyer, a SEP escolheu a UFABC para sediar o evento graças, entre outros fatores, à presença de professores na instituição associados à sociedade, como o professor Ramón. “A gente queria também uma alta participação de estudantes e essa localização [Santo André e São Bernardo] nos favorece”, disse Niemeyer.