Página inicial > Notícias > UFABC tem novo reitor

UFABC tem novo reitor

Publicado: Segunda, 18 de Agosto de 2008, 17h31

O ministro da Educação, Fernando Haddad, nomeou o professor Adalberto Fazzio como novo reitor "pro tempore" da Universidade Federal do ABC. O professor Fazzio ocupava o cargo de diretor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da própria universidade.

Ele desenvolveu a carreira acadêmica na área de Física, especializando-se em Simulação Computacional em Materiais com enfoque em nanoestruturas. O novo reitor se formou na Universidade de Brasília - UnB (bacharelado e mestrado), Universidade de São Paulo - USP (doutorado) e no National Renewable Energy Laboratory - EUA (pós-doutorado).

Entre diversos cargos, o professor Fazzio foi vice-diretor do Instituto de Física da USP por dois períodos e presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Ele faz parte do Conselho Técnico-Científico/CTC do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/CBPF e do Conselho Superior da CAPES. Também é integrante da Academia Brasileira de Ciências e atua como consultor da área de Ciências Físicas da Academia Brasileira de Ciências, tem mais de 200 artigos publicados em revistas indexadas e orientou, aproximadamente, 30 alunos (Mestrado e Doutorado).
A posse do novo reitor será na tarde da próxima quarta-feira (13) na sede do Ministério da Educação em Brasília.

Professor Bevilacqua
O ex-reitor, professor Luiz Bevilacqua, solicitou o desligamento do cargo, alegando motivos pessoais e o desejo de se dedicar, exclusivamente, ao desenvolvimento do projeto acadêmico da universidade, sobretudo, contribuindo com o estudo para criação do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos da UFABC.

UFABC

18/08/2008