Página inicial > Notícias > UFABC volta às aulas em dois endereços

UFABC volta às aulas em dois endereços

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2008, 10h49

A Universidade Federal do ABC retomou as atividades letivas de 2007 em dois endereços desde segunda-feira (29/01). Os ingressantes de janeiro terão as aulas no prédio da Avenida Atlântica, enquanto os alunos que avançaram para oretorno2.jpg segundo trimestre seguirão os estudos na Rua Santa Adélia, no Bairro Bangu, em Santo André. O início das aulas em mais de um local segue o cronograma de admissão na UFABC de forma coordenada com o andamento das obras do Campus.

As novas instalações agregam oito salas de aula, sala de professores e de monitores, biblioteca, oficina para experimentos de engenharia e laboratórios químicos, ótico e de informática. Esse novo aparato acadêmico foi montado em edificações anteriormente utilizadas pela Prefeitura de Santo André, que doou o terreno para construção da universidade. Pela primeira vez, a área destinada ao campus da UFABC será ocupada por alunos e professores para as aulas do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

O prazo estimado para conclusão dos prédios definitivos é março de 2009. Em setembro, está prevista a entrega do primeiro edifício (Bloco B), que permitirá o ingresso dos alunos aprovados nos próximos vestibulares.

Bacharelado Pioneiro

A UFABC foi a primeira instituição de ensino superior do Brasil a adotar o Bacharelado Interdisciplinar. Trata-se de um método de formação acadêmica baseado em um curso básico de três anos para todos os alunos. Nesse sistema, 1/3 das disciplinas são obrigatórias, 1/3 são optativas e o terço restante é livre.

Na UFABC, depois de cumprir o ciclo inicial, o aluno terá pela frente diversas opções: Ele pode buscar o mercado de trabalho com o diploma de bacharel em Ciência e Tecnologia, pode continuar na UFABC e cursar mais um ano de bacharelados e licenciaturas específicos ou mais dois anos dentre oito modalidades de engenharia. Também há possibilidade de realizar um mestrado e de se transferir para cursos de formação superior em outras instituições nacionais e internacionais.

UFABC