Página inicial > Notícias > Universidade abre inscrições para cursos de Educação em Direitos Humanos

Universidade abre inscrições para cursos de Educação em Direitos Humanos

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 14h28

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC abriu inscrições até 15/12 para o curso de aperfeiçoamento de Educação em Direitos Humanos. O programa dedica-se a pessoas que atuam nas áreas título do programa, especialmente gestores e servidores públicos; profissionais de comunicação, cultura, esporte, dos sistemas de justiça e segurança e cidadãos com experiência em projetos sociais. Há 30 vagas disponíveis, das quais três serão destinadas a servidores da UFABC.

Para os concluintes dos cursos realizados em 2015 e 2016, haverá a primeira oferta da Pós Graduação lato sensu em Educação em Direitos Humanos com 100 vagas disponíveis e inscrições no mesmo período. Ambos os cursos são semipresenciais e as aulas acontecerão a partir de fevereiro de 2018 nos polos UAB da Universidade, em vivência no ambiente escolar e pela plataforma Tidia ae de ensino a distância. Os editais do processo de seleção e o formulário de inscrição estão disponíveis no sítio da Pró-Reitoria (Aperfeiçoamento Educação em Direitos HumanosEspecialização em Educação em Direitos Humanos).

Com o apoio do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFABC (Comfor), desde 2014, o curso de Educação em Direitos Humanos formou cerca de 500 profissionais da Educação Básica e profissionais ligados às áreas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.  Coordenado pelos professores Ana Maria Dietrich e Ivan Fernandes, do Bacharelado de Políticas Públicas da UFABC, o curso  ocorre em parceria com as Secretarias de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo e financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI – MEC). O fundamento do curso é promover atuação pedagógica voltada à promoção, consolidação e difusão dos direitos humanos no Ensino Básico e formação de professores em Educação em Direitos Humanos.

Eventos

Em 17 de novembro, a abertura desses programas de pós-graduação será marcada pela realização de um seminário internacional de Direitos Humanos no campus São Bernardo, Bloco Beta - Auditório 2, às 10 horas. Outro evento programado é o Festival Entretodos de curtas e longas metragens que acontece no dia 23, no Bloco Beta - Auditório 3, às 15h30. Os organizadores pretendem debater pautas relacionadas com a Educação em Direitos Humanos por meio de questões como: 2ª Guerra Mundial, África e refugiados e biografia de mulheres negras.