Página inicial > Notícias > Universidade alcança sexta posição em ranking da Nature

Universidade alcança sexta posição em ranking da Nature

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 09h41

A UFABC apareceu em sexto lugar entre as universidades brasileiras e em terceiro entre as instituições federais no ranking Nature Index 2016. Compilado pela Nature Publishing Group (NPG), essa lista tem origem em um banco de dados que reúne informações de artigos científicos publicados em 68 periódicos que cobrem ciências da vida, química, meio ambiente e física. O objetivo desse levantamento é fornecer um panorama em tempo real da produção de pesquisa avançada em nível institucional, nacional e regional. A atualização dos dados acontece mensalmente com a divulgação pública de um balanço anual.

De acordo com informações do sítio Nature Index, os critérios de seleção do índice refletem a percepção diária de qualidade da produção dos pesquisadores e não medidas quantitativas como fator de impacto. A lista de publicações consideradas pelo banco representa um grupo de revistas altamente seletivas dentro das principais disciplinas das ciências naturais. Apesar de representarem menos de 1% dos periódicos que tratam desse ramo de pesquisa na Web of Science da Thomson Reuters, os títulos selecionados pela Nature são responsáveis por cerca de 30% do total de citações em publicações no campo das ciências naturais.

A pró-reitora de Pesquisa da UFABC, Marcela Sorelli Carneiro Ramos, disse que "o excelente resultado da UFABC nessa lista ratifica e consolida resultados anteriores de outros levantamentos em que a UFABC aparece bem colocada em índices de desempenho". Para ela, o reconhecimento em diversos rankings — com critérios diferentes — não deixa dúvidas em relação ao caminho e rumo à excelência acadêmica que a UFABC deseja trilhar.

Confira o ranking completo