Página inicial > Notícias > Universidade aparece entre as dez nacionais em ranking internacional

Universidade aparece entre as dez nacionais em ranking internacional

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 17h56

A UFABC aparece atualmente em sexto lugar (veja observação) dentre as universidades brasileiras no ranking Nature Index, que avalia o total de publicações de pesquisadores em periódicos de ciências naturais durante 12 meses. Compilado pela Nature Research, esse levantamento tem atualização mensal e representa um indicador de atividade de pesquisa com alta qualidade e colaboração institucional, nacional e regional. A base de dados do Nature Index usa informações de afiliação de autores de pesquisas publicadas em um grupo de 82 periódicos que, apesar de representarem menos de 1% das revistas científicas que cobrem ciências naturais na Web of Science (base Clarivate Analytics), respondem por cerca de 30% do total de citações na área.

Dois grupos de cientistas independentes são responsáveis pela seleção dos periódicos: um contempla as ciências físicas e outro as ciências da vida. De acordo com informações do sítio Nature Index, o objetivo é manter uma lista razoavelmente consensual que inclua tanto periódicos multidisciplinares, quanto os altamente seletivos das principais disciplinas das ciências naturais. Os resultados se dividem em dois formatos: Contagem de Artigos (AC), que contabiliza um registro para instituição (ou país), independentemente do número de coautores externos; e Contagem Fracionada (FC), que considera a porcentagem de autores daquela instituição (ou país) e o número de instituições vinculadas à autoria do artigo.

Observação: o Ministério de Ciência e Tecnologia é citado em vários artigos científicos e também aparece como instituição ranqueada.

Texto corrigo em 26/4 sobre o formato de avaliação do ranking.

Mais informações na página do ranking