Página inicial > Notícias > Universidade Federal do ABC integra o Ranking QS Latin America 2020

Universidade Federal do ABC integra o Ranking QS Latin America 2020

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 16h50

A Universidade Federal do UFABC integra, pela primeira vez, o Ranking QS Latin America 2020, conquistando a posição geral 118 dentre as 400 Instituições ranqueadas e a posição 34 dentre as 94 Instituições brasileiras que o compõem. O ranking foi publicado na última quarta-feira (23).

A metodologia do Ranking QS utiliza cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, comprometimento no ensino, empregabilidade, impacto on-line e, desde a edição de 2016/2017, internacionalização.

O método mantém indicadores-chave do ranking global, como Reputação Acadêmica, Reputação do Empregador e Proporção de Professores / Alunos, e aplica um conjunto de métricas de desempenho adaptadas para a região, considerando docente com título de Doutor, networking internacional em pesquisa, citações por artigos publicados e artigos por docente.

A UFABC destacou-se no índice de docentes com título de Doutor, pré-requisito para se tornar docente na Universidade, aparecendo na 6ª posição geral. Além disso, está na 17ª posição geral no item artigos por docente e no 61ª lugar no fator networking internacional em pesquisa.

Conquistas positivas para uma Universidade tão jovem demonstram o quanto a UFABC mantém-se empenhada em promover o avanço do conhecimento por meio das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tendo como fundamentos básicos a excelência acadêmica, a interdisciplinaridade, a inclusão social e a internacionalização.

Assessoria de Relações Internacionais e Assessoria de Comunicação e Imprensa