Página inicial > Notícias > Universidade firma parceria com centro de estudos em Ciências Humanas

Universidade firma parceria com centro de estudos em Ciências Humanas

Publicado: Quinta, 10 de Março de 2016, 09h18

O reitor da UFABC, Klaus Capelle, e a presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Angela Alonso, assinaram na última terça-feira (7) um protocolo de intenções com o objetivo de aprofundar a colaboração entre as duas entidades. A expectativa é de que essa formalização de relações abra novas alternativas e possibilidades de desenvolvimento conjunto de estudos em humanidades para pesquisadores que atuam no Ceprab, professores e alunos da UFABC.

A presidente Angela lembrou que o Cebrap já tem professores da Universidade como colaboradores e que o apoio institucional é importante, pois representa um "guarda-chuva" para que novos pesquisadores se integrem aos estudos promovidos pelo Centro. Para o reitor Klaus, a assinatura do documento se destaca especialmente pelo avanço da UFABC na área de Humanas e pelo momento sócio-político atualmente vivido no Brasil. A oficialização do protocolo ocorreu durante a abertura do 3º Colóquio de Direitos Humanos "Intolerância e Questões de Gênero", realizado no Campus São Bernardo pelo Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFABC (NCTS).

Pensamento independente

O Cebrap foi fundado em 1969 por um grupo de professores, em sua maioria afastados das universidades pelo regime militar, e se destacou nas últimas décadas por suas publicações, seminários e pesquisas notadamente marcados pela resistência política ao autoritarismo e produção de conhecimento crítico independente. Hoje, se define como centro de pesquisa globalizado com parcerias de longa duração com institutos, universidades, agências de fomento e associações civis da Europa, América Latina, África, Estados Unidos, Índia e China.

Com foco na realidade brasileira, os estudos do Cebrap têm estilo de trabalho próprio, combinando a especialização e a interdisciplinaridade, com diálogo constante entre perspectivas teóricas e metodológicas de seus antropólogos, cientistas políticos, demógrafos, economistas, filósofos, historiadores, juristas e sociólogos, que compõem o núcleo principal de colaboradores da instituição.

Mais informações sobre o Cebrap.

A expectativa é de que essa formalização de relações abra novas alternativas e possibilidades de desenvolvimento conjunto de estudos em humanidades para pesquisadores que atuam no Ceprab, professores e alunos da UFABC. cebrap_2

Pensamento independente

Mais informações sobre o Cebrap.

10/3/201