Página inicial > Notícias > Universidade integra pesquisa mundial sobre estrutura da matéria

Universidade integra pesquisa mundial sobre estrutura da matéria

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2008, 10h41

O “Fermi National Accelerator Laboratory” (Fermilab), mantido pelo Departamento de Enerexp_dzero.jpggia dos Estados Unidos, aceitou a UFABC como instituição colaboradora do Experimento DZero. Esse programa reúne cientistas de todo o mundo que investigam a estrutura elementar da matéria. Os trabalhos são desenvolvidos no acelerador de partículas desse centro de pesquisas no estado de Illinois.

O aceite da UFABC ocorreu em decisão quase unânime dos integrantes do Conselho Institucional do Experimento (63 votos a favor e uma abstenção). Essa forma de aprovação, mesmo com a universidade possuindo um único participante nos estudos do Fermilab, professor Eduardo Gregores, abre perspectivas para que a UFABC forme um grupo de pesquisa especializado em partículas subatômicas. Do Brasil, também integram o DZero o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

UFABC