Página inicial > Notícias > Universidades federais do estado de São Paulo se unem em projeto inédito de divulgação científica

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 12h03

Nesta quarta-feira, dia 24 de julho, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – as três instituições federais de Ensino Superior localizadas no estado de São Paulo – lançam a plataforma “Federais SP”, um ambiente virtual voltado à divulgação científica, com o objetivo de apresentar as pesquisas de ponta realizadas pelas três instituições nas diferentes áreas do conhecimento.

A ideia é levar para mais perto da sociedade – e para cada vez mais pessoas – informações em linguagem acessível e em diferentes formatos (vídeo, áudio, texto, imagens, infográficos etc.) sobre o trabalho que os pesquisadores das três universidades realizam diariamente em prol da saúde, da educação, do meio ambiente, da cultura, da economia, da tecnologia, visando o desenvolvimento social, a qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta.

A primeira edição, lançada neste dia 24, aborda pesquisas que transformam o diagnóstico, o tratamento e o pós-tratamento de pacientes com câncer. As três universidades têm importantes frentes de trabalho sobre inovação tecnológica na área da Saúde que impactam positivamente a vida das pessoas que sofrem com a doença.

Ao acessar o canal “Federais SP” na plataforma Medium os leitores vão conhecer sobre novas drogas no combate ao câncer – a partir da investigação de plantas prospectando substâncias biológicas foi descoberta, por exemplo, uma molécula do gengibre que mata células tumorais; sobre a criação de um teste portátil para detecção de células cancerígenas; sobre o desenvolvimento de próteses mamárias de produção mais fácil e barata para mulheres que passaram pelo câncer de mama; sobre programa de apoio multidisciplinar a pacientes oncológicos – o AcolheOnco; entre outras iniciativas pioneiras.

“A produção do conhecimento é o grande motor da evolução da sociedade. E a universidade pública é o principal espaço onde esse conhecimento é gerado, a partir de pesquisas científicas altamente qualificadas. Ou seja, sem universidade pública, a produção do conhecimento se perde e, consequentemente, a sociedade não evolui”, defendem os idealizadores do projeto, responsáveis pelos setores de Comunicação Institucional nas três instituições participantes.

Todo o material informativo disponibilizado na página foi elaborado de maneira colaborativa em um processo que envolveu o trabalho das equipes de comunicação das três universidades. O intercâmbio entre os saberes, as trocas de experiências e o compartilhamento dos recursos humanos e materiais enriqueceram o projeto, que se configura como uma ação de divulgação científica interinstitucional inédita no Brasil.

A intenção inicial é que uma nova edição do “Federais SP” seja lançada a cada dois meses, enfocando pesquisas em temas como envelhecimento, mobilidade urbana, acessibilidade, energia renovável, educação entre muitos outros. O canal “Federais SP” está disponível para acesso gratuito neste link.