Página inicial > Notícias > Universidades federais paulistas assinam Protocolo de Intenções

Universidades federais paulistas assinam Protocolo de Intenções

Publicado: Terça, 29 de Março de 2016, 10h04

A Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), representadas, respectivamente, pelos reitores Klaus Capelle, Soraya Smaili e Targino de Araújo Filho, assinaram, no último dia 24 de março, na UFABC, um Protocolo de Intenções que formaliza uma relação de trabalho, em diversas áreas, entre as instituições. Este é o segundo encontro entre as instituições para debater o tema. O primeiro ocorreu na Unifesp, em 22 de janeiro de 2016.

O Protocolo é o passo inicial para a constituição da Rede de Pesquisa entre as instituições, visando colaborações acadêmicas e administrativas, além de intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e de tecnologias.

Na mesma ocasião, os participantes prepararam uma reunião com o MCTI, que já está agendada, e na qual as instituições apresentarão a necessidade de trabalhar em rede para o desenvolvimento das Ciências, Tecnologia e Inovação no Estado de São Paulo. Para a reitora da Unifesp, Soraya, é necessário construir um olhar especial para as três universidades. "Produzimos muito na área da ciência e tecnologia, mas que nem sempre estamos visíveis para as instâncias governamentais".

Capelle comemorou o sucesso do encontro. "Havíamos programado uma reunião de trabalho para discussões iniciais, mas o empenho dos participantes presentes na reunião nos permitiu avançar muito mais que o esperado, com a assinatura do Protocolo de Intenção já na data de hoje".

Além dos reitores, participaram da reunião, por parte da Unifesp, a chefe de gabinete, Maria José Fernandes e a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Maria Lucia Formigoni; pela UFABC, a pró-reitora de Pesquisa, Marcela Sorelli Carneiro Ramos e pela Ufscar o vice-reitor, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira e o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Ronaldo Censi Faria.