Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Workshop apresenta projetos de doutorado voltados ao setor produtivo
Início do conteúdo da página

Workshop apresenta projetos de doutorado voltados ao setor produtivo

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 16h25

Alunos do Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) da UFABC apresentaram para a comunidade o andamento das pesquisas desenvolvidos dentro do programa. O encontro aconteceu em 10 de outubro, no Campus Santo André, e abordou 18 projetos realizados em empresas e instituições de diversos setores. 

O coordenador do DAI, Professor Erik Gustavo Del Conte, realizou a abertura do workshop e apresentou o cenário atual do programa, incluindo propostas para a celebração de acordos visando a promoção de estágios de doutorado sanduíche nos centros de pesquisa das empresas no exterior.

Em sua fala aos participantes, o Reitor Klaus Capelle afirmou que, ao criar o DAI, a UFABC consagrou uma nova proposta de atuação na pós-graduação. “Da mesma forma como o Bacharelado Interdisciplinar (BI) se tornou marca registrada da UFABC na graduação, o Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) passou a ser marca registrada da Universidade na pós-graduação” – destacou o Reitor. 

Entre os convidados do workshop estava o professor Glaucius Oliva, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no período 2011-2015 e um dos idealizadores do DAI. 

Sobre o Doutorado Acadêmico Industrial 
O DAI nasceu como programa piloto da UFABC e do CNPq em 2013, para estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica focados na solução de problemas e questões propostas pelo setor produtivo. Em uma fase inicial (pré-doutorado), com duração de dois a seis meses, as empresas ou instituições participantes apresentam aos candidatos problemas técnico-científicos, para elaboração de projetos de pesquisa com supervisão acadêmica e industrial. Os selecionados são inscritos nos cursos de doutorado da pós-graduação da UFABC, contando com orientação de um docente da Universidade e a supervisão de um funcionário do departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa. O DAI conta com o apoio do CNPq na concessão de bolsas. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página