Página inicial > Informes > Pró-Reitoria de Pesquisa apresenta atualizações sobre o período de suspensão das atividades

O avanço contínuo dos casos de coronavírus faz com que reavaliemos nossa rotina periodicamente para nos adaptarmos em prol de nossa saúde e de toda nossa comunidade - isso é nossa maior prioridade!

Considerando o Plano de Contingência da Universidade Federal do ABC e as Portarias da Reitoria nº 359, 378, 384 e 394, respectivamente de 12, 16, 17 e 25 de março de 2020, que tratam das medidas decorrentes da pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19), a ProPes informa que continuará prestando atendimento em regime não presencial (teletrabalho).

Apenas em casos excepcionais foram mantidos os apoios que demandem atividade presencial e, em cada caso, procedimentos específicos foram adotados em regime especial. Esses procedimentos foram comunicados diretamente aos usuários dos setores específicos, tais como setores das instalações multiusuário de nossa Universidade.

Seguem informações relativas aos Programas de Iniciação Científica.

Editais vigentes - 01/2019 (PIC/PIBIC/PIBITI/PIBIC-AF), 02/2019 (PIBIC-EM), 03/2019 (PDPD) e PDPD-AF 2019

● As bolsas continuam a ser pagas de acordo com o calendário previsto;

● Tendo em vista a imprevisibilidade que o momento  impõe, os calendários vigentes permanecem inalterados, porém nova avaliação será realizada após a retomada das atividades presenciais na UFABC. Vale a pena ressaltar que, até o momento, não recebemos nenhuma orientação em contrário do CNPq e, assim, para os discentes que desenvolvem projetos em atendimento a estes editais, sugere-se:

1. adequar as atividades de pesquisa que envolvam a exposição a ambientes com risco de contaminação, evitando-as sempre que possível;

2. comunicar e justificar, no relatório final de atividades do aluno, as alterações dos planos de trabalho que se fizerem necessárias;

3. consultar sugestões da ProPG aos pós-graduandos, uma vez que muitas delas se aplicam também aos alunos de Iniciação Científica, disponíveis em: http://tiny.cc/3wo0lz.

Editais 2020

Serão publicados, na semana do dia 30 de março, com calendário previsto para o período de agosto/2020 a julho/2021.

Ressaltamos que, ainda, não temos informações sobre o calendário a ser adotado pelo CNPq e, por isso, o calendário aqui proposto toma como referência calendários de anos anteriores.

Para quaisquer outras dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Para contato com setores específicos, consulte: http://propes.ufabc.edu.br/propes/contato

Pró-Reitoria de Pesquisa

Registrado em: Sobre o Coronavírus