Página inicial > Informes > Carta aberta do reitor e vice-reitor à comunidade universitária da UFABC

Carta aberta do reitor e vice-reitor à comunidade universitária da UFABC

Estimadas e estimados,

Nos últimos dias, temos vivido um dos momentos mais desafiadores de nossa trajetória. A gestão da crise instalada pela pandemia do Coronavírus tem nos feito parar e repensar sobre nossas relações pessoais e profissionais.

No contexto de nossa Universidade, desde a última semana, temos trabalhado diuturnamente para agir em consonância com as responsabilidades que nossas funções públicas requerem e com a cautela que este momento de crise mundial nos exige.

Muitas iniciativas foram imediatamente tomadas desde o anúncio da primeira suspeita da COVID-19 em nossa comunidade. A partir de então, o corpo dirigente tem se mantido integralmente mobilizado no sentido de dar respostas que garantam, mesmo em um cenário de tantas incertezas, o máximo de efetividade aos inúmeros processos institucionais da UFABC: assistência estudantil, gestão de pessoas, segurança, atividades administrativas e atividades acadêmicas de pesquisa, extensão e ensino. Essas medidas estão refletidas em uma série de portarias e notas divulgadas nos últimos dias nos canais oficiais de nossa instituição.

Nesta sexta-feira (20/03), reunimo-nos com pró-reitores, diretores de centro e alguns gestores de apoio para avaliarmos os posicionamentos que coordenadores de curso e de disciplinas encaminharam às direções de centro, em resposta à consulta sobre a viabilidade de dar continuidade às atividades iniciadas presencialmente neste primeiro quadrimestre de 2020, por meio de atividades acadêmicas remotas, em virtude da necessidade de isolamento social.

Atualmente, existem mais de 1200 turmas envolvendo graduandos e pós-graduandos. Se, por um lado, foram apontadas e reconhecidas diversas dificuldades para execução deste plano, por outro, possibilidades também foram destacadas por nossa comunidade.

Compreendemos a expectativa de todas e todos em receber mais informações acerca dos resultados dessas conversas e consultas realizadas nos últimos dias e mantemos nosso compromisso em conduzir com clareza essa resposta. Contudo, os trabalhos seguem em andamento e, tão logo seja finalizada esta primeira etapa (início da próxima semana), as alternativas serão encaminhadas para as instâncias decisórias da UFABC e divulgadas à comunidade. Desse modo, aproveitamos esta carta para informar que os prazos e calendários sugeridos anteriormente ficam suspensos e serão repactuados.

Caras e caros, após colocá-los a par sobre um pouco do que tem sido estes últimos dias, despedimo-nos, pedindo a todas e todos vocês que, neste final de semana, façam o que é mais importante nesta ocasião: resguardem-se, cuidem de suas mentes e corpos e concentrem-se em proteger seus familiares e pessoas queridas de seus círculos de convívio. A prioridade deste momento é a segurança de nossa coletividade. Nesse sentido, também estamos reprogramando nossas condutas para que a continuidade das interações da gestão ocorra de forma remota.

Em nome da Reitoria, agradecemos o empenho dos gestores no apoio, construção e condução das iniciativas e decisões tomadas e reiteramos nossa solidariedade aos membros da comunidade UFABC. Permaneçamos todos atentos aos acontecimentos e engajados em prol da ciência em favor do desenvolvimento e do bem comum.

Cordialmente,

Dácio Matheus e Wagner Carvalho