Página inicial > Informes > ConsEPE, em sessão remota, aprova Estudos Continuados Emergenciais para 1° quadrimestre de 2020

À Comunidade Universitária

Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, todas e todos vivemos um cenário completamente atípico que, certamente tem nos conduzido a revermos planos e a alterarmos muitas dinâmicas sobre como costumeiramente conduzíamos nossas rotinas e atividades pessoais e profissionais. No âmbito da UFABC, essa mesma condição também foi imposta repentinamente, quando as atividades presenciais da instituição foram suspensas (Portaria da Reitoria nº 394/2020). A gestão da Universidade, ciente dos impactos que acarretaria uma decisão dessa magnitude, jamais a encaminharia se a situação não fosse verdadeiramente reconhecida como gravíssima.

Imediatamente após a suspensão das atividades presenciais e a partir da necessidade de manter a Universidade ativa, como deve ser, principalmente diante de sua responsabilidade científica e social no atual cenário, essa nova realidade impôs à gestão o dever de tomar rápidas decisões. Nesse sentido, processos administrativos têm sido adaptados ao regime remoto para que sejam garantidas as condições de manutenção das atividades da UFABC.

Mediante a situação emergencial e considerando que, antes da interrupção das aulas, cinco semanas de atividades didáticas já haviam sido concluídas no primeiro quadrimestre de 2020, o grupo dirigente da Universidade, incluindo diretores dos três centros, identificou a necessidade latente em dar respostas à comunidade, acerca da possibilidade de manutenção das atividades de ensino referentes a este primeiro período do ano letivo. Desse modo, após amplas discussões, chegou-se à proposta denominada “Estudos Continuados Emergenciais” (ECE).

Sem desconsiderar a necessidade de propor definições acerca do ECE com a máxima brevidade, a Reitoria, ancorada nos preceitos da transparência e da manutenção do debate democrático, encaminhou a proposta para apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE). Dessa forma, a possibilidade de ampla manifestação da comunidade universitária foi garantida para que a tomada de decisão dos conselheiros ocorresse com a maturidade exigida pelo crítico momento que estamos vivendo.

Esforços integrados de nossas equipes de trabalho garantiram que, pela primeira vez, sessões de um órgão colegiado da UFABC ocorressem de forma remota, com transmissão ao vivo e grande audiência. Assim, na sexta-feira (03/04), durante III sessão extraordinária de 2020, com base nas reflexões e propostas geradas, e tendo ocorrido um debate profundo e amplo envolvendo a comunidade, o ConsEPE deliberou pela aprovação dos Estudos Continuados Emergenciais na Graduação e na Pós-Graduação, durante o primeiro quadrimestre de 2020. (Resolução ConsEPE Nº 239/2020)

Considerando que a referida proposta foi delineada para um contexto de total excepcionalidade, no sentido de reduzir prejuízos ao andamento das atividades acadêmicas do primeiro quadrimestre, vale retomar o entendimento da gestão de que o ECE possui desafios que permanecem no centro do debate. Ademais, a partir desta aprovação, as pró-reitorias e diretorias dos centros continuarão empenhadas para auxiliar a execução da proposta. A UFABC irá, na próxima semana, fazer os encaminhamentos necessários para colocá-la em prática.(Detalhes sobre ECE: implementação e FAQ)

Apesar das inúmeras dificuldades e desafios que temos enfrentado neste momento de pandemia, a Reitoria considera bastante positivo contar com a maturidade da comunidade universitária para que encaminhamentos tão complexos referentes às atividades de nossa Universidade continuem sendo debatidos e deliberados de forma transparente e democrática. Neste momento, é fundamental que todas e todos permaneçamos mobilizados para reforçarmos o protagonismo das Universidades Públicas no enfrentamento à Covid-19 no Brasil e no mundo e que possamos extrair importantes aprendizados desse momento crítico.

Cordialmente,

Reitoria • UFABC