Página inicial > Informes > Encaminhamentos sobre as atividades acadêmicas da Graduação

Encaminhamentos sobre as atividades acadêmicas da Graduação

Estimada comunidade universitária

Tendo em vista a perspectiva de ampliação do período de suspensão das atividades presenciais da UFABC, em função da realidade nacional de contenção do Coronavírus (COVID-19), a Reitoria reuniu-se hoje (16/03) com pró-reitores e diretores dos centros no sentido de avaliar os possíveis efeitos desse período ao nosso cenário acadêmico e trabalhar na proposição de encaminhamentos.

Considerando que desde o início deste primeiro quadrimestre (2020.1) já foram integralmente cumpridas cinco semanas de atividades em mais de mil turmas da graduação, e, ainda, na expectativa de reduzir prejuízos ao calendário acadêmico, o grupo dirigente decidiu, nesta tarde, que encaminhará, em caráter de urgência, para avaliação de coordenadores de cursos e de disciplinas, a proposta de criação de um plano denominado Estudo Continuado Emergencial (ECE).

Trata-se de uma proposta que deve contar com diversas ferramentas digitais online, buscando dar continuidade às atividades acadêmicas da graduação, a partir da inclusão do maior número possível de estudantes e garantindo o isolamento social recomendado na atual conjuntura.

Os dirigentes estão cientes acerca de peculiaridades relativas a algumas disciplinas, entendem que ainda há algumas dificuldades operacionais a serem superadas, mas reconhecem que os processos inovadores que constituem a Universidade e os avanços de tecnologias de informação e comunicação podem ser utilizados a favor do ensino e, principalmente, de nossa comunidade acadêmica, neste momento de incertezas.

A partir de hoje, os docentes responsáveis por disciplinas e coordenadores de cursos serão devidamente convocados pelas direções de centro, no intuito de reunir informações necessárias para a análise de viabilidade de execução do referido plano.

A comunidade será atualizada em breve acerca dos desdobramentos relacionados ao plano de Estudo Continuado Emergencial.

Cordialmente,

Reitoria • UFABC
16/03/2020

Atualização em 17/03/2020

Hoje (17/03), a Pró-reitoria de Pós-Graduação convocou coordenadores de cursos para avaliar viabilidade de implementar o ECE  também no âmbito da pós-graduação.
Registrado em: Sobre o Coronavírus