Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Suspensão das atividades na UFABC > Informe Reitoria: Planejando e Construindo os próximos meses da UFABC
Início do conteúdo da página

Informe Reitoria: Planejando e Construindo os próximos meses da UFABC

Estimada comunidade universitária:

A Reitoria da UFABC inicia este informe desejando que toda a comunidade universitária, assim como os familiares e amigos de cada membro desta comunidade, esteja resguardada e permanece manifestando seu compromisso com a sociedade brasileira neste momento tão impactante e de tantas adversidades.

Desde o final de 2019, a humanidade vem enfrentando um dos desafios mais graves dos últimos cem anos. Ainda assim, mesmo em um momento tão crítico, que exige ampla mobilização e solidariedade, há posicionamentos políticos irresponsáveis e níveis de desinformação que dificultam a contenção do novo coronavírus. Em contrapartida, há forças fundamentais empenhadas em buscar caminhos factíveis para reduzir os impactos da pandemia, e as universidades públicas, sob respaldo da ciência, figuram entre os principais agentes de enfrentamento à Covid-19.

A comunidade da UFABC vem cumprindo atividades em modo remoto há 70 dias. A primordial necessidade do distanciamento físico impôs a todas e todos novas condições de relacionamento, tanto nas atividades acadêmicas quanto nas administrativas. Por meio da interação virtual, em regime de excepcionalidade e buscando maneiras de lidar com os desafios e as contradições impostas pela realidade, a UFABC permanece ativa, assumindo sua responsabilidade diante da conjuntura e entregando à sociedade ações transversais envolvendo ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação.

Passados estes primeiros meses de distanciamento físico, é esperado que orientações sobre as atividades dos próximos meses sejam divulgadas à comunidade universitária. Neste momento, um fato que todas e todos já anteviram é que, enquanto o número de casos de contágio e de óbitos por Covid-19 estiver em curva ascendente no Brasil e na região do Grande ABC, a UFABC não retomará suas atividades presenciais. Ademais, mesmo diante de um cenário que aponte a redução dos casos, a ocupação dos espaços físicos nos campi com atividades acadêmicas e administrativas exigirá avaliação criteriosa e deve ocorrer de maneira escalonada. Desse modo, infelizmente, a situação atual da doença no país e a experiência internacional impõem à gestão assumir que a Universidade permanecerá com ações em regime remoto por mais alguns meses.

Nesse sentido, recentemente, a Reitoria está dedicada a captar percepções e contribuições junto ao corpo dirigente e às entidades representativas, instâncias fundamentais no processo de construção de novas respostas. Nos próximos dias, o diálogo com a comunidade será ainda mais amplo e outros subsídios serão incorporados ao processo de definição dos passos seguintes da UFABC. A seguir, estão elencadas as principais frentes em discussão:

  • Encerramento dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE):
    O encerramento das atividades remotas dos ECE, encaminhamento referendado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) que permitiu sequência ao primeiro quadrimestre de 2020, está mantido para 06 de junho. A gestão está estudando as formas de cumprimento do período de recesso, com duração de duas a três semanas. Nos últimos dias, a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos ECE encaminhou uma pesquisa aos docentes e discentes da Universidade para coletar percepções que possibilitarão embasar o aprendizado institucional e, também, subsidiar o debate sobre possíveis ações de ensino durante este período de distanciamento físico.

  • Próximo quadrimestre:
    Considerando a premissa de que as atividades remotas ultrapassarão o período estimado para o recesso pós-ECE, estudam-se caminhos de implementação de um quadrimestre que vem sendo denominado, até o momento, como “suplementar”. O cenário atual não permite dar sequência aos calendários aprovados na pré-pandemia, exigindo a elaboração de uma proposta inédita. Espera-se que este novo quadrimestre, com duração estimada de 12 semanas, contribua para manter o envolvimento da comunidade com as múltiplas atividades universitárias. A ideia é que a comunidade permaneça mobilizada e articulada em torno dos macroprocessos que caracterizam o desenvolvimento institucional, e que também continue apresentando ações de combate à pandemia, sempre respaldadas pela ciência e pelo olhar da interdisciplinaridade.

  • Alunas(os) ingressantes:
    É no segundo quadrimestre do calendário acadêmico que a UFABC se prepara para receber novas(os) estudantes. Ainda que em um cenário adverso, no qual ingressantes não poderão vivenciar os ambientes físicos e as interações presenciais da Universidade, há o entendimento de que quaisquer que sejam os cenários desenhados para o próximo período remoto de atividades eles devem ocorrer com a participação das(os) alunas(o)s recém-chegadas(os) à vida universitária da UFABC. Ações específicas voltadas a este público, como a organização de uma Aula Magna virtual, entre outras, estão sendo planejadas. Nas últimas semanas, a gestão tem feito um trabalho cuidadoso para garantir que a conclusão do processo de matrícula de ingressantes 2020 ocorra com o respaldo jurídico necessário e com as condições de acesso asseguradas.

  • Debates e levantamento de informações:
    A consolidação deste novo quadrimestre só poderá ocorrer a partir do alinhamento entre as expectativas da comunidade e a exequibilidade das propostas formuladas. Para tanto, o levantamento de informações será fundamental. Nas próximas semanas, as Pró-reitorias e as direções dos três Centros, em diálogo com as coordenações de cursos e o corpo docente, discutirão as possibilidades de oferecimento de componentes curriculares nos âmbitos de pesquisa, extensão, cultura, inovação, graduação e pós-graduação. Por meio de um levantamento amplo, as(os) discentes serão convidadas(os) a responder questões pertinentes ao desenho do próximo período no Universidade.
    O processo de escuta da comunidade será fundamental para que a gestão intensifique as necessárias ações de capacitação do corpo de servidoras(es) docentes e técnicos-administrativos, assim como amplie a busca por soluções inclusivas ao corpo discente, principalmente em relação à disponibilidade de acesso às tecnologias de comunicação digitais e às condições de vulnerabilidade de todas e todos. Ressalta-se que os encaminhamentos referentes a este período dependem, sobretudo, da validação junto aos Conselhos Superiores da UFABC, que também deverão retomar, em breve, suas discussões em reuniões remotas, transmitidas à comunidade em tempo real.

  • Retomada das atividades presenciais:
    Ainda que a perspectiva atual seja de manutenção de atividades realizadas remotamente por mais alguns meses, o retorno das atividades presenciais já está sendo discutido. Grupos de trabalho estudarão as condições e os parâmetros mínimos de retomada, capazes de garantir uma volta segura. Como forma de respaldar as discussões, a gestão pretende promover painéis de discussão on-line com diferentes interlocutores, incluindo membros da comunidade da UFABC que estão vivenciando a pandemia em outros países, de modo a compartilhar perspectivas internacionais.

  • Hospital de Campanha:
    Os quesitos de segurança na instalação do hospital de campanha no campus de Santo André estão sendo minuciosamente atendidos; no entanto, enquanto houver a necessidade, por parte da Prefeitura Municipal de Santo André, de manter ativa a utilização deste espaço provisório, existirá o indicativo de cuidados redobrados para a retomada presencial das atividades acadêmicas e administrativas na Universidade.

As respostas para a nova realidade imposta à Universidade frente à pandemia têm sido desenhadas dia-a-dia. O cenário de incertezas pressupõe tomadas de decisão gradativas, que são avaliadas e reavaliadas permanentemente e cujos resultados pressupõem diálogo, aprendizado e novas decisões. Para encaminhar os processos decisórios na Universidade com a máxima responsabilidade, a Reitoria está permanentemente se articulando com dirigentes de outras instituições de ensino superior, buscando respaldo das autoridades científicas e sanitárias e estabelecendo formas de qualificar o diálogo com a comunidade universitária.

Nesse sentido, a Reitoria reforça seu compromisso com a transparência das informações e com os espaços democráticos e institucionalizados de deliberação, e conta com o apoio de todas e todos para que os debates e os encaminhamentos referentes às atividades remotas na Universidade durante os próximos meses se realizem de maneira coletiva, solidária e responsável e garantam que a UFABC permaneça cumprindo seu indispensável papel social.

Diante deste momento de tantas dificuldades, a Reitoria reitera a importância dos cuidados para evitar a disseminação do vírus e estima que todas e todos estejam bem.

Cordialmente,

Reitoria
Universidade Federal do ABC
25/05/2020

Registrado em: Sobre o Coronavírus
Fim do conteúdo da página