Página inicial > Informes > Pró-Reitoria de Pesquisa informa sobre as atividades de pesquisa na UFABC em face da pandemia do covid-19

A situação do avanço dos casos de coronavírus faz com que modifiquemos nossa rotina e nos adaptemos em prol de nossa saúde e de toda nossa comunidade - isso deve ser nossa maior prioridade! Essa adaptação impactará o andamento das atividades e, em certa extensão, de todos os projetos de pesquisa.

Desde a última quarta-feira, a Reitoria compôs um grupo de acompanhamento da situação da pandemia do covid-19 e, desde então, temos tratado sobre como organizaremos as atividades acadêmicas e administrativas da UFABC. Na manhã desta segunda-feira (16/03), foram discutidas diretrizes para que os setores acadêmicos e administrativos da Universidade se organizem.

A ProPes continuará prestando atendimento por meio dos e-mails referentes a cada assunto, como o faz habitualmente. Além disso, para os casos em que seja estritamente necessário o atendimento presencial, atenderemos em regime extraordinário de plantões a serem comunicados por meio do canal “informações sobre o coronavírus”, disponível em: http://www.ufabc.edu.br/sobre-o-coronavirus.

É sugerido que se evite ao máximo aglomerações e contato social, por isso a rotina de realização de experimentos em nossas facilidades multiusuário e nos laboratórios dos grupos de pesquisa será afetada.

Em função disso, estamos montando uma escala de acesso em regime especial às instalações das Centrais Experimentais Multiusuário e dos Biotérios de Santo André e de São Bernardo do Campo, para que apenas  experimentos imprescindíveis sejam realizados. É essencial que cada grupo de pesquisa discuta e estabeleça prioridades, recomendando, quando for o caso, opções de horários alternativos, minimizando a circulação na região metropolitana em horários de intenso movimento.

Uma série de sugestões interessantes foram disponibilizadas pela Pró-reitoria de Pós-Graduação, veja em  https://bit.ly/2xIzi9K.

Como a situação da epidemia muda constantemente, é possível que seja elevado o grau de restrições quanto às atividades de pesquisa.

A partir do presente comunicado, emitiremos informes específicos sobre as demais facilidades multiusuário. Para quaisquer outras dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC

Registrado em: Sobre o Coronavírus