Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Informes > UFABC cria Comitê para discutir o futuro retorno às atividades presenciais
Início do conteúdo da página

UFABC cria Comitê para discutir o futuro retorno às atividades presenciais

Instância deverá discutir e dar subsídios às providências normativas e materiais para diferentes cenários

A Reitoria da UFABC publicou, no Boletim de Serviço nº 952, de 12 de junho de 2020, ato que institui o Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus da UFABC. A nova instância tem a atribuição de estudar as condições de retorno e oferecer subsídios para que sejam tomadas as providências necessárias quanto à retomada das atividades presenciais na UFABC, no momento e da forma em que isso for possível. 

Constituído por 24 servidores, dentre eles, docentes, técnicos-administrativos e médicos que atuam na UFABC, o Comitê deverá considerar os possíveis cenários de retorno às atividades presenciais, no contexto do desenrolar da pandemia e à luz do tratamento que outras instituições dos setores público e privado, em especial as instâncias sanitárias, darão ao tema.

Segundo o professor Vitor Marchetti, coordenador do Comitê, "não é possível, neste momento, fazer uma previsão exata para a data de retorno às atividades presenciais, mas é oportuno dar início às discussões sobre as condições necessárias para que isso ocorra de forma organizada, pois a única certeza que temos é que esse retorno não se dará nas mesmas condições de antes". 

O grupo debaterá um amplo rol de temas, como a adaptação dos campi aos novos critérios de circulação e permanência de pessoas, as novas normas e regras de convívio, os procedimentos de saúde e segurança do trabalho e até mesmo as estratégias de comunicação.

No dia 04 de junho, o Comitê realizou remotamente a sua primeira reunião com uma apresentação do reitor, Dácio Matheus, sobre a necessidade de que sejam garantidos subsídios adequados para a comunidade na formulação de critérios, condições e estratégias. O dirigente também frisou a importância de se considerar as especificidades das atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura, bem como do trabalho das equipes administrativas e dos funcionários das empresas que prestam serviços à Universidade.

Os presentes citaram a possibilidade de contribuição dos projetos que estão sendo realizados no âmbito das ações de combate à Covid-19. Isso se daria, por exemplo, por meio da produção e distribuição de equipamentos de proteção individual, de álcool em gel, do monitoramento dos sintomas entre membros da UFABC e da testagem de pessoas para identificação da presença de vírus ou de anticorpos.

O Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus da UFABC trabalhará por meio de reuniões remotas e não tem prazo definido para a conclusão de suas atividades. A comunidade poderá entrar em contato com o Comitê pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação e Imprensa 

Registrado em: Sobre o Coronavírus
Fim do conteúdo da página