Página inicial > Informes > UFABC publica novas medidas de segurança para acesso aos campi

UFABC publica novas medidas de segurança para acesso aos campi

Conteúdo publicado em 03/07/2020.

Atualização em 01/12/2021: As informações atualizadas sobre comparecimento presencial na UFABC estão disponíveis nesta página: Plano de retomada gradual das atividades presenciais na UFABC

Uso de máscaras faciais passa a ser obrigatório, bem como a comunicação prévia de atividades presenciais nas dependências da Universidade

Foi publicada hoje, no Boletim de Serviço da UFABC, a Portaria da Reitoria n° 595/2020, que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção facial nas dependências da Universidade enquanto perdurar a situação decorrente da pandemia de Covid-19.

O documento considera as orientações do Ministério da Saúde de que o uso de máscaras constitui uma medida fundamental no combate à disseminação do novo coronavírus, juntamente com a manutenção do distanciamento social. O uso de máscaras já é obrigatório, também, em todo o Estado de São Paulo, bem como nos municípios de Santo André e de São Bernardo do Campo – onde estão sediados os campi da UFABC.

Será obrigatório o uso de máscaras, preferencialmente as não profissionais, para servidores, terceirizados, prestadores de serviço, estagiários, discentes, pesquisadores e visitantes que, excepcionalmente, necessitem ir ou exercer alguma atividade nos campi – visto que as atividades presenciais (administrativas e acadêmicas) permanecem suspensas, conforme disposto na Portaria da Reitoria n° 394/2020. Além disso, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas também deve ser mantido, assim como a higienização das mãos e demais recomendações das autoridades de saúde.

Acesso aos campi

Com o objetivo de reforçar as medidas de proteção da nossa comunidade, desde o dia 1° de julho todos os eventuais acessos às dependências da UFABC devem ser previamente informados à Seção de Segurança Comunitária da ProAP, por meio do formulário de comunicação de acesso aos campi.

A Pró-reitoria de Pesquisa também enfatiza, em nota, que o acesso aos laboratórios deve se restringir às situações de extrema excepcionalidade e que demandem atividades presenciais, estando mantida a obrigatoriedade de comunicação antecipada à ProAP. Nesses casos, a ProPes recomenda que o acesso seja feito por docentes e/ou discentes que não sejam de grupos de risco, e destaca que os procedimentos obrigatórios de segurança (uso de máscaras, distanciamento de, no mínimo, 1,5m entre as pessoas e higienização das mãos) devem ser obedecidos, inclusive, dentro dos laboratórios.

O Comitê de planejamento e ações de gestão referentes ao coronavírus no âmbito da UFABC tem estudado os diferentes cenários e condições para a futura retomada das atividades presenciais na UFABC, de modo a oferecer subsídios para as providências necessárias para que o retorno ocorra com segurança, da forma e no momento em que for possível.

Assessoria de Comunicação e Imprensa e Assessoria de Relações Públicas

Registrado em: Sobre o Coronavírus