Página inicial > Comunicare > Central de Serviços da UFABC permite diversos perfis de solicitante

Central de Serviços da UFABC permite diversos perfis de solicitante

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 11h46

Central de Serviços da Universidade, reformulada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, traz novas funcionalidades, como a possibilidade de múltiplos perfis de solicitante.

Em agosto de 2022, a Universidade apresentou à comunidade a nova Central de Serviços. Mais clara e intuitiva, com linguagem acessível e navegação simplificada, a ferramenta traz novas funcionalidades, e a estrutura está em processo de migração com previsão de conferir adequada publicização aos serviços de todas as áreas da Instituição a partir de fevereiro de 2023, atendendo assim a Lei nº 13.460/2017.

Uma das novidades da Central para a gestão de demandas, é a capacidade de cada pessoa possuir mais de um perfil solicitante, de acordo com o seu vínculo com a UFABC (técnico administrativo, estagiário, docente, discente de graduação e discente de pós-graduação). Por exemplo, se uma pessoa for técnico administrativo e também aluno da pós-graduação, a princípio ela terá estes 2 (dois) perfis de solicitante.

Para cada perfil, haverá um conjunto de serviços que o usuário poderá solicitar, que podem ser diferentes. Isso porque, alunos da pós-graduação podem solicitar serviços específicos, que não são fornecidos para técnicos administrativos, por exemplo.

Os perfis existentes são os seguintes:

• Solicitante – Técnico(a) Administrativo(a);
  • Solicitante – Discente de pós-graduação;
  • Solicitante – Discente de graduação;
  • Solicitante – Docente;
  • Solicitante – Estagiário
  • Serviços Internos (Para serviços restritos a uma área ou direcionados às áreas específicas).

Além desses perfis de solicitante, existe o perfil de prestador de serviço, para quem realiza os atendimentos e outros perfis de gestão da ferramenta.

O usuário também poderá definir um perfil padrão, que será o perfil apresentado ao fazer login no sistema da nova Central. Após selecionado o perfil adequado, será possível buscar o serviço para o qual se pretende abrir uma solicitação de suporte. Esta mudança permite que as unidades administrativas direcionem serviços a públicos específicos, identificados pelos perfis solicitantes.

Além disso, o sistema também permitirá a criação de novos formulários, oferecendo mais serviços à comunidade universitária e ao público externo. Em razão da impossibilidade de migrar todos os serviços que estão concomitantes ao cadastro das novas funções, a ativação na nova Central de Serviços ocorre de forma gradual, de acordo com as seguintes fases, já em andamento:

08/08/2022

Início de serviços do NTI na nova Central

Na Central atual, haverá um aviso [SERVIÇO REDIRECIONADO], indicando ao usuário que o suporte de alguns serviços serão prestados na nova Central (Figura 1)

Início do pedido de inclusão de serviços

As unidades administrativas poderão pedir inclusão de serviços na plataforma

01/09/2022

Início da migração ou criação de serviços de outras áreas

Outras unidades administrativas poderão oferecer serviços na Nova Central.

01/11/2022

Todos os serviços do NTI na nova Central de Serviços

O usuário realiza acesso normal à central de serviços. Porém, ao clicar em Núcleo de Tecnologia da Informação, haverá direcionamento ao sistema novo, na qual todos os serviços do NTI estarão disponíveis. (Figura 2)

28/02/2023

Finalização de atendimento na central antiga

O atual sistema de gerenciamento dos chamados passará apenas para o modo leitura (sem a possibilidade de inclusão de novos chamados ou dados de acompanhamento)

A Central de Serviços dispõe de um FAQ com manual para abertura e acompanhamento de chamados. Em caso de dúvidas, o NTI também disponibiliza o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para contato.

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Universidade Federal do ABC

Registrado em: Comunicare online