Página inicial > Comunicare > Estudantes da UFABC participam da Jornada de Jovens Pesquisadores, em Sucre, Bolívia

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 13h57

No início de setembro, representada por 11 estudantes, a Universidade Federal do ABC participou da XXIX Jornada de Jovens Pesquisadores (JJI) realizada na Universidade Mayor, Real e Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, fundada há mais de 400 anos e localizada na cidade de Sucre, na Bolívia.

O evento foi promovido pela Asociación de Universidades Grupo de Montevideo (AUGM) - da qual a UFABC é universidade membro associado desde 2020 - e foi realizado sob a temática Generación de Conocimiento con Integración Científica, Académica, Tecnológica y Cultural para la Justicia, la Libertad Y el Bienestar de nuestros pueblos. Os trabalhos de pesquisa foram separados em 4 grandes eixos temáticos: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências da Vida e Eixo interdisciplinar, totalizando 34 subáreas de temas específicos.

Foi a primeira participação internacional da UFABC na JJI, que selecionou os estudantes por meio de edital específico da Assessoria de Relações Internacionais. Foram 4 estudantes de graduação e 7 estudantes de pós-graduação que apresentaram projetos de pesquisa sobre gênero, ciências políticas e sociais, educação para a integração, desenvolvimento regional, extensão universitária, desenvolvimento da nanociência, ciências políticas e sociais, sustentabilidade, desenvolvimento de conhecimento para a integração científica, e ciência, tecnologia e inovação.

Com o projeto intitulado “Uso de espectroscopia funcional por cuasi-infrarrojos (fNIRS) para evaluación del compromiso de los estudiantes”, a estudante de doutorado Amanda Yumi A. Oku recebeu um prêmio de destaque na cerimônia de encerramento do evento.

“O congresso foi uma experiência completamente diferente de tudo que já vivenciei. No começo eu estranhei devido à infinidade de temas de diversas áreas do conhecimento, o que é nada usual em congressos científicos. Depois vi que o objetivo era exatamente esse: colocar-nos em contato com diversas áreas de pesquisa e entender como cada uma delas é responsável pela transformação na sociedade. A diversidade cultural de diversos países enriqueceu muito nossa forma de analisar diversos contextos sociais. Realmente eu voltei outra pessoa de Sucre.

Quanto ao prêmio, eu realmente fiquei surpresa pois é uma área em que tenho muito carinho e foi sofrido coletar dados e fazer análise em meio a pandemia. Foi muito gratificante conhecer tanta gente interessada no meu trabalho e ter contato com docentes de outros países. Quem sabe uma parceria não está por vir? (...)”

A JJI tem por objetivo estimular, desde cedo, o relacionamento entre jovens pesquisadores de países da América Latina, promovendo o desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas, facilitando a formação de grupos regionais de pesquisa científica e cumprindo uma das prioridades da AUGM: a formação de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a realidade atual da região.

Além da experiência obtida através das apresentações orais dos projetos de pesquisa, os estudantes puderam assistir workshops e participar de eventos de networking, tendo ainda a oportunidade de conhecer a cultura e a história da cidade, extremamente ricas, e também de estreitar laços tanto acadêmicos quanto pessoais com os outros participantes. Todos os estudantes terão seus trabalhos publicados digitalmente contendo o Número Internacional Padrão de Séries (ISSN) ou com o Número Padrão Internacional de Livros (ISBN).

Em breve, a AUGM divulgará a Universidade sede do evento para 2023, do qual a UFABC pretende participar novamente através da representação de estudantes bolsistas de IC - Iniciação Científica e também de estudantes de pós-graduação. Todas as informações sobre a JJI e os trabalhos apresentados até hoje estão disponíveis na página da Associação.

Registrado em: Comunicare online