Página inicial > Comunicare > UFABC inicia mês de setembro com implantação oficial do teletrabalho

UFABC inicia mês de setembro com implantação oficial do teletrabalho

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 14h21

Após atuação intensa da Comissão pro tempore de Acompanhamento da Realização do Teletrabalho (CART), no sentido de organizar os fluxos visando viabilizar o início da modalidade na UFABC, as primeiras atividades foram aprovadas e a Universidade já iniciou o mês de setembro com parte de seu efetivo atuando oficialmente no teletrabalho parcial ou integral.

Segundo dados da Comissão pro tempore, hoje a Universidade conta com a modalidade implantada em mais de 60 áreas da instituição e outras 27 estão em fase de análise. São aproximadamente 280 servidores exercendo suas funções via teletrabalho parcial ou integral. Vale lembrar que o teletrabalho é homologado para as vagas que respondem por determinadas funções e não para os servidores.

Para que esses números expressivos fossem alcançados, a Comissão trabalhou em um rigoroso e detalhado cronograma durante o mês de agosto para que as atividades passíveis de serem realizadas nessa modalidade fossem homologadas já para o início de setembro. Porém, independente do cronograma encerrado no mês passado, vale ressaltar que um novo período para recebimento das propostas será aberto no próximo dia 03/10, a partir do qual os Planos de Trabalho poderão ser submetidos em fluxo contínuo.

Às áreas que irão encaminhar o pedido e aos servidores da UFABC, a Comissão reforça alguns pontos importantes:

1. Neste momento as atividades não precisam ser EXTREMAMENTE específicas, podem ser mais genéricas, facilitando o mapeamento pelas áreas;
  2. A avaliação das horas é por tempo gasto por dia, mesmo que a tarefa toda leve 40, 100, 200 horas;
  3. O teletrabalho não é obrigatório, as áreas podem solicitar e os servidores que não quiserem aderir não são obrigados. Dessa forma ninguém é prejudicado caso a área encaminhe a solicitação para a função exercida por aqueles que não têm interesse nessa modalidade;
  4. É normal ter dúvidas no mapeamento e alocação das atividades nesse momento. Todos estão aprendendo e nos familiarizando com essa modalidade de trabalho;
  5. A solicitação deve ser feito pelas áreas, inclusive as sessões, mesmo que sejam compostas por apenas um servidor;
  6. A quantidade de vagas solicitadas deve respeitar a quantidade máxima de servidores em exercício na área (não mais que isso);
  7. Por fim, a Comissão lembra que a implantação do teletrabalho é um trabalho conjunto entre o grupo e os servidores(as). Normal que às vezes a própria Comissão não tenha resposta imediata pra todas as dúvidas.

Mais informações na página: Programa de Gestão e Desempenho PGD - UFABC (modalidade teletrabalho).

Eleição da Comissão formal para acompanhamento do teletrabalho

Até o próximo dia 08 de setembro está aberto o período para inscrição dos(as) candidatos (as) à membros da Comissão de Acompanhamento da realização do Teletrabalho na UFABC. A atual Comissão pró-tempore será substituída por uma nova comissão de acordo com a Resolução n. 221/2022 do CONSUNI.

A nova comissão será composta por 4 (quatro) servidores técnicos administrativos, sem cargo de chefia, sendo 2 (dois) membros eleitos pela categoria e 2 (dois) membros indicados pela Reitoria. As vagas para a representação Técnico-Administrativa terão mandato de dois anos e possibilidade única de recondução.

As inscrições serão feitas em chapas (titular e suplente) e a eleição dos representantes será realizada no dia 21 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico e enviá-lo até as 23h59 do dia 08. O link para inscrição é: Eleição para a Comissão de Acompanhamento da Realização do Teletrabalho (CART) na UFABC.

Registrado em: Comunicare online