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De volta aos Campi: Retorno presencial na UFABC

retorno seguro


Passaporte Vacinal

  • Membros de todas as categorias da comunidade universitária deverão comprovar a adequação de seu esquema vacinal completo via formulário institucional. Trata-se de um pré-requisito para permanecer nos espaços físicos da UFABC. Caso você ainda não tenha indicado sua situação vacinal, entre em contato, imediatamente, com a SUGEPE, se for servidor ou estagiário, ou com PROGRAD e PROPG se for discente de graduação ou de pós-graduação. Nunca é demais lembrar que a vacina salva vidas e nos protege coletivamente!

Perguntas e respostas sobre atividades presenciais UFABC

retorno

Veja nesta série de vídeos, alguns esclarecimentos sobre o amplo retorno das atividades presenciais na UFABC

Leia abaixo perguntas e respostas sobre o amplo retorno das atividades presenciais na UFABC

Em Santo André, a partir de primeiro de junho, as portarias abertas à comunidade serão:

  • Portaria 1, próxima ao Carrefour, para entrada e saída de pedestres
  • Portaria 6, na na Rua Abolição, para entrada e saída de alunos
  • Portaria 7, na Rua Oratório, para entrada de servidores e visitantes, provisoriamente.
  • Portaria da Torre do Relógio, para entrada de usuários do Fretado.

Nas primeiras semanas, as portarias da Rua Santa Adélia e da Avenida dos Estados permanecerão fechadas. Assim que se iniciar o novo contrato de Portarias e Recepção da UFABC, estes acessos também serão reativados.

No campus de São Bernardo do Campo, o acesso principal permanece via Alameda da Universidade. A portaria da Rua Arcturus também estará aberta para pedestres.

Para acessar os campi, é necessário:

  • Obrigatoriedade de uso de máscaras em todas as dependências da Universidade.
  • Comprovar a adequação do esquema vacinal completo via formulário institucional. De acordo com a Portaria da Reitoria nº2428/2022, o esquema vacinal completo refere-se a primeira e a segunda doses mais a dose adicional ou a dose única mais a dose adicional.
  • A comunidade universitária deve realizar os testes fornecidos pela UFABC para detecção de SARS-CoV-2. Servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os) mantém obrigatoriedade de realização semanal dos testes e discentes farão testagens por amostragem - seguindo as orientações do Núcleo de Monitoramento e Testagens da instituição.

 

Sim. De acordo com a Resolução ConsUni nº 217/2022, para permanecer nos campi da UFABC, é necessário estar com o esquema vacinal completo. Assim, o conjunto de discentes, docentes e técnicos administrativos envolvidos com as atividades presenciais deverão comprovar a adequação de seu esquema vacinal completo. Em caso de dúvidas: estudantes da Graduação, entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD); Estudantes da Pós-Graduação: entrem em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG); Servidores docentes, técnicos administrativos e estagiários devem entrar em contato com a SUGEPE.

Não, a não ser que possuam justificativa médica para não se vacinarem. A justificativa deverá ser encaminhada como resposta ao levantamento de informações (formulário).

A reposição de materiais de higienização nos totens, dispensers, sanitários e copas deve ser solicitada para a Prefeitura Universitária, por meio do seguinte endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os EPIs dos servidores, incluindo máscaras de alta filtragem, devem ser solicitados pelas chefias para a SEST-Sugepe, por meio do endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sim! O uso das máscaras é obrigatório para participação nas atividades didáticas presenciais e em todas as dependências da Universidade.

O descarte de máscaras deve ser feito preferencialmente nas lixeiras dos banheiros dos campi. A máscara não é considerada um material infectante no mesmo sentido que uma agulha usada seria, por isso, pode ser descartada nas lixeiras dos banheiros, por ter natureza parecida com os papéis que usamos para enxugar as mão após a lavagem.

A comunidade universitária deve realizar os testes fornecidos pela UFABC para detecção de SARS-CoV-2. Servidoras(es) e terceirizados mantém obrigatoriedade de realização semanal dos testes e discentes farão testagens por amostragem - seguindo as orientações do Núcleo de Monitoramento e Testagens da instituição.

Sim, as caixas com kits e urnas para depositar testes feitos estão distribuídas no Campus de Santo André e no Campus de São Bernardo do Campo. Lembrando que servidoras(es) e terceirizados mantém obrigatoriedade de realização semanal dos testes para detecção de SARS-CoV-2. e discentes farão testagens por amostragem e em periodicidade específica - seguindo as orientações do Núcleo de Monitoramento e Testagens da instituição.

A partir de 01 de junho, com o amplo retorno das atividades presenciais, todos(as) docentes, técnicos(as)-administrativos(as) e terceirizados(as) devem, obrigatoriamente, realizar testes semanais fornecidos pelo Núcleo de Monitoramento e Testagens da UFABC que ficarão disponíveis em pontos fixos nos dois campi da UFABC.

Discentes de graduação e de pós-graduação e pesquisadores externos participarão das testagens na dinâmica de amostragem. Semanalmente, o Núcleo de Monitoramento e Testagens da UFABC definirá salas e espaços de pesquisas para realização dos testes, considerando os diferentes padrões de ventilação dos locais. Caso você encontre os kits de testagens na sala que frequenta, siga as instruções e realize o seu teste uma vez naquela semana.

Lembrando que os pontos de entrega dos testes estão disponíveis nos principais espaços de circulação dos dois campi da UFABC.

Veja mais informações e detalhes sobre as testagens na UFABC

Não é permitido comer ou beber dentro do local destinado para a atividade didática, evitando retirar a máscara de proteção.

Caso seja necessário, recomenda-se que eventuais refeições nos campi sejam feitas da forma mais segura possível. Refeições rápidas poderão ser realizadas: nas copas já existentes; nas estações de trabalho, higienizadas e ventiladas; nos bancos em áreas externas aos prédios. Além disso, em Santo André, a Prefeitura Universitária (PU) disponibilizará carteiras no último andar das Torres 1, 2 e 3 do Bloco A; e, em São Bernardo do Campo, a PU disponibilizará mesas e cadeiras alocadas no hall das edificações Alfa 1 e Tau (antigo Alfa 2).

Discente(s) que tenha(m) caso confirmado deve(m) avisar por e-mail institucional imediatamente a/o docente responsável pela turma, pois terá(ão) que permanecer afastado(s) por 7 dias (assintomáticos) e 10 dias ( sintomáticos), contando a partir do dia de realização do teste.
Docente(s) que tenha(m) caso confirmado deve(m) avisar imediatamente a coordenação do curso e a direção do centro. Não havendo a possibilidade de substituição do docente e, por conseguinte, sendo necessário o cancelamento da aula presencial, os discentes e o técnico/a deverão ser avisados por meio de e-mail institucional sobre as mudanças.
No caso de técnicos e trabalhadores terceirizados, as suas chefias imediatas já serão informadas do resultado positivo por meio do contato do Núcleo de Monitoramento.

Não haverá possibilidade de reposição das aulas presenciais canceladas devido à confirmação de casos positivos ou afastamento por sintomas gripais. Recomenda-se aos docentes que considerem a possibilidade dessas intercorrências em seus planejamentos convertendo, sempre que possível, as atividades presenciais programadas para atividades ou aulas remotas, síncronas ou assíncronas.

Início das aulas para ingressantes da graduação em 2022: 19 de setembro de 2022

O início das atividades didáticas para ingressantes em 2022 foi definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFABC (ConsEPE).

A decisão levou em consideração as deliberações ocorridas na III sessão extraordinária do ConsEPE de 2021, ocorrida em 31 de agosto de 2021.

Normas:

O serviço de transporte intercampi oferecido pela UFABC, os nossos conhecidos “fretados” começam a operar na primeira semana de junho e os itinerários permanecem os mesmos que estavam vigentes em março de 2020! Confira essas informações no site da Prefeitura Universitária ou no aplicativo da UFABC

Em 31 de maio de 2022, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) divulgou uma nota sobre a situação do Restaurante Universitário da UFABC neste momento de amplo retorno presencial. Leia a nota na íntegra: Informe ProAP: Sobre Restaurante Universitário e retorno presencial .


Passaporte Vacinal

  • Membros de todas as categorias da comunidade universitária devem ter indicado sua situação vacinal via formulário institucional. Trata-se de um pré-requisito para acessar os espaços físicos da UFABC. Caso você ainda não tenha indicado sua situação vacinal, entre em contato, imediatamente, com a SUGEPE, se for servidor ou estagiário, ou com PROGRAD e PROPG se for discente de graduação ou de pós-graduação. Nunca é demais lembrar que a vacina salva vidas e nos protege coletivamente!

Protocolos de biossegurança

Protocolos de biossegurança - Atividades acadêmicas presenciais de discentes de graduação e de pós-graduação

Art. 1º Atualiza as orientações e normas de biossegurança nos campi da UFABC, com intuito de garantir as condições de segurança necessárias para a realização de atividades acadêmicas presenciais de discentes de graduação e pós-graduação.

Seção I:

Da ocupação das salas de aula e laboratórios didáticos

Art. 2º As áreas acadêmicas utilizadas pelas Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e Pró-Reitora de Pós-Graduação (ProPG) que, no momento de concepção do Plano de Retomada Gradual das atividades presenciais, haviam sido classificadas na cor amarela com ventilação natural integral, conforme mapa de ventilação disponibilizado pela Superintendência de Obras - SPO, poderão ter até 100% da sua ocupação de seus espaços físicos.

1º Nas salas de aula com ventilação natural parcial a ocupação por discentes será de até 50%do total de lugares disponíveis.

2º As áreas acadêmicas utilizadas pela ProGrad e pela ProPG que haviam sido classificadas na cor vermelha poderão ser utilizadas, excepcionalmente, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre os ocupantes.

3º As salas classificadas como "espaço de ocupação parcial" deverão ser sinalizadas.

Art. 3º Os(as) discentes deverão seguir as orientações e diretrizes abaixo, independentemente do local na UFABC:

  • I - Utilizar máscaras de proteção facial;
  • II - Manter o esquema vacinal completo (mais dose adicional) em relação à COVID-19, conforme as orientações dos órgãos competentes, salvo por motivo médico devidamente justificado;
  • III - Manter janelas e portas abertas das salas para circulação de ar, evitando, na medida do possível, o uso de ar-condicionado;
  • IV - Evitar cumprimentos que impliquem aproximação;
  • V - Ter sua própria garrafa de água de uso individual;
  • VI - Não comparecer à aula presencial com sintomas gripais, devendo procurar atendimento médico, se possível;
  • VII - Caso solicitado, realizar o teste para COVID-19 disponibilizado pela UFABC, conforme as orientações do Núcleo de Monitoramento e Testagens da UFABC.

Seção II

Dos demais espaços da UFABC

Art. 4º Nos espaços físicos destinados aos fretados, bem como nos respectivos veículos, é obrigatória a utilização de máscara facial.

Nos veículos, recomenda-se manter janelas abertas para ventilação natural.

Art. 5º Nas áreas de convivência internas e externas deve-se manter o distanciamento e o uso de máscaras de proteção facial.

Art. 6º As áreas esportivas serão liberadas para utilização, conforme as diretrizes estabelecidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP).

Seção III

Disposições gerais

Art. 7º Discentes que tiverem detectado caso positivo de COVID-19 deverão se afastar das atividades presenciais por 7 dias (casos assintomáticos) e por 10 dias (casos sintomáticos).

1º Discentes com sintomas gripais, mas sem confirmação de caso positivo de COVID-19, deverão permanecer afastados(as) das atividades presenciais até que desapareçam seus sintomas.

2º O(A) discente deverá informar o(a) docente responsável e poderá solicitar, quando couber, avaliação substitutiva, nos termos da Resolução ConsEPE nº 227 de 2018 (no caso da graduação) e das regras expressas no plano de ensino da disciplina (no caso da pós-graduação).

Texto adaptado, extraído da Portaria da Reitoria Nº 2501/2022, de 26/05/2022 - Atualiza as orientações e normas de biossegurança nos campi da UFABC, com intuito de garantir as condições de segurança necessárias para a realização de atividades acadêmicas presenciais de discentes de graduação e de pós-graduação.

Protocolos de biossegurança - Servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as)

Art. 1º Orienta as Unidades Administrativas em relação às atualizações e normas de biossegurança nos campi, com intuito de garantir as condições de segurança necessárias para a realização de atividades presenciais dos servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as) da UFABC.

Seção I:

Da ocupação e demais orientações nos locais de trabalho

Art. 2º As áreas utilizadas pelas Unidades Administrativas poderão ter até 100% da ocupação de seus espaços físicos pelos servidores (as) e estagiários (as).

Art. 3º Nas áreas utilizadas pelas unidades administrativas que haviam sido classificadas na cor vermelha, conforme mapa de ventilação disponibilizado pela Superintendência de Obras (SPO), o distanciamento físico entre uma pessoa e outra deve ser de, no mínimo, 1,5 metro (um metro e meio), mantendo a utilização de máscara de proteção facial.

Quando não for possível manter o distanciamento mínimo definido no caput, deve-se utilizar obrigatoriamente máscara de proteção facial do tipo PFF2 ou N95.

O(A) dirigente da unidade administrativa responsável por local de trabalho definido no caput, deverá providenciar a sinalização da(s) entrada(s) da(s) sala(s) sob sua responsabilidade, para garantir conhecimento dos(as) servidores(as), estagiários(as), colaboradores(as) terceirizados(as) e demais membros da comunidade acadêmica ou externa.

O cartaz padrão a ser utilizado para sinalização da ventilação está disponível em https://www.ufabc.edu.br/de-volta-aos-campi#material-apoio.

Art. 4º Os(As) dirigentes, chefias, servidores(as), colaboradores(as) terceirizados(as) e estagiários(as) deverão seguir as orientações e diretrizes abaixo, independentemente do local de trabalho onde estiverem lotados:

  • I- Utilizar máscaras de proteção facial e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) indicados pela equipe técnica da SEST/DSQV/SUGEPE;
  • II- Manter o esquema vacinal completo em relação à COVID-19, conforme as orientações dos órgãos competentes, salvo por motivo médico devidamente justificado e validado pela equipe técnica da DSQV/SUGEPE;
  • III - Manter janelas e portas abertas das salas para circulação de ar, evitando, sempre que possível, o uso de ar-condicionado;
  • IV - Evitar cumprimentar os colegas de trabalho com aperto de mãos, beijos ou abraços;
  • V- Ter sua própria garrafa de água de uso individual;
  • VI - Na medida do possível, evitar compartilhar materiais de escritório;
  • VII - Seguir as regras de etiqueta respiratória para proteção em casos de tosse e espirros;
  • VIII- Solicitar reposição de álcool em gel 70% ou sabonete líquido junto à Prefeitura Universitária quando identificar necessidade, comunicando imediatamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • IX- Solicitar análise de viabilidade de instalação de totem ou dispenser de parede com álcool em gel 70%, caso identifique espaços nos quais não há opções próximas para higienização das mãos, comunicando à Prefeitura Universitária pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • X - Realizar o teste para COVID-19 disponibilizado pela UFABC, conforme as orientações do Núcleo de Monitoramento e Testagem da UFABC.

Art.5º As Unidades Administrativas que precisam realizar atendimentos presenciais, sempre que possível, e viável, deverão agendar atendimentos com hora marcada para evitar aglomerações.

Em casos de atendimentos por filas ou ordem de chegada, orienta-se a adoção do distanciamento social de 1,5 metro entre uma pessoa e outra e com a utilização de máscaras de proteção facial, inclusive quando se tratar de público externo.

Art. 6º Nas reuniões presenciais, deve-se manter distanciamento social de 1,5 metro (um metro e meio) entre uma pessoa e outra e com utilização de máscara de proteção facial.

Parágrafo único. Nesses casos, utilizar salas com ventilação natural, e, também, manter janelas e portas sempre abertas.

Seção II:

Dos refeitórios e demais áreas de alimentação

Art.7º Os servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as) deverão manter distanciamento físico mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre uma pessoa e outra durante toda a refeição.

Antes das refeições, faz-se necessário higienizar as mãos.

Art.8º Recomenda-se às equipes que realizem revezamento no horário das refeições, de forma que a maioria não utilize os espaços destinados à alimentação simultaneamente.

Art.9º Orienta-se que durante a permanência nos refeitórios e espaços para alimentação os(as) servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as) permaneçam com suas máscaras de proteção facial, retirando-as apenas durante a refeição, ponderando falar quando for imprescindível e utilizando esses ambientes para fins exclusivos de alimentação, com o objetivo de evitar aglomeração e possíveis formas de contaminação relacionadas à COVID-19.

Art.10º Caso haja identificação de copas sem cartaz de sinalização ou com cartaz danificado, comunicar imediatamente à Prefeitura Universitária pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Art.11º No que tange aos espaços dos Restaurantes Universitários, a retirada da máscara facial só será permitida no momento da alimentação e deverão ser seguidas as regras que constam nos arts. 7º e 9º.

Seção III:

Dos Banheiros

Art.12º Recomenda-se a breve permanência nesses locais e sua utilização especificamente para ações referentes ao espaço, evitando aglomerações, mas sem necessidade de restrição de capacidade de pessoas.

Art.13º É obrigatória a utilização de máscara facial, com exceção de ações que se tornem inviáveis, como por exemplo, realização de higiene bucal.

Seção IV

Dos Elevadores

Art.14º Todos os elevadores dos campi estão liberados para uso com capacidade total, sem restrição.

É obrigatória a utilização de máscara de proteção facial durante todo o trajeto.

Recomenda-se o uso para pessoas que apresentem alguma impossibilidade de utilizar as escadas ou para o transporte de carga.

Seção V

Dos demais espaços da UFABC

Art.15º Nos espaços físicos destinados aos fretados e nos respectivos veículos é obrigatória a utilização de máscara facial.

Nos veículos, recomenda-se manter janelas abertas para ventilação natural.

Os fretados voltam a operar com capacidade total a partir de 01/06/2022.

Art.16º Nos espaços das concessionárias deverão ser observadas todas as regras e orientações aqui elencadas para os outros espaços, com exceção da retirada da máscara facial que só será permitida no momento da alimentação.

Art.17º As áreas de convivência internas e externas estão liberadas para utilização, respeitando-se o distanciamento social e o uso de máscara facial.

Orienta-se a utilização de áreas externas para realização de conversas, integração e convivência entre servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as).

Art.18º As áreas esportivas serão liberadas para utilização, conforme as diretrizes estabelecidas pela PROAP (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas).

Seção VI

Dos procedimentos ao(à) servidor(a) ou estagiário(a) que tiver detectado caso positivo de COVID-19

Art. 19º O(A) servidor(a) ou estagiário(a) que realizar o teste para detecção de COVID-19 por método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) ou teste de antígeno, seja o disponibilizado pelo Núcleo de Monitoramento e Testagem da UFABC ou realizado por conta própria, e obtiver resultado positivo, deverá procurar uma unidade de saúde ou atendimento médico para orientações e avaliação.

Os testes sorológicos para detecção de anticorpos não serão considerados para fins de comprovação de resultado positivo para COVID-19.

Art. 20º O(A) servidor(a) que tiver recomendação médica para afastamento das suas atividades laborais, obrigatoriamente, deverá encaminhar o respectivo atestado de saúde à DSQV/SUGEPE para que sejam realizadas as devidas providências.

Para encaminhar o atestado de saúde, o(a) servidor(a) deverá se atentar ao procedimento "Licença para Tratamento da Própria Saúde do Servidor", no caso de servidor(a) regido(a) pela Lei nº 8.112/90 ou "Licença para Tratamento da Própria Saúde - Servidor Contratado por Tempo Determinado" no caso de trabalhador contratado por tempo determinado no caso de servidor regido pela Lei nº 8.745/93, ambos publicados no Manual do Servidor da SUGEPE.

No caso do(a) estagiário(a), este(a) deverá apresentar uma cópia digitalizada do atestado de saúde e encaminhar à Divisão de Concursos da SUGEPE, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para as devidas providências.

Art. 21º Na impossibilidade de atendimento médico, nos termos do artigo 19, o(a) servidor(a) ou estagiário(a) deverá se afastar das atividades presenciais por 5 (cinco) dias consecutivos, incluindo finais de semana, feriados e/ou pontos facultativos, de maneira preventiva, a contar do dia do resultado do teste por método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) ou teste de antígeno que detectou resultado positivo para COVID-19.

Art. 22º Nos termos do artigo 21, o(a) servidor(a) ou estagiário(a) que não conseguir atendimento médico deverá observar os seguintes procedimentos:

Art. 23º Após cinco dias de afastamento preventivo, o(a) servidor(a) ou estagiário(a), que permanecer com sintomas, deverá obrigatoriamente procurar uma unidade de saúde ou atendimento médico, não sendo possível a prorrogação do afastamento preventivo.

Art. 24º Caso o(a) servidor(a) ou estagiário(a) não esteja com sintomas, deverá realizar um novo teste para COVID-19 disponibilizado pelo Núcleo de Monitoramento e Testagem da UFABC no último dia do afastamento preventivo, ou seja, no quinto dia a contar da ciência do resultado do teste.

Em caso de resultado negativo, poderá retornar às suas atividades laborais de forma presencial.

Seção VII

Das Disposições Finais

Art.22º As orientações e diretrizes elencadas nesta portaria são de observância obrigatória para servidores (as), estagiários (as) e colaboradores(as) terceirizados(as) da UFABC.

Art.23º Casos omissos serão resolvidos pela Seção de Engenharia e Segurança do Trabalho (SEST), da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE).

Texto adaptado, extraído da Portaria da Reitoria Nº 2529/2022, de 08/06/2022 - Atualiza as orientações e normas de biossegurança nos , com campi intuito de garantir as condições de segurança necessárias para a realização de atividades presenciais dos servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as) no âmbito da UFABC, revoga e substitui a Portaria Reitoria nº 2461/22 e dá outras providências.

 


Testagem na UFABC: eficiente e importante para toda a comunidade

testagem ufabc coronavirus

  •   Desde maio de 2021, a UFABC realiza testagem para detecção do coronavírus (Sars-Cov-2) em membros da comunidade.

  •   O teste, desenvolvido pela UFABC em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), utiliza a técnica RT-PCR, considerada padrão ouro pela OMS.

  •   O grau de precisão e confiabilidade do teste é alto, por isso a chance de um “falso positivo” é quase nula.

  •   Os resultados são validados pela FMABC, que também certifica os laudos do SUS no ABC.

  •   As testagens seguem rígido protocolo operacional, garantindo sigilo no contato com todas as pessoas testadas.

A comunidade universitária deve realizar os testes fornecidos pela UFABC para detecção de SARS-CoV-2. Servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os) mantém obrigatoriedade de realização semanal dos testes e discentes farão testagens por amostragem - seguindo as orientações do Núcleo de Monitoramento e Testagens da instituição.

Observação: Todos os resultados positivos das testagens são comunicados via e-mail em até 48h, impreterivelmente. Os resultados negativos só serão comunicados mediante solicitação.

Veja no vídeo o procedimento para realização do teste para a detecção da presença do novo coronavírus (SARS-CoV-2) na UFABC:

 


 

Materiais de Apoio

Campanha de incentivo ao uso de máscaras PFF2/N95

use mascaras pff2 arte2 card arte3 card

 

Testagem na UFABC

card testagem na ufabc eficiente e importante

 

Cuidados e procedimentos para o retorno aos campi - Principais normas e orientações de biossegurança

Condições de ventilação

cartaz condicoes de ventilacao de volta aos campi ufabc

cartaz condicoes de ventilacao sala de aula de volta aos campi ufabc

normas e orientacoes de biosseguranca na ufabc

card protocolos seguranca e higiene ufabccard protocolos higienizacao das maos ufabc

 

card protocolos uso das copas e bebedouros ufabc card protocolos elevadores ufabc card protocolos cuidados sanitarios ufabc 

 

  ida aos campi instrucoes 02

 

Conteúdo textual:

Campanha de uso de máscaras PFF2/N95

Diante da pandemia de COVID-19, no convívio cotidiano é necessário tomar certos cuidados para evitar a disseminação da doença. É preciso atenção redobrada às orientações e medidas preventivas e de segurança.

Uma das medidas mais importantes é o uso de máscaras. É fortemente indicado a utilização de máscaras do tipo PFF2 ou N95. As máscaras do modelo PFF2/N95 possuem vantagens adicionais e são mais seguras em comparação aos outros tipos de máscaras (como, por exemplo, a de tecido e de TNT).

Elas possuem maior capacidade de filtragem e se ajustam de forma correta ao rosto, pois possuem alças de ajustes que permitem uma melhor vedação.

Vantagens das máscaras PFF e N95:

  • As máscaras PFF2 e N95 possuem vantagens adicionais e são mais seguras em comparação aos outros tipos, como as máscaras de tecido e as de TNT. Os modelos exigidos pela UFABC, além da maior capacidade de filtragem, possuem alças de ajustes que permitem uma vedação melhor e se adaptam de forma correta ao rosto.
  • Nas máscaras PFF2 e N95 é possível encontrar uma numeração chamada CA (Certificado de Aprovação), que indica que aquele é um EPI (equipamento de proteção individual) e, portanto, passou por testes e encontra-se aprovado para o uso e comercialização.
  • Conforme determinação da ANVISA (Norma Técnica 05/2020), as máscaras PFF2 e N95 podem ser utilizadas mais de uma vez. No entanto, máscaras úmidas, sujas, rasgadas, amassadas, com vincos ou que não ofereçam mais a vedação correta devem ser imediatamente descartadas. A periodicidade para troca dependerá do uso e das condições de cada máscara.

Testagem na UFABC

TESTAGEM NA UFABC

Eficiente e importante para toda a comunidade

Desde maio de 2021, a UFABC realiza testagem para detecção do coronavírus (Sars-Cov-2) em membros da comunidade.

O teste, desenvolvido pela UFABC em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, utiliza a técnica RT-PCR, considerada padrão ouro pela OMS.

O grau de precisão e confiabilidade do teste é alto, por isso a chance de um “falso positivo” é quase nula.

Os resultados são validados pela FMABC, que também certifica os laudos do SUS no ABC.

As testagens seguem rígido protocolo operacional, garantindo sigilo no contato com todas as pessoas testadas.

Cuidados e procedimentos para o retorno aos campi - Principais normas e orientações de biossegurança

Condições de ventilação

#DeVoltaAosCampi

Seguimos nos cuidando!

Em virtude das condições de ventilação, este espaço requer distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre uma pessoa e outra.

Se não for possível manter o distanciamento indicado, todas e todos devem usar máscaras de alta filtragem (PFF2 ou N95).

Continue nos protegendo:

  • Use máscara
  • Mantenha o distanciamento
  • Evite aglomerações
  • Higienize as mãos

 

#DeVoltaAosCampi

Seguimos nos cuidando!

Em virtude das condições de ventilação, nesta sala de aula a ocupação será de até 50% do total de lugares disponíveis para discentes.

Continue nos protegendo:

  • Use máscara
  • Mantenha o distanciamento
  • Evite aglomerações
  • Higienize as mãos

 

De volta aos campi: Normas e orientações de biossegurança

  • Use máscara cobrindo boca e nariz. É recomendado o uso de máscaras do tipo PFF2 ou N95
  • Faça a lavagem regular das mãos e/ou uso de álcool em gel
  • Mantenha o distanciamento social e evite cumprimentos que impliquem aproximação
  • Utilize garrafas de água de uso individual e não compartilhe itens de uso pessoal
  • Dê preferência à utilização de escadas, evitando os elevadores
  • Mantenha portas e janelas abertas para ventilação do ambiente e evite o uso de ar-condicionado
  • A utilização de espaços sem ventilação natural deverá observar rigorosamente as condições de segurança estabelecidas

 

Higienize as mãos: salve vidas

Confira o passo a passo para correta higienização das mãos, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde:

  1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
  2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).
  3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
  4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
  5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
  6. Esfregue o dorso dos dedos de umamão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
  7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular.
  8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.
  9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
  11. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

 

Uso das copas, elevadores e banheiros

Copas

  • Higienize adequadamente as mãos antes de manusear seus utensílios, alimentos e equipamentos de uso comum (bebedouros, geladeiras, micro-ondas)
  • Não beba diretamente no dispenser do bebedouro
  • Traga seu recipiente (garrafa, caneca ou copo)
  • Acione a torneira do bebedouro com papel toalha e não encoste seu recipiente na torneira
  • Não compartilhe seus utensílios de alimentação
  • Prefira lanches rápidos para consumo na estação de trabalho ou em locais abertos sem grande circulação de pessoas
  • Evite o uso da copa e, caso necessário, manuseie eletrodomésticos sempre com papel toalha
  • Evite o uso de copos descartáveis, eles permanecem à disposição dos trabalhadores terceirizados e fornecedores

Elevadores

  • Evite o uso do elevador e, caso necessário, higienize as mãos assim que sair da cabine
  • É permitido somente uma pessoa por elevador
  • Recomenda-se o uso somente para pessoas que apresentem alguma impossibilidade de utilizar as escadas ou para o transporte de carga.

Banheiros

  • Acionar a descarga com papel toalha e com a tampa do vaso sanitário fechada
  • Eventual descarte de máscaras deve ocorrer somente nas lixeiras dentro das cabines
  • Não é permitido o uso dos banheiros para a higienização dos recipientes que armazenam alimentos
  • Lave as mãos com frequência seguindo as recomendações da ANVISA

Em caso de falta de materiais, comunicar imediatamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Retorno aos campi - De volta aos campi:

Este é nosso momento!

De Volta Aos Campi

Bem-vindas e bem-vindos!

Para uma convivência presencial tranquila e segura em nossos campi, é fundamental mantermos o compromisso coletivo com o bem-comum! Para isso:

  • Sempre que estiver na UFABC, continue usando sua máscara
  • Evite aglomerações
  • Higienize suas mãos
  • Nas filas, mantenha o distanciamento
  • Evite conversar durante as refeições
  • Acompanhe os boletins de monitoramento epidemiológicos da UFABC

Estes cuidados trazem mais tranquilidade para vivermos os nossos tão aguardados (re)encontros com as pessoas e com os espaços da UFABC!


 

Boletins epidemiológicos

 

Histórico

ATUALIZAÇÃO EM 05/04/2022: Plano de retomada gradual das atividades presenciais  SUSPENSO  por resolução do Conselho Universitário (ConsUni).

Mais informações: Ampliação de retorno presencial na Universidade a partir de junho de 2022


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