Página inicial > Divulgação Científica > UFABC na Mídia > UFABC na Mídia - Universidade Federal do ABC

UFABC na Mídia

Covid-19 ∙ Estratégia de combate

Coordenador da iniciativa, o biólogo Rodrigo Bueno, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC), revela que estão sendo monitorados pontos na rede de esgoto, incluindo regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica; áreas de classe média e alta; setores com maior concentração de hospitais de referência para tratamento da doença e zonas que apresentam precariedade habitacional.
(...)
Como parte de um edital aberto pela universidade para financiar projetos de intervenção no cenário desencadeado pela pandemia, a socióloga e advogada Alessandra Teixeira, também do CECS-UFABC, coordenou um estudo para mapear os serviços e órgãos voltados ao combate da violência contra a mulher, em municípios do ABC.

• 29/03/21
  • 16h00

Em reação a negacionismo, pesquisadores levam 'ciência descomplicada' às redes sociais

O físico Pedro Alves da Silva Autreto, da Universidade Federal do ABC (UFABC), é mais um pesquisador engajado na divulgação científica. Ele coordena o CienciON, um projeto que produz episódios de podcasts e materiais para a sua difusão nas redes sociais. "Tem este nome porque, no início do século passado, todas as partículas, tidas como elementares, tinham nomes finalizados com ON, como, por exemplo, elétron, próton, nêutron, pósitron", explica. "Nosso podcast é focado na 'partícula elementar' da ciência, o pesquisador."

• 22/03/21

Projeto de universidade do ABC permite a detecção da Covid-19 no esgoto

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), na região metropolitana de São Paulo, permite a detecção do novo coronavírus no esgoto.

• 22/02/21
  • 08h00

Cérebro neandertal em laboratório

O trabalho teve a participação de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos Estados Unidos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e da Universidade Federal do ABC (UFABC), neste último caso com financiamento da FAPESP.

• 18h00

Cérebro de neandertal amadurecia mais depressa que de humano atual

O trabalho teve a participação de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos Estados Unidos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e da Universidade Federal do ABC (UFABC), neste último caso com financiamento da Fapesp.

• 17h00

Amostra de esgoto faz alerta precoce do coronavírus

O monitoramento do esgoto será usado como alerta de avanço do coronavírus. Pesquisadores de São Paulo desenvolveram um projeto que detecta a presença do vírus em cada região. (...) O material é enviado para a Universidade Federal do ABC, onde é feita a análise e detectado o RNA viral do coronavírus...

• 15h00

Seis perguntas para o cientista Alysson Muotri, criador de 'minicérebros'

O Alexandre Kihara, que é professor na Universidade Federal do ABC, ficou aqui um tempo porque queria entender mais das redes neurais...

• 12h00

Cientistas criam 'minicérebros' com DNA neandertal e veem diferenças no surgimento de neurônios

"É algo que repercute mais fundo nas pessoas, por estar ligado a espécies tão próximas de nós e mais ainda por ter a ver com o cérebro", diz Alexandre Kihara, professor do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC e coautor do estudo.

• 18h00

Minicérebros permitem comparar evolução de humanos modernos e neandertais

Publicado nesta sexta-feira (12) na revista Science, o estudo liderado por Muotri contou com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras (a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Federal do ABC).

• 16h00

Detecção da Covid-19 na rede de esgoto é capaz de prever tendência de casos da doença

Com apoio da RedeVírus MCTI, pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) promovem o monitoramento do vírus da Covid-19 por meio de análise nos esgotos de 5 pontos da região do ABC paulista. (...) Segundo o coordenador da iniciativa, professor Rodrigo de Freitas Bueno, os resultados podem ser usados para criar um sistema de alerta precoce...

• 14h00

Pesquisa brasileira aponta pistas para decifrar enigma sobre dieta dos pterossauros

A pesquisa foi desenvolvida pelos paleontólogos brasileiros Rodrigo Pêgas e Fabiana Costa, ambos da Universidade Federal do ABC, e Alexander Kellner, do Museu Nacional (UFRJ). O artigo assinado pelo trio foi publicado no final de janeiro no periódico científico Zoological Journal of the Linnean Society.

• 11/02/21
  • 14h00

Enigma sobre dieta dos pterossauros ganha novas pistas

• 18h00

Colaboração entre estado e municípios eleva indicadores da educação maranhense, aponta estudo

Com base em estudo da pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Catarina Ianni Segatto, a publicação revela que, antes de 2015, o tipo de cooperação no Maranhão era caracterizado por "políticas independentes", ou seja, "não havia até aquele ano a construção de uma política conjunta, mais ou menos horizontal e institucionalizada".

• 16h00

Moradia em tempos de pandemia

O Observatório de Remoções — coordenado por FAU-USP, UFABC e Unifesp — informa que 2.430 famílias foram despejadas na cidade de São Paulo em 2020, o dobro de 2019.

• 14h00

Para driblar distopia do presente, livro reflete sobre história da América Latina

"Utopias Latino-Americanas" discute ainda uma série de questões étnico-raciais e de gênero, como a presente no artigo assinado pelo professor Flavio Thales Ribeiro Francisco, da Universidade Federal do ABC.

• 03/02/21

Ao menos 1.350 famílias foram removidas de casa na pandemia em São Paulo

O observatório é um projeto coordenado pelo Labcidade da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Labjuta, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e com o Observatório de Conflitos Fundiários, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

• 01/02/21
  • 15h00

Os cupins desenvolveram a vacinação – e a praticam sem reclamar

O texto é dos convidados Ives Haifig, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Luiza Helena Bueno da Silva, doutoranda pelo programa de pós-graduação Evolução e Diversidade da UFABC.

• 01/02/21
  • 14h00

Estudos da Itaipu contribuem para geração de conhecimento científico no País

Pesquisadoras da Universidade Federal do ABC (UFABC), campus Santo André, em colaboração com o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), realizaram um levantamento...

• 28/01/21
  • 12h00

Articulação entre municípios é essencial para combate à seca e desastres naturais

É o que afirma uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) em artigo publicado na revista Sustainability.

• 26/01/21

Por que 2020 passou rápido para algumas pessoas, mas não para outras

Marcelo Salvador Caetano, orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição na Universidade Federal do ABC (UFABC), explica que isso está relacionado à nossa memória temporal.

• 04/01/21
  • 10h00

Municípios mais próximos de BH apresentam melhores índices de qualidade de vida

Um estudo que mede a qualidade de vida das cidades das regiões metropolitanas brasileiras aponta que, em Minas Gerais, os municípios mais próximos de Belo Horizonte apresentam índices melhores em relação aos demais. O levantamento, realizado por pesquisadores da Universidade Federal do ABC e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, elaborou o Índice Multidimensional de Qualidade de Vida Municipal (...). "Belo Horizonte, assim como São Paulo, tem uma zona central onde se concentram riqueza e produção, o que torna o terreno, o espaço, mais caro, fazendo com que as empresas busquem no cinturão do entorno da região locais para instalar suas partes produtivas", explica a professora Mônica Kuwahara, da Universidade Federal do ABC.

• 03/01/21
  • 08h00

Experimento inverte o sentido do fluxo de calor

Um experimento, conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), além de colaboradores de outras instituições do país e do exterior, mostrou que correlações quânticas afetam a maneira como a entropia se distribui entre as partes em contato térmico, alterando o sentido da chamada "seta termodinâmica do tempo".

• 07/06/19

Impressão 3D na saúde: uso é mais comum para próteses

Na Universidade Federal do ABC, os pesquisadores aproveitaram a impressora 3D para criar moldes de mamas de silicone para pacientes que fizeram mastectomia usarem como enchimento no sutiã...

• 17/04/19
  • 09h00

Como a neurociência pode contribuir na Educação

No artigo de hoje, escolhi um estudo feito por um grupo de pesquisadores brasileiros brilhantes e coordenado pelo Prof. João Sato da UFABC...

• 15/04/19
  • 16h00

Artigo em destaque: Filmes com sinergia anticancerígena

Uma equipe de pesquisadores da UFABC e da UNICAMP desenvolveu um novo material, em forma de filme, que contém e libera, de forma simultânea, nanopartículas de prata (AgNPs) e óxido nítrico (NO) – dois ativos conhecidos pela sua atividade antimicrobiana e anticancerígena. (...) O estudo, recentemente publicado no ACS Applied Materials & Interfaces (fator de impacto 8,097), foi desenvolvido ao longo da pesquisa de mestrado de Wallace Rosado Rolim, orientado pela professora Amedea Barozzi Seabra, e defendido neste ano no programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Química da Universidade Federal do ABC (UFABC).

• 02/04/19
  • 10h40

Roupa cibernética poderá auxiliar nos cuidados à saúde

Desde a ideia inicial, há dois anos, quatro peças de roupas inteligentes foram produzidas pelo professor e pelos alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, onde Gazziro é professor. Talvez as roupas cibernéticas demorem para chegar às lojas, mas elas já estiveram na passarela.

• 15/03/19
  • 16h00

Por que a música nos emociona, segundo a neurociência

Estudar os efeitos da música no cérebro, segundo a pesquisadora brasileira Patrícia Vanzella, “é um pouco como estudar como o ser humano evoluiu e como ele funciona”. Segundo ela, que coordena o projeto Neurociência e Música da UFABC (Universidade Federal do ABC), a música atua como modelo bastante eficaz para a pesquisa de processos neurológicos pois “ela envolve uma série de funções mentais que a gente usa em outros domínios, como memória, atenção, planejamento motor e sincronização".

• 14/03/19
  • 10h00

Música instrumental é trilha perfeita para manter concentração no trabalho

Isso acontece por causa do conteúdo verbal. "Há uma competição pela atenção", afirma Patrícia Vanzella, coordenadora do projeto Neurociência e Música na UFABC (Universidade Federal do ABC).

• 26/02/19
  • 14h00

O que se pode aprender sobre buracos negros ao simulá-los em um tanque d'água?

É o que vem fazendo o grupo da física alemã Silke Weinfurther, da Universidade de Nottingham, Reino Unido, do qual participa o físico brasileiro Maurício Richartz, da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André (SP).

• 26/02/19

Pesquisador desenvolve roupas inteligentes

Gazziro, que também é professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, contou também com a criatividade e participação de seus alunos para desenvolver o que eles chamam de roupa cibernética.

• 18/02/19