Guilherme Brockington
Área: Ensino de Física
Físico, com mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo, investigando a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, em especial a mecânica quântica. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, durante dois anos ficou sob orientação do neurocientista Antonio Damasio, no Brain and Creativity Institute, onde desenvolveu uma pesquisa sobre os vínculos emocionais com o conhecimento científico. No pós-doutorado, procurou estabelecer links sólidos entre Neurociências e Educação.
Lecionou em inúmeros cursos de formação continuada para professores da rede pública e é autor de diversos materiais didáticos. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Moderna e Contemporânea, ensino de Física Quântica e Teoria da Relatividade, Filosofia da Ciência, Realismo, Transposição Didática, recursos instrucionais para o Ensino de Física, simulações e modelagem. Faz parte do comitê paulista do Brain Bee, a olimpíada de Neurociências, e tem oferecido cursos e palestras para pais e professores sobre o funcionamento do cérebro. Atualmente tem se dedicado à compreensão dos mecanismos subjacentes aos processos emocionais envolvidos na aprendizagem, utilizando o arcabouço teórico e metodológico das Neurociências para investigar o papel da emoção na construção de conhecimentos científicos e a influência de elementos afetivos nas tomadas de decisão.

Contatos
- Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
- Sala: 627 - Bloco A - Santo André
- Telefone: +55 11 4996-8375
- E-mail: brockington@ufabc.edu.br
Redes Sociais