Página inicial > Ensino > Docentes > Maria Fernanda Laranjeira da Silva

Maria Fernanda Laranjeira da Silva

Área: Biotecnologia/ Enzimologia e Biocatálise

A Profa. Maria Fernanda Laranjeira da Silva recebeu seu diploma de graduação em Ciências Moleculares (2005) e Ph.D. (2010) pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, Brasil). Ao longo de sua carreira de pesquisa, desenvolveu diversos projetos focando nas interações parasita-hospedeiro e nos mecanismos da Leishmania de subverter as respostas de defesa do hospedeiro. Durante seu pós-doutorado e subsequente posição de Pesquisadora Associada na Universidade de Maryland (UMD, College Park, EUA), ela começou a estudar as vias de transporte e metabolismo de ferro e heme. Voltando ao Brasil em 2018, foi contemplada com o Auxílio Jovem Pesquisador da Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e iniciou sua carreira independente como pesquisadora colaboradora na USP. Seu objetivo final de pesquisa é entender melhor a patogênese da Leishmania para definir melhores alvos terapêuticos para o tratamento da leishmaniose. Atualmente é jovem pesquisadora no Departamento de Fisiologia da USP, e professora visitante da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Maria Fernanda Laranjeira da Silva