Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Programa de Acolhimento 2020 Licenciaturas Interdisciplinares
Início do conteúdo da página

Programa de Acolhimento 2020 Licenciaturas Interdisciplinares

Programação


Proponente

Curso - Prof. Robson Novais (UFABC) e integrantes do NIEQ

Atividades

Introdução ao Estudo das Transformações Químicas no Contexto Universitário

Objetivos gerais: abordar conteúdos básicos sobre as transformações químicas da matéria, com ênfase na realização de exercícios e superação de dúvidas conceituais.

Carga horária do curso será de 24 horas, sendo 12 horas destinadas às atividades assíncronas (estudo prévio e resolução de exercícios) e 12 horas destinadas às atividades síncronas (aulas e resolução de exercícios), que serão divididas em seis encontros de duas horas cada um, por videoconferência.

Data / horário

15/09, 22/09, 29/09, 06/10, 13/10 e 20/10 | 17h às 19h

Especificação

Período de inscrições: até 13 de setembro através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSejmDLVWYuelvEEKwenYKG5IFytCZ6TFo_yvTwdRoAUJKYzUg/viewform

LCNE



Proponente

Minicurso - Prof. Marco Antônio Bueno Filho (UFABC)

Atividades

Vamos conversar sobre Paulo Freire?

Duração: 12 horas.

Aspectos da trajetória de Paulo Freire que influenciaram a obra; as primeiras experiências em Angicos; o contexto da época e Educação Como Prática da Liberdade; exílio e aspectos da Pedagogia do Oprimido.

Data / horário

06/10, 07/10, 08/10 e 09/10 | 14h00 às 17h00

Especificação

Sala virtual: via Jitsi, a ser informada posteriormente.

50 vagas

Inscrição a partir de 28/09 em: https://forms.gle/ngyS1MyincSt5tvLA



Proponente

Palestra: Luciana Zaterka

Atividades

A importância da filosofia como instrumento de formação

Data / horário

07/10/2020 | 17h00

Especificação

Público-alvo: alunos LI

Número de Vagas: 250

Sem inscrição prévia

Link para a palestra: https://meet.google.com/buk-agtv-bdh



Proponente

Mesa redonda

Suze Piza

Atividades

Educação não-presencial, vínculos e laço social em tempos de pandemia

Suze Piza – UFABC e Beatriz Brambilla – PUC-SP/Presidenta do Conselho regional de Psicologia de SP.

Data / horário

01/10/2020 | 17h00

Especificação

Inscrições a partir de 28/09 em: https://forms.gle/doUNLYH4Hijbtz8t5

Conferência via plataforma meet, link será enviado no dia para os inscritos.

100 vagas por ordem de inscrição, priorizando alunos das licenciaturas interdisciplinares



Proponente

Mesa redonda: Breno Arsioli Moura

Atividades

História das Ciências: experiências e vivências na pesquisa

Convidados: Cibelle Celestino Silva (USP) e André Ferrer P. Martins (UFRN)

Mediação: Breno Arsioli Moura (UFABC)

Nesse mesa redonda, serão debatidos aspectos da pesquisa em história das ciências e suas articulações com o ensino. A partir do relato de suas experiências e vivências, os convidados indicarão como a pesquisa na área é dinâmica e interdisciplinar, com várias perspectivas de atuação.

Data / horário

21/10/2020 | 17h00

Especificação

Alunos das LIs

Vagas: 280

Sem inscrição prévia

Transmissão via youtube, disponibilização do link a partir de 15/10 via email



Proponente

Mesa Redonda

Suze Piza

Atividades

Precarização do trabalho docente: sobre o ofício dos/as professores/as na sociedade

1 hora mais 30 minutos de interação.

Luci Praun – UFAC (Universidade Federal do Acre)

Data / horário

12/11/2020 | 17h00

Especificação

Inscrições a partir de 09/11 em: https://forms.gle/doUNLYH4Hijbtz8t5

Conferência via plataforma meet, link será enviado no dia para os inscritos.

100 vagas

Seleção por ordem de inscrição, priorizando alunos das licenciaturas interdisciplinares



Proponente

Palestra

Profa. Dra. Mariana M. O Sombrio

Atividades

Perspectivas de estudos sobre mulheres na história das ciências

Resumo: Conhecer a história das mulheres nas ciências e refletir sobre as diversas formas como as relações entre os gêneros influenciaram e influenciam o desenvolvimento de instituições, conceitos e práticas científicas tem cada vez mais consolidado um campo importante de pesquisas. Estudos nos campos da história, antropologia, sociologia, filosofia, biologia, política científica, entre outras áreas, têm cumprido um importante papel ao questionar lugares de participação e conceitos marcados por estereótipos de gênero, ao mesmo tempo em que buscam promover representatividade feminina nesses espaços.

Essa apresentação tem o objetivo de introduzir o debate sobre a participação das mulheres na história das ciências e sobre os estudos de gênero em ciências, levantando também questões ainda atuais como dificuldade de acesso a determinados espaços, conflitos família-trabalho e diferenças nos processos de socialização entre os gêneros.

Data / horário

30/11/2020 | 14h00

Especificação

Alunos das LIs

Vagas: 250

Sem inscrição prévia

Link para acesso: meet.google.com/apq-crng-ubr



Proponente

Oficina

 Marília Mello Pisani; Marinê Pereira; Alexander de Freitas. 

Atividades

A pandemia como experiência: como narrar o inenarrável dos dias atuais?

Resumo da ação: Isso que está nos acontecendo, que simplificadamente (e de modo reducionista) pode ser nomeado de pandemia de COVID-19, tem nos colocado algumas questões radicais, desconcertantes e angustiantes. Esta oficina de acolhimento às e aos estudantes da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) pretende instalar uma pausa e propor um gesto de suspensão do que temos vivido em relação à pandemia de COVID-19, para tomá-la como experiência, o que significa dizer que é preciso interrogar e problematizar o que “nos” passa, o que “nos” sucede, o que “nos” acontece, o que “nos” afeta, o que “nos” provoca. A oficina visa a incentivar práticas narrativas e escritas de si que permitam contar, dar sentido e produzir reflexões acerca do inenarrável dos nossos dias atuais. Dispositivos narrativos, verbais e não verbais, serão mobilizados através do incentivo da escrita de diários, cartas, cadernos de notas, cadernos de sonhos, fotografias, produção de imagens e de outras modalidades discursivas ou linguagens suscitadas pelo encontro com os participantes do curso. As atividades previstas tentarão ativar, a partir de disparadores de expressão, processos de escrita e narração numa tentativa de produzir, por meio das tecnologias de educação online, aquilo que não é esperado de antemão: transformar a relação com o tempo e a sensibilidade em direções inauditas. Espera-se, com isso, desativar o mecanismo repetitivo e adaptativo das tecnologias de educação à distância, produzindo outros mundos possíveis.

Programação: pandemia, experiência e expressão; escrita de si e linguagens; narrativa, micropolítica e subjetividade; afetividade, solidariedade e mobilização no tempo presente; o que pode um corpo?; percepções do tempo; normalidade e excepcionalidade; tecnosentidos; performance telemática; pedagogia ciborgue.

Pré-requisitos: Os encontros serão síncronos; é preciso ter acesso à internet e preparar um caderno de papel que será usado como diário.

Data / horário

Sextas-feiras de 09/10 a 27/11 | 15h-18h

Especificação

60 vagas

Participantes: Estudantes ingressantes das LIs

Pré-requisitos: Os encontros serão síncronos; é preciso ter acesso à internet e preparar um caderno de papel que será usado como diário.

Informações sobre inscrição a partir de 20/09 por email institucional dos ingressantes.



Proponente

Minicurso

Suze Piza

Atividades

Brasil em 10 lições: guia básico de sobrevivência para o exercício da docência

Carga horária: 20 horas.

Programa do curso:

1.      A produção de conhecimento no Brasil e sobre o Brasil.

2.      Recursos teóricos básicos para ler o Brasil: da aparência à essência. Sobre a legitimação simbólica da desigualdade social.

3.      Somos uma sociedade colonial escravocrata: a escravidão faz parte do nosso presente, não do nosso passado.

4.      O patriarcado organiza a vida social brasileira: quando a casa é o perigo, problematizando as ficções público e privado no Brasil

5.      Nosso sistema econômico conjuga a exploração com a humilhação, o desprezo e o ódio ao pobre

6.      Vamos olhar os números? Afinal, que vida é essa que se leva no Brasil? Quem educamos?

7.      A necropolítica brasileira – um modelo de sociedade de genocídios programados e suicídios consentidos

8.      Pandemia da Covid-19: educação em perigo, universidades ameaçadas

9.      Uma sociedade doente, doente de Brasil

10.  Que fazer?

Metodologia:

Aulas realizadas em conjunto com o grupo de forma virtual. Será indicado um texto para leitura para cada aula para discussão de cada um dos temas. O caminho que será trilhado tem como objetivo não apenas a transmissão de conhecimentos, mas a reflexão coletiva sobre o que está acontecendo agora no país, bem como os recursos epistêmicos necessários para estudar e compreender o Brasil. O curso será apresentado como uma espécie de fundamento para o exercício do ofício da docência no país.

Data / horário

29/09/2020 a 27/10/2020 3as feiras | 19h00 – 23h00

Especificação

Participantes: 40 vagas

Alunos das LIs

Inscrições a partir de 18/09 em: https://forms.gle/s5fenJZEkU3QVF3F8

Curso via plataforma meet, link enviado aula a aula para os inscritos.

Seleção por ordem de inscrição de alunos das licenciaturas interdisciplinares.



Proponente

Minicurso

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky (CECS), Mariana Fernandes (Discente no

programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação - UFABC)

Atividades

Direitos Humanos, Gênero e Diversidade no contexto da Pandemia de COVID-19

Minicurso - 20h

Resumo da ação

Convidamos os/as alunos/as ingressantes a conhecer os conteúdos online do curso Direitos Humanos, Gênero e Diversidade no Contexto da Pandemia de COVID-19 e a participarem do nosso Lab, contribuindo com um aprendizado coletivo para o desenvolvimento de ações educativas, culturais e sociais a partir da perspectiva da interseccionalidade no enfrentamento das desigualdades e exclusões estruturais vigentes em nossa história, que se agravaram com a disseminação do novo coronavírus.

Programação

Eixo 1 – Direitos Humanos e Diversidades na Pandemia

Eixo 2 – Gênero na Pandemia

Eixo 3- Sexualidades na Pandemia

Eixo 4 – Relações Étnico-Raciais na Pandemia

Elaboração de trabalho final.

Data / horário

27/10/2020 a 24/11/2020 3as feiras | 14h00 as 16h00

Especificação

Alunos das LIs

-  Número máximo de vagas: 250

- Inscrição a partir de 12/10 em: https://forms.gle/RgG81oht5ZmVep4a7

- A seleção será feita por ordem de inscrição.

- Curso via plataforma meet, link enviado para os inscritos.



Proponente

Minicurso

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky (UFABC)

Raimundo Nonato da Silva Filho (Coordenação do Encontro USP-Escola e do Curso

Presencial Escola Pública Democrática: (re)construindo conceitos)

Claudio Oliveira Fernandes (Coordenação do Encontro USP-Escola e do Curso Presencial

Escola Pública Democrática: (re)construindo conceitos)

Clayton Marcelo Barone (Coordenador e Ministrante no Encontro USP-Escola do Curso

Presencial Paulo Freire: Cidadão Nordestino, Cidadão do Mundo e Cidadão Brasileiro)

Flávia Paes do Amaral Cassemiro (Coordenadora e Ministrante no Encontro USP-Escola do

Curso Presencial Paulo Freire: Cidadão Nordestino, Cidadão do Mundo e Cidadão Brasileiro)

Atividades

Escola Pública Democrática

Carga Horária- 20h

Resumo da ação

O objetivo geral deste Curso é apresentar alguns dos conceitos e princípios essenciais relacionados à organização, gestão e participação da Escola Pública Democrática, considerando o perfil do público de cada comunidade escolar. Queremos que as pessoas consigam compreender que a comunidade escolar é a sociedade civil organizada, não apenas os/as trabalhadores/as da educação e as/os estudantes que frequentam a escola diariamente. Todos somos responsáveis por garantir que a escola pública seja um espaço de garantia de direitos humanos, principalmente um dos principais, que é o acesso à educação pública, laica e de qualidade para todas as crianças e adolescentes, de forma justa e equitativa.

Nossa meta é disponibilizar informações relevantes e capacitar qualquer pessoa interessada em utilizar esses conhecimentos relacionados à organização e gestão da Escola Pública Democrática para subsidiar a participação da comunidade escolar e também auxiliar e subsidiar a formulação de políticas públicas de educação básica.

Também oferecemos as bases para compreender como se encontra a temática no contexto da pandemia de COVID-19, pesquisando novos conhecimentos, estudando e registrando seus impactos a curto, médio e longo prazo.

Programação

Unidade 1 – O que é uma Escola Pública Democrática

Unidade 2 – Quais são as formas de organização, gestão e participação da Escola Pública Democrática

Unidade 3 – Como delinear qual é o perfil da minha comunidade escolar

Unidade 4 – Quais as ações educacionais, culturais e sociais a serem feitas na Escola

Pública Democrática

Elaboração de trabalho final.

Data / horário

30/10/2020 a 27/11/2020 6as feiras | 10h00 – 12h00

Especificação

Alunos das LIs

Número máximo de vagas: 250

- Inscrição a partir de 15/10 em: https://forms.gle/kBKbFTFHNG3CC7gMA

- A seleção será feita por ordem de inscrição.

- Curso via plataforma meet, link enviado para os inscritos.



Proponente

Oficina

Priscila Benitez, Claudia Vieira e Kate Kumada

Atividades

Educação Inclusiva, Ensino Bilíngue para Surdos e Língua Brasileira de Sinais: ações possíveis em tempos de isolamento

Oficina: 20 horas

A ação contará com oficinas que terão atividades síncronas e assíncronas relacionadas aos grupos de pesquisa (Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva - GPEEI e Grupo de Pesquisa Surdos e Libras - SueLi), com os participantes dos referidos grupos (no caso, estudantes público-alvo da educação especial e respetivos familiares), atividades em vídeos e conversas online que serão acordadas com os cursistas, possibilidade de chats, whatsapps e outros recursos que serão combinados com os participantes.

Data / horário

22/10/2020 a 19/11/2020 5as feiras | 14h00 – 17h00

Especificação

Alunos LI

Vagas: 30

Inscrições a partir do dia 01/10/20 em: https://docs.google.com/forms/d/1kVnGlkR4cYrKBG7Abm9awkoNpvagDJFd60shFk3ytpI/edit

Curso via plataforma meet/outras plataformas, link enviado para os inscritos.


Registrado em: Eventos
Fim do conteúdo da página