Página inicial > Notícias > Extensão e responsabilidade social: projeto da UFABC junto a egressas do sistema prisional forma 1ª turma

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 17h03

No dia 19 de março, a equipe responsável pelo curso de extensão “Liberta UFABC” celebrou o momento de conclusão da primeira turma formada no curso. A ação extensionista é voltada ao que a coordenadora, professora Camila Dias, classifica como “mulheres sobreviventes do sistema prisional e familiares de pessoas privadas de liberdade”.

O projeto foi idealizado por professoras da UFABC e certificou a primeira turma de mulheres inscritas no curso. O evento de encerramento ocorreu no Espaço Cultural CEDECA, no Jardim Elba, em Sapopemba, São Paulo. Pela UFABC, participaram deste momento de entrega dos certificados, as professoras Camila Dias, Alessandra Teixeira e Regimeire Maciel e as alunas Alice Quintella e Luiza Pereira.

“Foi um momento muito emocionante, muito esperado por muitas dessas mulheres que, pela primeira vez, tem contato com a universidade pública, em suas trajetórias que, em regra, são marcadas pelo sofrimento e pela violação de direitos”, afirmou a professora Camila Dias, que coordena a ação.

Ao longo do período de aulas, as organizadoras da ação reuniram relatos das alunas participantes. Confira, a seguir, algumas falas das participantes sobre a experiência vivida no curso:

“Este curso, pra mim, foi emblemático. Ele foi um espaço de aprendizado onde eu pude aprender muito com a partilha das companheiras sobre suas experiências, suas dores, suas forças, suas tristezas e suas alegrias. Eu aprendi demais com isso e também com os debates que foram propostos, com os textos que foram sugeridos[...] A minha única sugestão é que aconteçam outras edições, para que esse conhecimento se amplie, ele cresça. É um conhecimento extremamente necessário para que um dia, não hoje, nem amanhã, mas num futuro, a gente consiga viver uma sociedade sem prisões.”

Trecho transcrito a partir do relato em vídeo enviado pela aluna Cinthia
--
“Esse curso é como sonhos. Eu sempre imaginei um dia a gente mais pobre, a gente que não tem tantas chances dentro deste mundo tão desigual, capitalista, e de repente eu me vi atrás das grades. Foi duro, eu vi que eu fui uma pessoa resiliente e resistente [...] Através desse curso eu consegui encontrar pessoas maravilhosas e pude expor também as minhas ideias. Essa aproximação da gente, que nunca achou que ia pôr os pés dentro de uma Universidade, que abriu as portas pra nós, egressos, sobreviventes do sistema. [...] Eu espero que esse seja o primeiro de muitos encontros e cursos. Vocês abrindo estes cursos desta Universidade, mostrou que a gente tem condições, que a gente tem cérebro, que a gente é um ser humano pensante e com sede de conhecimento. Estou muito tocada com tudo isso, com essa oportunidade, ainda mais eu, uma pessoa idosa. Eu queria agradecer muito a todo corpo docente pelo carinho e respeito.“

Trecho transcrito a partir do relato em áudio enviado pela aluna Tempestade

--

“Eu tinha uma certa raiva de professor, né?! Devido a eu nunca ter tido atenção de nenhum professor. [...] Eu estava muito agoniada antes [de começar o curso], querendo saber como ia ser. E eu fui muito bem recebida, quero participar de outros cursos e a participação me incentivou a voltar pra escola e terminar minha formação. Eu só tenho a agradecer, foi lindo. Teve uma aula em que toda minha família participou, tivemos diálogos sobre nossa cor e nossa origem! É isso, podem me convidar que eu vou!“

Trecho transcrito a partir do relato em áudio enviado pela aluna Natália

--

Estes e todos os outros depoimentos registrados pelas participantes estão disponíveis, na íntegra, no blog do curso, em formatos de texto, áudio e vídeo. Outras informações sobre a ação, incluindo materiais utilizados nas aulas, também podem ser acessadas no site do “Liberta UFABC”.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa. Fotos: ação extensionista Liberta UFABC.