Página inicial > Notícias > UFABC recebe ex-ministro da Educação e apresenta situação da Universidade no ano que completa 15 anos

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 18h07

Na manhã desta quarta-feira, 14 de julho, a UFABC recebeu a visita do ex-Ministro da Educação (2005-2012), Fernando Haddad. A visita foi acompanhada por assessores, um grupo restrito de personalidades políticas, principalmente da região do grande ABC, e uma pequena comitiva de dirigentes da Universidade, incluindo o reitor, Dácio Matheus, e o vice-reitor, Wagner Carvalho.

Na ocasião, os dirigentes da UFABC fizeram uma breve apresentação sobre o projeto pedagógico da Universidade e posicionaram Haddad sobre a trajetória da instituição ao longo desses 15 anos de atividades, considerando que o ex-ministro estava à frente do MEC em 2006, ano em que a Universidade foi inaugurada.

Na conversa, foram enfatizadas as questões referentes às políticas afirmativas, à produção de pesquisa e inovação e a relação da UFABC com a indústria, além das atuais dificuldades orçamentárias enfrentadas por todas as universidades federais do país. Um dos pontos de destaque foi a consolidação da unidade Tamanduatehy da UFABC e seu potencial de melhorias urbanísticas no município de Santo André.

Durante a visita, que seguiu todos os procedimentos de segurança sanitária, Haddad conheceu alguns espaços internos e externos da UFABC e posou para fotos em frente à placa de inauguração do Bloco B, primeiro prédio do campus de Santo André, estabelecido durante sua atuação como ministro da educação. Na ocasião, um grupo restrito de representantes discentes, docentes e TAs da Universidade se apresentou ao ex-ministro e pode ouvi-lo em um rápido pronunciamento.

Sobre a visita, o reitor Dácio Matheus comentou que “a UFABC é uma Universidade que pertence a toda sociedade brasileira. Nós estamos sempre com agenda aberta para autoridades e atores políticos do país que tenham interesse e disponibilidade em conhecer a instituição, saber de sua relevância à nação e tratar conjuntamente sobre os desafios que enfrentamos diuturnamente para manutenção do ensino superior público, gratuito, inclusivo e de excelência. Além do mais, receber o ex-Ministro da Educação, que participou da criação da UFABC, é muito significativo para a instituição no ano em que completa 15 anos de existência”.

whatsapp image 2021 06 28 at 18.02.47

whatsapp image 2021 06 28 at 18.02.49