II Conferência Nacional de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil debate o papel do país no mundo, entre os dias 8 e 10 de junho, na UFABC
A participação no evento é gratuita e as inscrições estão abertas até 5 de maio
Entre os dias 8 e 10 de junho de 2026, a Universidade Federal do ABC (UFABC) sediará a II Conferência Nacional de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil. Com o tema "Soberania, Desenvolvimento e Cooperação: Diálogos para uma nova Política Externa", o evento reunirá acadêmicos, representantes do governo federal, formuladores de políticas públicas, sociedade civil e lideranças internacionais para discutir os rumos do país em um cenário de "policrise" global.
Um marco estratégico para discutir a política externa
O encontro ocorre em um momento crucial, inserido no contexto das experiências das presidências brasileiras do G20, dos BRICS e da COP, e em meio a uma guerra que está colocando na ordem do dia o multilateralismo e as agressões e interferências por parte do presidente dos EUA, em particular.
O objetivo central da Conferência é refletir criticamente sobre a Política Externa e Inserção Internacional do Brasil e seus vínculos com o desenvolvimento, a democracia e o reposicionamento do Sul Global.
A iniciativa surge 13 anos após a primeira conferência, realizada também na UFABC, que contou com a participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Destaques da programação:
- Pluralidade e diálogo: o evento promove a convergência entre a produção acadêmica, a ação governamental e a participação da sociedade civil. Contará com a presença da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR) e lideranças de movimentos sociais como a CUT, o MST e a Rebrip (Rede Brasileira pela Integração dos Povos).
- Dimensão internacional: a conferência terá a participação de convidados de alto nível, incluindo o ex-primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, além de especialistas da China, África do Sul, EUA e diversos países da América Latina.
- Temas estratégicos: as mesas de debate abordarão questões urgentes como a emergência climática, as relações com os BRICS, o Sul Global e a inserção do Brasil frente a potências e blocos como EUA, África e Europa.
- Capilaridade nacional e educação: o evento articula sete programas de pós-graduação de cinco macrorregiões do país, visando reduzir desigualdades regionais no sistema acadêmico. Além disso, inclui minicursos formativos para professores da educação básica e seminários de apresentação de trabalhos de alunas/os da pós-graduação de universidades de todo o Brasil.
Construindo uma inserção soberana
Diante de uma conjuntura internacional conturbada, a II Conferência pretende ser um espaço de elaboração para uma inserção internacional mais justa, autônoma e sustentável. "O evento consolida-se como um espaço de articulação e formulação voltado à construção de uma inserção internacional soberana, ativa e comprometida com o desenvolvimento", destaca o site do evento.
Confira a programação completa:
https://www.conferenciapeii.com/programacao-completa
SERVIÇO:
- Evento: II Conferência Nacional de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil
- Data: 08, 09 e 10 de junho de 2026
- Inscrições grátis: https://conferenciapeb2026.wixsite.com/ii-confer
- Local: UFABC - Bloco Beta (Al. da Universidade, s/n - Anchieta, São Bernardo do Campo - SP)
- Organização: Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFABC (PRI) e da UNIFESP (Estudos do Sul Global), Fundação Perseu Abramo (FPA), Fundação Friedrich Ebert (FES) e Observatório da Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB).
Site: https://www.conferenciapeii.com/
Contato imprensa:
Paula Vianna: 011-96766-1548
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Balalaika Comunicação
Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC
Redes Sociais