Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Administração > Conselhos > ConsEPE > Resoluções > Resolução ConsEPE nº 145 - Aprova a oferta do Curso de Inserção Universitária e a matrícula antecipada dos alunos ingressantes em 2013 em algumas disciplinas dos Bacharelados Interdisciplinares.
Início do conteúdo da página

Resolução ConsEPE nº 145 - Aprova a oferta do Curso de Inserção Universitária e a matrícula antecipada dos alunos ingressantes em 2013 em algumas disciplinas dos Bacharelados Interdisciplinares.

Serviço Público Federal
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

RESOLUÇÃO ConsEPE Nº 145

Aprova a oferta do Curso de Inserção Universitária e 
a matrícula antecipada dos alunos ingressantes em 2013 
em algumas disciplinas dos Bacharelados Interdisciplinares.


O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ConsEPE) da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)
, no uso de suas atribuições, considerando:

• que o início das aulas dos alunos ingressantes em 2013 está previsto para ocorrer no dia 29 de julho de 2013, quando começa o segundo quadrimestre letivo de 2013, conforme Calendário Acadêmico aprovado pelo ConsEPE, em sua X sessão ordinária, ocorrida no dia 4 de dezembro de 2012, tendo sido adiado em relação aos anos anteriores em função da reposição das aulas referentes ao período de greve que interrompeu temporariamente as atividades presenciais e não presenciais do segundo quadrimestre letivo de 2012;

• que as chamadas para matrícula envolvendo o maior número de ingressantes dar-se-ão nos meses de janeiro e fevereiro de 2013; e

• que é responsabilidade da universidade realizar todos os esforços para vincular os alunos ingressantes na UFABC, de modo a evitar sua dispersão entre o período de matrícula e o efetivo início das aulas, garantindo assim o preenchimento pleno das vagas ofertadas pela instituição.

RESOLVE:

Art. 1º Ofertar a todos os alunos ingressantes em 2013 o Curso de Inserção Universitária, coordenado pela Divisão de Ensino e Aprendizagem Tutorial (DEAT) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), com a participação dos Centros e de outros setores da UFABC.

§ 1º O Curso de Inserção Universitária tem como objetivo apresentar aos alunos ingressantes orientações para estudo e procedimentos de aprendizagem que os auxiliem na obtenção de um bom desempenho no ensino superior.

§ 2º Nesse curso, além da revisão de conceitos fundamentais para um melhor aproveitamento dos alunos em sua trajetória acadêmica, também serão destacados tópicos importantes do Projeto Pedagógico da UFABC e de seus recursos institucionais.

Art. 2º
Permitir, em caráter excepcional, que os alunos ingressantes em 2013, que tenham participado previamente do Curso de Inserção Universitária, realizem sua matrícula antecipada e voluntária em algumas disciplinas iniciais dos Bacharelados Interdisciplinares.

§ 1º As disciplinas a que se referem o caput serão previamente definidas pelas Coordenações dos Bacharelados Interdisciplinares.

§ 2º As referidas disciplinas deverão ser cursadas no primeiro quadrimestre letivo de 2013, cujo início está previsto para ocorrer no dia 22 de abril de 2013.

Art. 3º A não participação nas atividades do Curso de Inserção Universitária ou a opção por não usufruir do direito à matrícula antecipada em disciplinas dos Bacharelados Interdisciplinares não incorrerão em qualquer prejuízo acadêmico ao aluno ingressante em 2013 na UFABC.

Art. 4º Os conceitos de desempenho e a frequência atingidos nas disciplinas dos Bacharelados Interdisciplinares, cuja matrícula foi antecipada, serão lançados nos respectivos históricos escolares dos alunos.

Parágrafo único.
O primeiro quadrimestre letivo de 2013 não será contabilizado para integralização do curso, uma vez que o ingresso oficial dos alunos dar-se-á no segundo quadrimestre letivo de 2013.

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço da UFABC.


DISPOSIÇÃO TRANSITÓRIA

Art. 6º Esta Resolução está sendo aprovada ad referendum e deverá ser homologada pelo ConsEPE em sua I sessão ordinária, a realizar-se no dia 19 de fevereiro de 2013.

Santo André, 8 de janeiro de 2013.

 

HELIO WALDMAN
Presidente



 

 

Registrado em: Resoluções
Fim do conteúdo da página