Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes


Graduação

A UFABC utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma única de seleção de candidatos à graduação. Após a divulgação do resultado do Exame, o interessado em uma das vagas na UFABC participará do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato deverá optar pelos cursos pretendidos no site http://sisu.mec.gov.br em data a ser divulgada pelo Ministério da Educação. Após o resultado do processo seletivo os estudantes aprovados serão convocados pelo Sisu e pela UFABC para a matrícula em primeira chamada, podendo haver novas chamadas caso não sejam preenchidas todas as vagas.

A Universidade Federal do ABC é uma instituição federal de ensino superior público e, portanto, gratuita.

O aluno ingressa na UFABC no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) ou Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H), exclusivamente por meio do ENEM/SISU.

Cursos de Ingresso

Bacharelados Interdisciplinares (BIs)

Durante a sua trajetória acadêmica o aluno poderá optar por um ou mais cursos além do BC&T e BC&H, quais sejam:

Engenharias Bacharelados Licenciaturas
Ambiental e Urbana Ciências Biológicas Ciências Biológicas
Aeroespacial Ciência da Computação
Biomédica Física Física
Energia Matemática Matemática
Gestão Química Química
Materiais Neurociência
Informação Filosofia Filosofia
Instrumentação, Automação e Robótica Ciências Econômicas
Planejamento Territorial
Políticas Públicas
Relações Internacionais
Cursos vinculados ao BC&T Cursos vinculados ao BC&H

A Universidade Federal do ABC oferece bolsas de apoio financeiro aos alunos de graduação que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não tenham concluído nenhum curso superior, seguindo a legislação do Plano nacional de Assistência Estudantil.

A Universidade Federal do ABC oferece duas modalidades de auxílio a estudantes de Graduação em situação de vulnerabilidade social: Bolsa Permanência e Bolsa Moradia. A concessão das Bolsas (Permanência e Moradia) é condicionada ao preenchimento dos critérios constantes dos editais publicados pela ProAP.

Não. A UFABC, por meio da Divisão de Estágios, faz a divulgação de vagas de estágios em painéis espalhados pelo câmpus, em especial ao lado da Sala 007 – Bloco A – Térreo. A Divisão mantém uma conta no Twitter (@estagios_ufabc) na qual são postadas informações (vagas de estágio, eventos e outros). Estes materiais são de auxílio aos alunos, os quais, através destes meios e por meios próprios, devem se informar sobre as vagas de estágio e como participar dos processos seletivos.

1. Você deve verificar se atende aos requisitos para que seu estágio seja aprovado pela UFABC.

  • Para alunos matriculados no BC&T/BC&H: você deve apresentar CA maior ou igual a 2,0 e ter cursado com aprovação 50 créditos em disciplinas obrigatórias.
  • Para alunos matriculados nos cursos específicos: verifique na resolução específica ao seu curso, disponível no site da UAFBC, se você atende aos requisitos.

2. Se você cumpriu o exigido no item 1º, verifique se a empresa mantém Convênio de Cooperação de Estágios com a UFABC ou se ela contrata estagiários por meio dos Agentes de Integração conveniados. A relação encontra-se no site da UFABC.

3. Providencie a documentação:

  • Para alunos matriculados no BC&T/BC&H:
    • 2 vias do Convênio de Cooperação, conforme modelo disponível no site da UFABC, preenchidas e assinadas pela empresa, caso ela não possua convênio. Para realizar Convênio com Agente de Integração, consulte a Divisão de Estágios e Monitoria sobre a documentação necessária;
    • 3 vias do Termo de Compromisso de Estágio, conforme modelo disponível no site da UFABC. Nos casos em que há intermediação de Agente de Integração, são 4 vias;
    • 3 vias do Plano de Atividades (documento elaborado pela empresa que relaciona as atividades que o aluno realizará durante o estágio). Nos casos em que há intermediação de Agente de Integração, são 4 vias;
    • Entregue os documentos na Divisão de Estágios e Monitoria.
  • Para alunos matriculados nos cursos específicos:
    • A documentação é a mesma, porém o Convênio de Cooperação deverá ser entregue na Divisão de Estágios e Monitoria e os demais documentos no centro de seu curso (CECS/CMCC/CCNH).

Importante:

  • O período de estágio não pode ser superior a 6 meses. Caso seja necessário, pode-se prorrogar sua duração posteriormente.
  • O curso de graduação que consta no Termo de Compromisso de Estágio e no Plano de Atividades deve estar de acordo com sua matrícula atual.
  • A assinatura da UFABC é a última a ser aposta nos documentos, ou seja, eles devem ser entregues na UFABC já assinados pela empresa, pelo aluno e, se for o caso, pelo Agente de Integração.

4. Aguarde a análise de sua solicitação e retire as suas vias e as da empresa quando contactado.

Será designado um professor da UFABC para orientá-lo na realização do estágio e que fará a sua avaliação periodicamente. No início do estágio, procure seu professor orientador, apresente-se e defina juntamente com ele como se dará o acompanhamento do estágio – com que freqüência vocês se reunirão, qual será a periodicidade do relatório, quais os horários que o professor estará à disposição para dúvidas, etc.

Sim, tanto para BC&T/BC&H e cursos específicos. Ele deve ser feito em conformidade com a resolução específica do curso, ser aprovado pelo seu supervisor na empresa e por seu professor, este último redigirá a avaliação de seu relatório. No site da UFABC, consta modelo de relatório para os cursos de Bacharelado e Engenharia. O Relatório e a Avaliação deverão ser entregues na Divisão/Centro que assinou seu Termo de Compromisso.

Sim. O Relatório de Estágio e a Avaliação de Relatório, referente ao último período estagiado, deve ser entregue.

Caso a empresa e você queiram renovar o estágio, 15 dias antes de seu término, apresente 3 vias preenchidas e assinadas do Aditivo ao Termo de Compromisso (4 vias no caso de Agente de Integração) na Divisão de Estágios e Monitoria ou nos centros, conforme o caso. O aditivo prorrogará a duração do estágio por, no máximo, 6 meses.

Importante:

  • No momento da renovação será verificado novamente se o aluno atende aos requisitos para aprovação de estágio (ex.: CA).
  • Não serão encaminhados para análise os aditivos dos alunos que não entregarem o Relatório de Estágio do período decorrido.
  • Conforme a Lei 11.788/2008 (Lei de Estágios), a duração de estágio em uma mesma empresa não poderá ser superior a 2 anos, salvo para portadores de deficiência.

Sim, peça à empresa que formalize sua rescisão por meio de uma declaração. Nela deve ser indicada a data de término de estágio. Também deve ser assinada pela empresa e pelo aluno. Entregue uma cópia desta declaração à Divisão de Estágios e Monitoria ou aos centros, conforme o caso.

É possível solicitar na Divisão de Estágios e Monitoria uma carta que informa se você está cursando disciplinas da matriz curricular do curso correspondente.

Importante: Nesta situação, deverá constar no Termo de Compromisso o curso no qual você de fato está matriculado (BC&T/BC&H). A documentação para formalização do estágio deverá ser apresentada na Divisão de Estágios e Monitoria.

Sim, não é permitido que você mantenha estágio vinculado a um curso que já concluiu. Desta forma, é necessário que seja firmado Aditivo ao Termo de Compromisso alterando o curso. Este aditivo deverá ser apresentado ao centro do curso, que se encarregará, a partir deste momento, do acompanhamento de seu estágio. Assim que o aditivo estiver assinado pela UFABC, apresente cópia juntamente com Relatório de Estágio e Avaliação do Relatório na Divisão de Estágios e Monitoria.

Os procedimentos e critérios de seleção para transferência externa, ou seja, de alunos de outra Instituição Superior de Ensino para a UFABC são publicados em edital próprio. O aluno transferido para a UFABC deverá cursar primeiramente um Bacharelado Interdisciplinar antes de se matricular nos Cursos de Formação Específica. Não há data prevista para publicação do Edital. Os interessados deverão acompanhar a página da UFABC na internet.

O horário das aulas dos cursos matutino é de segunda a sábado das 08h00 às 12h00 e dos cursos noturnos é de segunda a sexta das 19h00 às 23h00 e no sábado o horário é das 14h00 às 18h00 horas.

O aluno deve comparecer à secretaria acadêmica da Universidade Federal do ABC e solicitar a declaração de matrícula.

O cancelamento da matrícula poderá ser feita por pessoa maior de 18 anos, desde que portando procuração específica para este fim, assinada pelo candidato e com firma reconhecida em cartório ou pelo seus pais.

A matrícula para os candidatos aprovados menores de 18 anos deverá ser efetuada por um dos pais ou por responsável legalmente constituído.

No trimestre em que ingressa, o aluno deverá cursar disciplinas no período (matutino ou noturno) para o qual foi selecionado no processo seletivo. A partir do segundo trimestre na Universidade Federal do ABC - UFABC, o aluno poderá optar por cursar disciplinas do período diurno ou noturno, dependendo da disponibilidade de vagas e de critérios internos de regulamentação.

O aluno deve entrar em contato com a universidade para se transferir e quando tiver certa a transferência, deve procurar a secretaria acadêmica da Universidade Federal do ABC, solicitar o cancelamento de matrícula, o histórico e as ementas das disciplinas cursadas.

Pós Graduação: Cursos

Concurso Técnicos Administrativos

Deve-se observar as orientações descritas na regulamentação do concurso. No caso do edital 153/2010, por exemplo, o item 9.4, alínea "c", estabelece que para a comprovação de experiência na execução das atividades específicas do cargo serão considerados o(s) registro(s) em carteira profissional que especifique a atividade desenvolvida de acordo com a denominação do cargo, ou declaração/cópia de contrato de empresa tomadora de serviços de autônomo, profissional liberal ou empresa individual. No caso de empregado ou servidor público, apresentar declaração da empresa/órgão público. As declarações devem conter o período (com início e fim, se for o caso) e a descrição das atividades prestadas, que deverão ser compatíveis com as atribuições do respectivo cargo.

Para candidatar-se a vaga de nível técnico, mesmo tendo formação superior, o candidato deverá também ter a formação técnica na área desejada, de acordo com os pré-requisitos para investidura no cargo descritos em edital.

Para candidatar-se a vaga de nível técnico, o candidato deverá também ter a formação técnica na área desejada, de acordo com os pré-requisitos para investidura no cargo descritos em edital.

Concurso Docentes

Sim, porém para investidura no cargo é requisito ser portador do título de doutor com validade nacional no ato da posse (item 5.3 do Edital 96/2013)

Não. A Ata de Defesa da Tese não é aceita em virtude do título de doutor ainda não ter sido homologado.

Sim. Devido à interdisciplinaridade da Universidade não há restrição quanto à área de formação do candidato. Contudo, o Projeto de Pesquisa deve ser correlacionado, referenciado e contextualizado às tendências contemporâneas da área/subárea pretendida, bem como ao Projeto Pedagógico da UFABC (item 6.1.1, "e" Edital 96/2013)

Não. Apenas são aceitos na forma impressa e em três vias cada.

Não. As inscrições para professor titular e adjunto são aceitas apenas por Sedex, devido ao controle de recebimento da Divisão responsável.

Sim. É requisito ter o título de doutor para ingressar na UFABC.

Você deve consultar o Edital de Condições Gerais que está disponibilizado na página de Inscrições Abertas, no mesmo local onde se encontram também o requerimento e todos os Editais Específicos de cada área.

Para geração da GRU, é necessário estar cadastrado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). No Brasil, esse cadastro é realizado pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. No exterior, o interessado pode procurar uma representação diplomática brasileira, sem custo. Para mais informações sobre o CPF, acesse: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/assuntos-relacionados/perguntas-e-respostas ou http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/ingles

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Capes, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

O novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), apesar de não ser necessário, será um critério de prioridade caso o número de candidatos habilitados seja superior ao número de inscritos – o programa dará preferência aos que tiverem feito a prova de 2009 ou posterior e obtiveram nota maior que 600.

Não, a participação em programas de Iniciação Científica será um critério classificatório. Não é necessário apresentar comprovante de IC ao se candidatar na UFABC, apenas no site do Ciência sem Fronteiras.

Apenas se o seu CP (Coeficiente de Progessão) já não estiver entre 0,2 e 0,9.

Não sabe o que é o CPk?

Coeficiente de Progressão Acadêmica (CPk): É um número que informa a razão entre os créditos das disciplinas aprovadas e o número total de créditos exigidos para integralização de um curso (que pode ser o BC&T, o BC&H ou qualquer curso específico). O valor do CPk cresce à medida que o aluno vai sendo aprovado nas disciplinas cursadas, de acordo com suas categorias: obrigatória, opção limitada ou livre, para o curso considerado. Quando CPk alcançar o valor unitário, o aluno concluiu os créditos correspondentes às disciplinas do curso considerado.

Fórmula do cálculo dos CPk
Fórmula CPk

Não sabe o que é o CP?

CP (Coeficiente de Progressão) é soma de seus créditos aprovados do curso dividido pelos créditos necessários para concluí-lo. Representa, basicamente, o seu andamento no curso, uma porcentagem de conclusão do curso. Serve, entre outros, de critério de seleção para matrícula de matérias (um aluno que está há mais tempo na universidade tem preferência em matérias para terminar o curso).

Você não pode se inscrever em mais de um país no edital atual. Entretanto, suas inscrições anteriores não serão prejudicadas.

Os exames de proficiência estão indicados em cada chamada específica.

Outra pessoa pode trazer a documentação, ou você pode enviá-la por correio para:

Assessoria de Relações Internacionais
Universidade Federal do ABC - 10º Andar
Rua Catequese, 242 - Santo André - SP
CEP: 09090-400

Caso a documentação seja enviada por correio, mande um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando a data da postagem e o processo para o qual está se inscrevendo. Não serão aceitos documentos enviados por email ou documentação incompleta.

É o curso de graduação em que você pretende se matricular no exterior (na maioria dos casos, o curso pós-BC&T).

Não. Você pode indicar o curso pós-BC&T. Para o Coeficiente de Progressão, é só solicitar, na PROGRAD, o comprovante do CPk desse curso, para entregar junto com a inscrição.

  • 97512 - BC&T em Santo André
  • 1103166 - BC&T em São Bernardo

Por meio do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pode ligar para 0800-616161 (EUA e Alemanha) e 0800-619697 (demais países)

Achados e Perdidos – Carteirinha / Crachá de Identificação

Procure nosso Setor de Achados e Perdidos no Bloco A, T2, térreo, lado impar, sala ao lado do elevador, no horário das 7 às 23h.

Munido do crachá, entre em contato com a Divisão de Segurança da PROAP, na sala S-011, Bloco B, 11º andar , para que o problema seja solucionado.

Caso não tenha encontrado a informação desejada, entre em contato.

Registrado em: Sobre
Fim do conteúdo da página