Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Competências

Conselhos Superiores

ConsUni

O Conselho Universitário (ConsUni) é o órgão deliberativo final da UFABC, ao qual competem as decisões para execução da política geral, em conformidade com o estabelecido no Estatuto e no Regimento Geral.

ConsEPE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) é o órgão superior deliberativo da UFABC em matéria de ensino, pesquisa e extensão, em conformidade com o estabelecido no Estatuto e no Regimento Geral.

Reitoria

Ao Reitor competirá, entre outras funções decorrentes de sua condição:

  • Providenciar a elaboração do Regimento Interno da Reitoria e Pró-Reitorias e submeter a sua aprovação ao Conselho Universitário;
  • Coordenar, fiscalizar e superintender todas as atividades universitárias;
  • Representar a UFABC em todas as instâncias, inclusive judiciais;
  • Administrar as finanças da UFABC;
  • Por proposta dos órgãos competentes, admitir, promover, distribuir, remover, licenciar e demitir ou dispensar membro dos corpos docente e técnico-administrativo, bem como baixar os atos de afastamento temporário de professores e de técnicos administrativos nos termos da legislação vigente;
  • Exercer o poder disciplinar na jurisdição de toda a UFABC;
  • Conferir graus e assinar diplomas;
  • Firmar convênios entre a UFABC e entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais, podendo para tanto delegar poderes, quando necessário;
  • Instituir comissões especiais, de caráter permanente ou temporário, para o estudo de problemas específicos;
  • Fixar as pautas das sessões dos órgãos colegiados que presidir, propondo ou encaminhando assuntos que devam ser por eles apreciados;
  • Tomar, em casos excepcionais, decisões ad referendum dos órgãos competentes;
  • Baixar resoluções decorrentes de decisões do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Desenvolvimento da UFABC, e portarias que julgar necessárias;
  • Apresentar, no início de cada ano, relatório de atividades da UFABC ao Conselho Universitário e ao Conselho de Desenvolvimento da UFABC. 

Vice-Reitoria

Ao Vice-Reitor compete coordenar e superintender as atividades da Vice-Reitoria, bem como exercer as atribuições definidas no Estatuto, neste Regimento Geral e nos atos de delegação baixados pelo Reitor.

PROPLADI

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do ABC (Propladi), criada em abril de 2009, tem como função promover o planejamento institucional, econômico e organizacional da universidade. Esse desenvolvimento tem como perspectiva uma política de ações integradas de caráter transversal às iniciativas dos demais organismos que compõem a administração. Tais ações devem ser modeladas para dar forma à elaboração de projetos coletivos constituintes dos objetivos centrais da instituição.

O objetivo desta Pró-reitoria é a compatibilização e a implementação das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional de modo eficiente e efetivo na gestão universitária.

PROAD

A Pró-reitoria de Administração (PROAD), área de assessoria direta à Reitoria, tem sob sua responsabilidade a gestão de atividades de apoio (atividades-meio) às demais áreas da UFABC. Pela natureza de suas atividades, a PROAD relaciona-se com todas as áreas da universidade, considerando-se que todas as áreas são potenciais demandantes de seus serviços.

Cabe à PROAD, no que concerne à sua área de atuação, estabelecer os procedimentos, rotinas e controles necessários à fiel execução das políticas estabelecidas pela UFABC, em consonância com a adequada gestão dos recursos públicos disponibilizados à Instituição, decorrentes do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

No âmbito da PROAD as atividades de apoio caracterizam-se pela gestão desenvolvida nas áreas de Recursos Humanos (CGRH), Contabilidade e Finanças (CGFC), Suprimentos e Aquisições (CGSA).

PROGRAD

A Pró-Reitoria de Graduação é órgão assessor da Reitoria e tem como uma de suas atribuições básicas o estabelecimento de políticas e realização de atividades voltadas aos estudantes de graduação da UFABC.

PROPG

A Pró-reitoria de Pós-Graduação da UFABC é responsável pelo oferecimento de cursos de Mestrado e Doutorado. Os cursos se propõem a formar pesquisadores com amplo domínio dos campos do saber e profissionais altamente qualificados para suprir a demanda do ensino superior e do desenvolvimento tecnológico nacional e regional.

PROPES

A Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes) tem a missão de apoiar e incentivar a pesquisa na UFABC. Para isso, a ProPes coordena os programas institucionais de Iniciação Científica, opera o posto de apoio ao pesquisador, coordena os programas institucionais de infra-estrutura para pesquisa, mantem e opera os laboratórios multiusuários da universidade, supervisiona as atividades da biblioteca, faz a interlocução com agências de fomento, com setores do governo e com empresas interessadas em projetos de pesquisa da universidade e contribuí com o acompanhamento e a divulgação da produção científica da Universidade.

PROAP

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) é o órgão responsável por formular, propor, avaliar e conduzir as políticas afirmativas e as relativas aos assuntos comunitários da UFABC.

Em relação às políticas afirmativas a PROAP está responsável pela gestão dos programas de bolsas socioeconômicas que procuram criar as condições para que nossos alunos, especialmente os mais carentes, possam desenvolver seus estudos.

A PROAP deve atender a comunidade acadêmica (alunos, servidores e professores) por meio da oferta de serviços nas áreas de saúde, educação e esportes que aprimorem as condições de trabalho, de convivência acadêmica e qualidade de vida nos câmpus da Universidade.

PROEC

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura tem por missão promover a interação transformadora entre a UFABC e outros setores da sociedade, por meio de um processo educativo, cultural, científico e político, impactando diretamente na formação do e da estudante. As ações de extensão e cultura da ProEC acontecem sob a forma de programas, projetos, cursos e eventos, sempre de forma bidirecional – universidade/sociedade/universidade que consideram a indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão.

Registrado em: Lei de acesso à informação
Fim do conteúdo da página