Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Administração > Reitoria > Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

UFABC Sustentável

O Programa UFABC Sustentável tem no Plano de Gestão de Logística Sustentável 2016 - 2022 (PLS) seu principal instrumento. Aprovado em julho de 2016, o PLS conta com uma estrutura gerencial composta pela Comissão Consultiva à Sustentabilidade[CCS], de seus Grupos Temáticos de Assessoramento, e o apoio da Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional / PROPLADI [http://propladi.ufabc.edu.br/desenvol-institucional/pls]

À CCS cabe zelar pela implementação da Política de Sustentabilidade da UFABC, deliberando sobre questões que envolvam alterações do Plano de Logística Sustentável e aprimoramentos no programa UFABC Sustentável. Ela é composta por representantes pesquisadores, discentes e de vários setores e assessorias da UFABC.

Os Grupos Temáticos de Assessoramento – Comunicação, Materiais e Licitações, Água e Esgoto, Energia, Resíduos Sólidos, Mobilidade e Espaços - são chamados sob demanda, envolvendo toda a comunidade universitária para participar da construção do UFABC Sustentável.

Na expectativa da construção da UFABC Sustentável que queremos, contamos com a sua colaboração!

O que é o Plano de Gestão de Logística Sustentável?

O Governo Federal publicou o Decreto n° 7.746/2012 estabelecendo critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e determina que a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes devem elaborar e implementar o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).

A Instrução Normativa nº 10/12/SLTI/MPOG, que regulamenta os planos, prevê no mínimo a atualização do inventário de bens e materiais do órgão e a identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; ações de divulgação, conscientização e capacitação.

Consoante ao entendimento governamental e a preocupação com o desenvolvimento sustentável estabelecido em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Reitoria da Universidade Federal do ABC, por meio da Portaria n°. 080/15, instituiu a Comissão Gestora da elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável, para coordenar as atividades necessárias à formulação do PLS-UFABC, a partir das previsões mínimas descritas na Instrução Normativa 10/12.


 

PLS - Plano de Gestão de Logística Sustentável 2016 - 2022

Registrado em: Reitoria
Fim do conteúdo da página