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Resolução ConsEPE nº 147 - Define os coeficientes de desempenho utilizados nos cursos de graduação da UFABC.

Serviço Público Federal

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Conselho de Ensino e Pesquisa 

RESOLUÇÃO ConsEPE Nº 147

Define os coeficientes de desempenho 
utilizados nos cursos de graduação da UFABC.

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ConsEPE) da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), no uso de suas atribuições; considerando as deliberações ocorridas em sua II sessão ordinária, realizada em 12 de março de 2013, bem como a necessidade de integrar em resolução única os coeficientes de desempenho dos discentes, utilizados em vários processos dos cursos de graduação;

RESOLVE:

Art. 1º O Coeficiente de Rendimento (CR) é um número indicativo do desenvolvimento do aluno no curso, cujo cálculo considera os conceitos obtidos em todas as disciplinas por ele cursadas.

§ 1º
O cálculo do CR leva em conta a média ponderada dos conceitos obtidos em todas as disciplinas cursadas pelo aluno, considerando seus respectivos créditos, conforme expressão abaixo:

resolucao-147_formula-1

Sendo que:

NC é o número de disciplinas cursadas até o momento pelo aluno;

i é o índice de disciplina cursada pelo aluno (i= 1,2,....NC);

Ci é o número de créditos da disciplina i;

Ni é o conceito obtido pelo aluno na disciplina i;

f(A) = 4; f(B)= 3; f(C)= 2; f(D)= 1; f(F)= f(O)= zero.

§ 2º Os conceitos utilizados no cálculo dos coeficientes de desempenho estão dispostos na Tabela do Anexo.
 
Art. 2º O Coeficiente de Aproveitamento (CA) é um número indicativo da média dos melhores conceitos obtidos em todas as disciplinas cursadas pelo aluno.

§ 1º O cálculo do CA é similar ao do CR, entretanto, no caso de disciplina realizada mais de uma vez, somente se contabiliza o melhor conceito obtido, conforme disposto na expressão abaixo, na qual são utilizados os conceitos dispostos na Tabela do Anexo.

resolucao-147_formula-2

Sendo que:

ND é o número de disciplinas diferentes cursadas pelo aluno;

i é o índice de disciplina cursada pelo aluno, desconsideradas as repetições de disciplinas já cursadas;

(i= 1,2,....ND);

CRi é o número de créditos da disciplina i;

MCi é o melhor conceito obtido pelo aluno na disciplina i, considerando todas as vezes que ele tenha cursado;

f(A) = 4; f(B)= 3; f(C)= 2; f(D)= 1; f(F)= zero; f(O)=zero.

Art. 3º O Coeficiente de Progressão (CPk) para um determinado curso k é um número que informa a razão entre os créditos das disciplinas aprovadas e o número total de créditos exigidos para integralização desse curso, seja esse um Bacharelado Interdisciplinar ou qualquer curso de formação específica.

§ 1º O valor do CPk, calculado conforme expressão abaixo, cresce à medida que o aluno é aprovado nas disciplinas cursadas, de acordo com suas categorias (obrigatória, opção limitada ou livre) para o curso considerado. Quando o CPk alcança o valor unitário, o aluno concluiu os créditos correspondentes às disciplinas do curso k considerado.

resolucao-147_formula-3
resolucao-147_formulas


Art. 4º O Coeficiente de Afinidade (Ik) para um determinado curso k é um indicador combinado, que leva em conta o grau de progressão do aluno em um determinado curso (CPk), o tempo de permanência do aluno na Universidade e o seu coeficiente de rendimento CR, conforme expressão abaixo.

Ik = 0,07 CR + 0,63 CPk + 0,005T

Sendo que:

CR é o Coeficiente de Rendimento calculado sobre todas as disciplinas cursadas até o momento na UFABC;

CPk é o Coeficiente de Progressão no curso k;

T é o número de quadrimestres cursados pelo aluno desde o seu ingresso, excluídos os quadrimestres com trancamento. Este número será limitado pelo número máximo de quadrimestres em que o aluno pode permanecer na Universidade antes de seu desligamento compulsório, conforme Resolução ConsEP Nº 44, ou outra que a venha substituir.

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço da UFABC.

Santo André, 19 de março de 2013.


HELIO WALDMAN
Presidente


ANEXO
 
TABELA DE CONCEITOS UTILIZADOS NO CÁLCULO DE COEFICIENTES DE DESEMPENHO
 
Conceito Desempenho
A Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.
B Bom desempenho, demonstrando capacidade boa de uso dos conceitos da disciplina.
C Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina e habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e capacidade adequada para seguir adiante em estudos mais avançados.
D Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Neste caso, o aluno é aprovado esperando-se que ele tenha um conceito melhor em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR. Havendo vaga, o aluno poderá cursar esta disciplina novamente.
F Reprovado. A disciplina deve ser cursada novamente para a obtenção de crédito.
O Reprovado por falta. A disciplina deve ser cursada novamente para a obtenção de crédito.
 





 

 

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