Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC classificam-se em 1º lugar da América em torneio internacional de física
Início do conteúdo da página

Alunos da UFABC classificam-se em 1º lugar da América em torneio internacional de física

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 14h20

Estudantes da Universidade representaram o Brasil no 9th International Physicist’s Tournament (IPT), competição mundial realizada na Chalmers University, na Suécia. Trata-se da primeira vez em que uma equipe brasileira foi selecionada para a fase final desse torneio, que aconteceu de 8 a 13 de abril, com a participação de times de 17 países. Os competidores tiveram de propor respostas para 17 enigmas físicos, para os quais a ciência ainda não conseguira apresentar solução. 

As questões referiam-se a acontecimentos cotidianos, fenômenos curiosos ou desafios da física, como projetar uma Aurora Boreal, analisar a altura de uma pipoca estourando só pelo som emitido ou, ainda, desvendar como um policial consegue descobrir o excesso de velocidade de um carro e multá-lo, apenas pelo barulho do motor. 

“A nossa ideia principal, sendo a primeira equipe do Brasil a participar, é conseguir motivar os outros alunos no estudo da física e ciências exatas”, conta o estudante Matheus Pessôa. “Queremos mostrar como a física está presente na vida das pessoas. Queremos trazer palestras e seminários para escolas e dizer como resolvemos os problemas. Pensamos em ir a escolas públicas para estimular esse aprendizado. Todo mundo tem um momento especial que motivou a pessoa a estudar física." Além de Matheus, integram a equipe os alunos André Martins de Moraes, Henrique dos Santos, Isabella Bijotti, Pedro Sardelich e Ricardo Gitti. 

No dia 13 de abril, ocorreu a cerimônia de encerramento do torneio, com a divulgação da classificação final e a entrega dos prêmios. A equipe da UFABC (Brasil) classificou-se em 1º lugar em toda a América, superando representantes de países como Estados Unidos, Colômbia e Venezuela. Na classificação geral, ocupou o 11º lugar, colocação notável dentre os times estreantes no IPT. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa 
Com trecho extraído de reportagem publicada pela Revista Galileu.

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página