Página inicial > Notícias > UFABC tem conceito máximo em indicador de qualidade de seus cursos

UFABC tem conceito máximo em indicador de qualidade de seus cursos

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 15h14

A Universidade Federal do ABC está entre os 2% das Instituições de Ensino Superior (IES) do país que obtiveram conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, na quinta-feira 12/12/2019.

O IGC é calculado anualmente e representa um indicador de qualidade das IES. Para obtê-lo, são consideradas as médias de avaliações trienais de cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, o número de matrículas, bem como a distribuição dos estudantes entre esses níveis de ensino.

A escala dessa avaliação varia entre 1 (insuficiente) e 5 (conceito máximo). Participaram da avaliação mais de duas mil instituições e, dentre elas, aproximadamente quarenta obtiveram o maior conceito. A UFABC está nesse grupo de IES mais bem avaliadas quanto à qualidade de seus cursos.

Além dos resultados que colocam nossa instituição mais uma vez em lugar de destaque no cenário da educação superior brasileira, é importante ressaltar o desempenho das universidades públicas federais nessa avaliação: aproximadamente 70% alcançaram conceito 4 e 5 e nenhuma figura entre as que obtiveram resultado insatisfatório.