Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Suspensão das atividades na UFABC > Estudos Continuados Emergenciais: atualizações e FAQ
Início do conteúdo da página

Estudos Continuados Emergenciais: atualizações e FAQ

Durante a sua III sessão extraordinária de 2020, realizada em 03 de abril, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) da Universidade Federal do ABC aprovou a realização de Estudos Continuados Emergenciais (ECE) na Graduação e na Pós-Graduação, durante o primeiro quadrimestre de 2020.

Seguindo o calendário acadêmico de aplicação dos ECE (Resolução ConsEPE Nº 239/2020), as atividades remotas foram iniciadas em 20 de abril.

Disponibilizamos, nesta página, todas as informações referentes aos ECE. 


Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos ECE na UFABC disponibiliza relatório preliminarnovo
(atualizado em 03/07/2020)

Em atendimento à Portaria nº 464, de 21 de abril de 2020, encontra-se disponível o relatório preliminar com as verificações, as percepções e os aprendizados sistematizados pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE), com seus desdobramentos para o contexto da UFABC.

Trata-se de uma sistematização inicial e parcial dos dados, indicadores e informações disponíveis até o momento sobre o andamento dos ECE na universidade, apontando elementos para contribuir com os debates institucionais em andamento. O relatório foi apresentado às conselheiras e aos conselheiros na IV Sessão Extraordinária do CONSEPE, realizada em 08 de junho de 2020.

O relatório final deverá ser apresentado pela Comissão ao término do ciclo avaliativo do primeiro quadrimestre.

A Comissão coloca-se à disposição da comunidade para dúvidas e sugestões por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira aqui o Relatório Preliminar da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos ECE.


Atualizações sobre calendário dos ECE
(atualizado em 28/05/2020)

Conforme a Resolução Nº 239/2020, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão  estabeleceu o dia 06 de junho como data de encerramento das atividades remotas dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE). 

Esta resolução também definiu um período de até três semanas presenciais para finalização dos ECE, tão logo atividades nos espaços físicos fossem retomadas. Contudo, considerando a situação crítica do país em relação à pandemia, o indicativo de que o distanciamento físico deve perdurar por mais alguns meses e a manifestação de membros da comunidade acadêmica, o prazo para finalização remota dos ECE será estendido por mais três semanas (Ato Decisório Ad Referendum ConsEPE Nº 188/2020).

Levando em conta as particularidades e viabilidade dos conteúdos ministrados e a liberdade de cátedra, docentes poderão substituir as atividades presenciais previstas em seus planos de ensino por atividades remotas. Caso esse encaminhamento seja adotado, deverão informar a alteração às direções de centro e às/aos estudantes que acompanham as turmas.

O lançamento de conceitos ocorrerá entre 01/06 e 04/07, pelo portal docente no SIGAA. Conforme os termos da Resolução ConsEPE Nº 239/2020, reitera-se que o registro de presença será vinculado à entrega das atividades avaliativas, estando o corpo  discente resguardado de que eventuais reprovações nos ECE não comporão seu histórico escolar. Entretanto, para que a/o docente consiga finalizar o processo de lançamento de conceitos de toda turma no sistema, é importante que mesmo o conceito de  “reprovação” - por conceito (F) ou por ausência de avaliação (O) -  seja lançado.


Ações em curso da Comissão de Acompanhamento e Avaliação
(atualizado em 22/05/2020)

Com a implementação dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE) na UFABC e a necessidade de acompanhar seus desdobramentos, a Reitoria constituiu a  Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos (ECE) - Portaria nº 464/2020, de 21 de abril de 2020.

Conforme define a portaria, a  partir de análises quantitativas e qualitativas, a Comissão produzirá relatórios em dois momentos: um preliminar, ao final das atividades remotas previstas nos ECE, e um final, quando do encerramento do ciclo avaliativo do primeiro quadrimestre. Os relatórios serão encaminhados à Reitoria e, por ela, ao ConsEPE, visando sistematizar mais elementos para o debate e o aprendizado institucionais e, assim, subsidiar os diagnósticos e as análises.

Nos últimos dias, a Comissão encaminhou e-mail às contas institucionais de docentes e discentes (de graduação e pós-graduação) com link para os formulários de avaliação. Os questionários, de caráter exploratório, objetivam mapear as motivações, as dificuldades, os instrumentos utilizados e as percepções dos envolvidos com a operacionalização dos ECE. 

O prazo para preenchimento dos formulários é até 26/05 (terça-feira). A colaboração de todas e todos é muito importante nesse processo de acompanhamento e avaliação dos ECE. 


Orientações sobre alterações no plano de trabalho 
(atualizado em 19/05/2020)

Em esclarecimento a consultas feitas por docentes, sobre a possibilidade de alterações parciais nos planos de trabalho dos ECE, as direções dos três Centros (CCNH, CECS e CMCC) juntamente com as Pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação informam que:

  • É possível fazer alterações parciais nos planos de trabalho, desde que ocorram em comum acordo entre docentes e estudantes matriculadas(os);
  • As alterações deverão respeitar o prazo máximo estabelecido pelo ConsEPE para realização das atividades remotas do ECE.
  • As alterações parciais podem incluir a realocação de atividades e avaliações que inicialmente foram planejadas para ocorrer presencialmente, após o  término do isolamento social, de modo que tais atividades e avaliações passem a ocorrer remotamente, até o dia 06 de junho de 2020. Ou seja, fica facultado que atividades planejadas para ocorrer posteriormente, de forma presencial, poderão ser antecipadas e realizadas de forma remota.
  • Às(aos) estudantes que não concordarem com a eventual modificação na sistemática de avaliação, deverá ser garantido o direito de realizar a avaliação no formato proposto no plano de trabalho inicial da disciplina

ECE • Graduação

No âmbito da Graduação, do total de 1025 turmas iniciadas no primeiro quadrimestre de 2020, 945 serão mantidas na modalidade ECE


ECE • Pós-Graduação

Na Pós-graduação, do total de 184 disciplinas iniciadas no primeiro quadrimestre de 2020, 174* serão mantidas na modalidade ECE:

*Confirmação das disciplinas “Estágio em Docência I e II (e equivalentes), dependem de alinhamento de informações com disciplinas ofertadas em modalidade ECE no âmbito da graduação

 

Diante das indicações pelo cancelamento de turmas, as Pró-reitorias de Graduação e Pós-graduação, articuladas com o três Centros (CCNH, CECS e CMCC) e com as coordenações dos Bacharelados Interdisciplinares, estão trabalhando para remanejar discentes em disciplinas, buscando garantir que um número máximo de estudantes possam finalizar seus estudos do primeiro quadrimestre, por meio da modalidade ECE.


 Ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação para auxiliar ECE

O Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas da UFABC (NETEL), disponibiliza ferramentas úteis ao ECE. 

Acesse a página do NETEL para acompanhar orientações atualizadas 


Perguntas Frequentes sobre os Estudos Continuados Emergenciais (FAQ-ECE) 

 Como ficará estabelecido o calendário acadêmico de aplicação do ECE? 

  • O ECE terá duração de 7 semanas, referente ao primeiro quadrimestre de 2020, e ocorrerá entre os dias 20/04/2020 e 06/06/2020. Durante este período, atividades didáticas síncronas (comunicações realizadas em tempo real - ao vivo - ex.: vídeoconferências ou chats) podem ser realizadas, devendo ser prevista a possibilidade de ocorrência de instabilidades e indisponibilidade de acesso à internet para todos os participantes. Por este motivo, atividades síncronas não devem compor nota.
  • É importante que as atividades síncronas sigam os dias e horários pré-estabelecidos para a disciplina em questão, evitando conflitos entre as diferentes turmas nas quais os discentes possam estar matriculados.
  • Ao final das sete semanas definidas para os ECE, está prevista a disponibilização de até três semanas para eventual complementação de conteúdo, aulas práticas de laboratório e aplicação de provas, entre outras atividades presenciais. Pretende-se que nestas três semanas também sejam mantidos os dias e horários das aulas, informação esta que dependerá de outras a serem estabelecidas futuramente (como o número de turmas e disciplinas que indicarem esta necessidade). 

Observação: Só após a indicação do fim do período de isolamento social será possível estabelecer quando serão realizadas estas semanas de complementação presencial do conteúdo. Por isso, recomenda-se que as 7 semanas de ECE sejam maximamente aproveitadas e mantenhe-se apenas o estritamente necessário para as 3 semanas presenciais.


Como serão encaminhados cancelamento de matrícula em disciplinas e trancamento do quadrimestre?

  • Estudantes que haviam trancado o primeiro quadrimestre, após suspensão das atividades presenciais da UFABC, poderão retomar atividades por meio de ECE. O destrancamento retornará todas as matrículas prévias, exceto as matrículas canceladas na primeira semana ou as que não serão oferecidas por meio do ECE. Os procedimentos foram enviados por e-mail aos discentes que se encontram nesta condição.
  • O cancelamento de disciplinas está ilimitado, ou seja, qualquer aluno poderá cancelar a quantidade de matrículas em disciplinas que julgar necessária, inclusive a totalidade dessas.
  • Ainda, conforme a resolução Consepe Nº 239/2020, fica facultado a todos os discentes o direito de cancelamento de sua matrícula por disciplina ofertada como ECE ou trancamento total do 1º quadrimestre de 2020. 
  • Para trancamento total do quadrimestre vigente, basta cancelar todas as disciplinas em que possui matrícula.
  • O cancelamento de matrícula ou trancamento do quadrimestre deverá ser solicitado até a terceira semana dos ECE, a contar do seu início, dia 20/04 e se aplica também àqueles que optaram pelo destrancamento mencionado no primeiro tópico. 
  • Mesmo que os estudantes cancelem disciplinas ou tranquem o quadrimestre, estão mantidos os recebimentos de todas as bolsas ou auxílios previstos para este período.
  • Estão suspensos os limites impostos pelas Resoluções ConsEPE 63 (trancamento) ou ConsEPE 202 (cancelamento), em quaisquer opções de cancelamento/trancamento referentes ao período atual.
  • Eventuais cancelamentos e trancamentos não ocasionarão prejuízos em processos seletivos futuros, tampouco serão contabilizados para tempo de integralização do curso.
  • As informações sobre as turmas mantidas/canceladas estão disponíveis na página da ProGrad e da ProPG.

Durante feriados como ficam os ECE? 

  • Durante o período dos ECE, há dois feriados previstos no calendário acadêmico (21 de abril e 01 de maio), com emendas (respectivamente 20 de abril e 02 de maio). 
  • Para estes dias não devem ser realizadas atividades síncronas. 
  • Atividades que possam ser realizadas de forma assíncrona podem ser programadas, visando o cumprimento da carga horária total da disciplina. 

Reprovações durante o ECE serão contabilizadas?

  • As reprovações não serão contabilizadas ao final das atividades dos ECE. Neste sentido, os docentes devem desconsiderar eventuais reprovações por falta já ocorridas previamente à suspensão das atividades presenciais, permitindo aos discentes que desejarem continuar cursando a disciplina que o façam. 
  • No entanto, não há obrigação por parte do docente em disponibilizar novamente atividades que haviam sido aplicadas antes da suspensão das atividades presenciais, e que contabilizariam para o conceito final da disciplina.  
  • O lançamento dos conceitos por parte dos docentes ocorrerá normalmente ao final dos ECE, e, conforme a resolução Consepe Nº 239/2020, as reprovações serão excluídas do histórico dos alunos, o que seria o equivalente, para fins de integralização do curso, ao cancelamento da disciplina. 
  • Para as disciplinas que necessitarem do encontro presencial após o período dos ECE, o lançamento de conceitos ficará suspenso até a finalização das atividades programadas. 

Como ficam os mecanismos de recuperação?

  • A aplicação de mecanismos de recuperação na graduação está garantida aos alunos. É possível considerar esta aplicação para as três semanas finais presenciais ou mesmo durante o período das sete semanas previso para os ECE. 
  • Dada a excepcionalidade e imprevisibilidade do momento, não há garantias de possibilidade de aplicação de mecanismos de recuperação durante o quadrimestre seguinte, na forma do previsto na Resolução ConsEPE 182, que trata deste tema.

Atividades eventualmente realizadas entre 16/03 e 20/04 (antes do início do ECE) serão consideradas para fins de avaliação?

  • Eventuais atividades realizadas entre a suspensão das atividades (16/03) e o início dos ECE (20/04) não devem compor o conceito final dos estudantes e devem ser disponibilizadas novamente à todos os estudantes da disciplina, uma vez que as atividades de ensino estavam oficialmente suspensas neste período.
  • No mesmo sentido, atividades cuja entrega estivesse programada para o período em que as atividades didáticas estavam suspensas, devem ter prazos prorrogados por período equivalente, após o inicio do ECE.

Como ficam questões relacionadas a TPI* e carga horária total da disciplina?
*T= horas de teoria, P=horas de prática e I=horas de estudo individual

  • A adaptação do plano de ensino dos docentes deve considerar a carga horária total da disciplina, levando em conta  também do disposto no “I”, evitando sobrecarregar os estudantes. 
  • As atividades práticas podem ser flexibilizadas ou substituídas, desde que garantam cobertura de, pelo menos 75% da ementa da disciplina. 
  • Sugere-se fortemente evitar sobrecarregar os estudantes com muitas atividades.

Como lidar com questões relacionadas a autoria de atividades entregues remotamente?

  • Os docentes podem propor um termo de ciência aos discentes matriculados na disciplina, contemplando a responsabilidade pela autoria das atividades entregues remotamente. 
  • Todos os dispositivos vigentes no Código de Ética da UFABC continuam vigentes, mesmo neste momento de excepcionalidade. 
     

Como proceder caso sejam identificados problemas durante os ECE?

  • Qualquer problema referente aos docentes ou discentes durante o período de atividades dos ECE pode ser reportado às coordenações de curso. 

Os projetos de  de monitoria permanecem vigentes durante o ECE?

  • Os coordenadores dos projetos de monitoria vigentes foram consultados e todos manterão as atividades previstas de forma remota.

Como ficam os estudantes com projetos de Iniciação Científica vigentes? Quais as implicações na IC para estudantes que optem pelo trancamento do quadrimestre?

  • Tanto alunos voluntários como bolsistas podem continuar se dedicando aos seus projetos de Iniciação Científica vinculados aos editais de 2019.
  • O CPIC (Comitê dos Programas de Iniciação Científica) reitera que, conforme estabelecido na Resolução ConsEPE 239/2020, que autoriza os Estudos Continuados Emergenciais, eventuais cancelamentos e trancamentos não ocasionarão em suspensão de pagamentos de bolsas.
  • Os estudantes vinculados à Iniciação Científica, poderão dar sequência em seus projetos. 
  • Independentemente de aderirem ou não ao ECE, todos os estudantes que preencherem os requisitos do edital poderão participar do próximo processo seletivo de Iniciação Científica (Edital 01/2020)

 

Esses contéudos (FAQ-ECE) também estão disponíveis nas páginas da ProGrad e da ProPG 


ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO ECE

Descrição da Atividade

Prazo Graduação
Prazo Pós-Graduação

Comunicação dos docentes acerca da adesão de suas disciplinas ao ECE

até 08 de abril

até 10 de abril

Envio dos Planos de Ensino das Disciplinas que serão ofertadas em ECE

até 14 de abril

até 17 de abril

Publicação da lista das disciplinas ofertadas em ECE 

até 19 de abril
(divulgado em 15 de abril)

até 17 de abril
(divulgado em 15 de abril)

Início das atividades em ECE

20 de abril

20 de abril

Cancelamento das matrículas em disciplinas em ECE pelos discentes ou trancamento do quadrimestre, se assim o desejarem

até 08 de maio

até 08 de maio

 

Acompanhe os canais oficiais de comunicação da UFABC e mantenha-se atualizado sobre as informações de nossa Universidade durante o período de suspensão de atividades presenciais.

 

 Universidade Federal do ABC

 

 

 

ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO ECE
Descrição da Atividade
Prazo Graduação
Prazo Pós-Graduação
Comunicação dos docentes acerca da adesão de suas disciplinas ao ECE
até 08 de abril
até 10 de abril
Envio dos Planos de Ensino das Disciplinas que serão ofertadas em ECE
até 14 de abril
até 17 de abril
Publicação da lista das disciplinas ofertadas em ECE
até 19 de abril
até 17 de abril
Início das atividades em ECE
20 de abril
20 de abril
Cancelamento das matrículas em disciplinas em ECE pelos discentes ou trancamento do quadrimestre, se assim o desejarem
até 08 de maio
até 08 de maio

Registrado em: Sobre o Coronavírus
Fim do conteúdo da página