Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Criação de Licenciaturas Interdisciplinares reitera compromisso da UFABC com a educação

Criação de Licenciaturas Interdisciplinares reitera compromisso de nossa Universidade com a educação brasileira e com o desenvolvimento do país

Recentemente, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) da UFABC aprovou o edital de ingresso de 2020, que contará com dois novos cursos de entrada em nossa Universidade: as Licenciaturas Interdisciplinares (LIs) em Ciências Humanas (LCH) e em Ciências Naturais e Exatas (LCNE).

Assim como os Bacharelados Interdisciplinares, as LIs representam um modelo inovador ao ensino superior brasileiro e, ao inserir essa modalidade no rol de cursos de entrada da UFABC, ampliam-se as possibilidades de nossa Universidade atrair mais pessoas que estejam interessadas em atuar como futuros professores.

Elencamos, a seguir, algumas informações importantes sobre as LIs, os novos cursos de entrada de nossa Universidade:

• Em novembro de 2017, a partir de um edital de propostas de novos cursos e reiterando os propósitos do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e do PPI (Projeto Pedagógico Institucional), o Conselho Universitário (ConsUni) da UFABC aprovou a criação das Licenciaturas Interdisciplinares e criou um grupo de trabalho responsável por elaborar o projeto pedagógico dos cursos para apreciação do ConsEPE.
  • Desde que o ConsUni aprovou a criação das LIs, a gestão manteve amplo diálogo com o grupo de trabalho responsável pela elaboração e detalhamento dos projetos pedagógicos dos cursos. Essa aproximação foi fundamental para alinhar os propósitos das LIs aos objetivos institucionais da Universidade.
  • O contato da gestão com o GT também contribuiu para definição conjunta das diretrizes de otimização e compartilhamento de disciplinas, de espaços físicos e de recursos humanos, que garantiram a oferta dos cursos já a partir de 2020, mesmo diante de um cenário de restrições orçamentárias.
  • A quantidade de vagas ofertadas anualmente pela UFABC permanece inalterada. O edital de ingresso recém-aprovado prevê uma redistribuição do total de vagas, antes destinadas integralmente aos BIs. Do total de 2008 vagas ofertadas, 160 serão destinadas para ingresso na Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas e 50 para ingresso na Licenciatura em Ciências Humanas.
  • Assim como nos BIs, a formação em uma das LIs também garantirá diploma de ensino superior aos estudantes. Os professores formados em uma das LIs estarão habilitados a atuarem como professores no Ensino Fundamental II. Os Licenciados em Ciências Humanas poderão ministrar aulas nas áreas de história e geografia, enquanto os Licenciados em Ciências Naturais e Exatas poderão se dedicar ao ensino das Ciências.
  • Também como ocorre nos BIs, além da formação no curso interdisciplinar, os estudantes poderão seguir com a formação específica nos cursos de licenciaturas já existentes na UFABC em biologia, química, física, matemática (vinculadas à LCNE) ou filosofia (vinculada à LCH).

Nas palavras de nossa Pró-reitora de Graduação, Paula Tiba, “a implementação das Licenciaturas Interdisciplinares, alinhada aos princípios do PDI e do PPI, traz uma nova identidade à formação inicial de professores na UFABC e reitera o compromisso de nossa Universidade com a educação brasileira e com o desenvolvimento do país”.

Assessoria de Relações Públicas
Reitoria • UFABC