Página inicial > Notícias > Apresentação de trabalhos marca final de trimestre

Apresentação de trabalhos marca final de trimestre

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2008, 10h23

simp_a.jpg

O "I Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais" da Universidade Federal do ABC ocorreu com a exposição de 73 pôsteres dos alunos da disciplina que dá título ao evento. Foi a primeira apresentação pública de trabalhos dos alunos da Universidade, que ocorreu no prédio da Avenida Atlântica no último sábado (09/12). A avaliação ficou a cargo de professores da própria UFABC, da Universidade de São Paulo (USP), do Mackenzie, da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban). O professor José Fernandes de Lima, diretor de programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), compareceu ao Simpósio ainda como reitor da UFABC.

Os trabalhos premiados e seus autores foram os seguintes:

Estudo do coeficiente de atrito estático em diferentes materiais e cálculos da constante de uma mola
Fabíola Fioravanti, Gustavo Neves Margarido, Marina da Guia. Tujimura e Thiago Silva Santos.
Facilitadores: Hugo B. Suffredini e Mauro C. Santos

Reflexão e condução térmica
Ciro Shimabukuro Imoto, Delcídio de Souza Neto, Luiz Henrique Rodrigues Ferreira, Renato Zanotello Martins, Rodolfo Esteves e Tania Maria Manieri.
Facilitadores: Hugo B. Suffredini e Mauro C. Santos

Da marmitex ao hidróxido de alumínio: um processo de reciclagem e aprendizagem
Henrique de C. Farias e Marcos Scarpioni.
Facilitadores: Patrícia Dantoni e Daniel Z. de Florio

Microorganismos e saúde urbana
Fernando I. Yanagawa, Gabriela A. Camacho, Leandro T. Akutagawa, Marcelo S. Salles, Mariana T. Faustino, Pryscilla A. V. de Oliveira, Rafaela Galbeiro e Vinicius A. D. B. Lindo.
Facilitadores: Cassiana S. Nomura e Wendel A. Alves

Construção e teste de uma capela de fluxo laminar artesanal
Danilo Ehrhardt Ferreira Bento, J. H. da Silva, Laiz Furlan Balioni, Lillian Rossi Rasteiro, Lucas Ramos Lourenço, Michele Domingues, Nicola Passos Maniglia, Sylvia Helena Dutra de Biase.
Facilitadores: Hugo B. Suffredini, Mauro C. Santos, Giselle Cerchiaro e Sérgio H. F. de Oliveira

Resumo dos trabalhos premiados

Menção Honrosa

Poluição sonora
Heloise A. Fazzolari, Jackson Barbosa, Marcos Roberto de Lima, Renato Marinho de Lira Paiva.
Facilitadores: Giselle Cerchiaro e Sérgio Henrique Ferreira de Oliveira

A importância da experimentação no ensino de ciências
Rodrigo da Silva, Debora Santos, Guilherme Casanova, Elomar Carrenho, Ricardo La Guardia, Rafael Pantaroto.
Facilitadores: Hana Paula Masuda, José Carlos Rodrigues Silva, Patrícia Dantoni e Mariselma Ferreira.

UFABC