Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC une Neurociência e Música em apresentação sinfônica no Teatro Municipal
Início do conteúdo da página

UFABC une Neurociência e Música em apresentação sinfônica no Teatro Municipal

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 17h07

O Projeto Neurociência e Música da UFABC e a Orquestra Sinfônica de Santo André promoveram no Teatro Municipal, em 23 de setembro, o Concerto Sináptico II, que integrou um evento cultural à atividade científica e de extensão universitária. Durante a apresentação, o público, que lotou o teatro, pôde observar em telão imagens gráficas ao vivo da atividade cerebral do maestro Abel Rocha, captadas ao longo de sua regência por meio de sensores conectados a ele. Simultaneamente, outro telão mostrou a transmissão em vídeo da visão, inicialmente de um dos instrumentistas e depois do próprio regente.

03 10 17b

Esse projeto interdisciplinar estuda a cognição musical do ponto de vista da neurociência, explorando o que ocorre no cérebro humano quanto ouvimos ou fazemos música. Ele funciona desde o início de 2015 dentro do Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada da UFABC e busca divulgar o conhecimento e estimular a pesquisa na área da cognição, investigando como funciona o mecanismo sensorial humano ante a música. No primeiro Concerto Sináptico promovido pelo Projeto há dois anos, foi possível observar a atividade cerebral de uma pianista por meio de ferramentas utilizadas nas pesquisas de neurociências.

Segundo Patricia Vanzella, coordenadora do Projeto Neurociência e Música na UFABC, os dois eventos empregaram recursos tecnológicos e ferramentas de investigação científica capazes de revelar alguns dos mecanismos envolvidos no processamento musical pelo cérebro. “Sob a supervisão do professor João Ricardo Sato, usamos a Espectroscopia no Infravermelho Próximo (fNIRS — sigla em inglês) para  observar a atividade cerebral dos músicos e o Eye-Tracker para observação do movimento ocular” — explica. Patricia considera os concertos sinápticos eventos de divulgação artística e científica de grande alcance, além de integrarem o esforço do Projeto para entender o impacto cognitivo, social e emocional para artistas e público ao longo de um espetáculo musical.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página