Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Lançada Frente Parlamentar pela valorização das universidades federais
Início do conteúdo da página

Lançada Frente Parlamentar pela valorização das universidades federais

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 08h30

Na última quarta-feira, 24 de abril, foi lançada a Frente Parlamentar pela valorização das universidades federais, com o objetivo de conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do país. O evento, realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, reuniu 75 deputados federais, cinco senadores, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Reinaldo Centoducatte, reitores e vice-reitores de IFES de todo o país, além de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e de entidades sindicais. 

Por iniciativa da ANDIFES e com uma proposta suprapartidária, a Frente reunirá ações conjuntas de parlamentares em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade, como patrimônio e direito de todos os brasileiros, como ferramenta de superação das desigualdades regionais e como espaço propício para o desenvolvimento do Brasil. 

As universidades federais aparecem entre as melhores colocadas nos rankings nacionais e internacionais e são as principais responsáveis pela maior parte da pesquisa científica do Brasil, gerando 95% da produção total da ciência no país. Além disso, essas instituições mantêm uma gama de equipamentos públicos e serviços que atendem a população nas mais diversas áreas, como educação, saúde e cultura. 

O Reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, participou do evento de lançamento da Frente Parlamentar. Segundo ele, "a Frente para valorização das IFES é fundamental para que a função social das universidades federais seja reverberada. Ademais, essa ampla frente de defesa, de caráter suprapartidário, representa um importante reconhecimento das universidades brasileiras junto ao parlamento e reitera a necessidade de garantir a autonomia universitária".

Propostas de atuação da Frente 

São objetivos da Frente Parlamentar pela valorização das Universidades Federais: 1. Acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; 2. Dar celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às universidades federais; 3. Promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as universidades federais; 4. Apresentar proposituras junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nessas universidades; 5. Promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais. 

A coordenação colegiada é formada pelas deputadas Margarida Salomão (MG), Alice Portugal (BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PE), Túlio Gadêlha (PE) e Edmilson Rodrigues (PA). Margarida Salomão é ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Durante o evento foi lançado um vídeo, produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/ANDIFES), que mostra a importância das instituições de ensino superior para o desenvolvimento do país.  

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC 
Com contribuições da Unifesp e da UFRGS

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página