Página inicial > Notícias > Universidade obtém nota máxima em índice de qualidade

Universidade obtém nota máxima em índice de qualidade

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 18h54

A UFABC alcançou a faixa máxima na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) 2017, indicador anual de qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. A Universidade aparece entre as 34 instituições, 1,6% das 2.066 avaliadas, que chegaram ao nível 5, o mais alto da análise. Os dados se referem a 2017 e foram divulgados nesta semana em Brasília pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento, e Ministério da Educação.

A apuração do IGC considera como fatores de cálculo a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) da instituição, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes e a distribuição dos estudantes entre graduação ou pós-graduação stricto sensu. Esses indicadores são expressos em faixas crescentes de valores que vão de 1 a 5.

A Reitoria afirmou que "recebe com muito entusiasmo a notícia de que a UFABC permanece com nota máxima neste indicador trienal de qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. Para além do reconhecimento em relação aos esforços contínuos em prol da educação de excelência, este resultado evidenciou que a UFABC, assim como as demais universidades públicas que compõem o seleto grupo de instituições com nota mais alta nesta avaliação, está comprometida em entregar à sociedade um ensino gratuito e de máxima qualidade. Defender a garantia de continuidade desta excelência tem sido nosso grande desafio atualmente. Nesse sentido, acreditamos ser fundamental que os cidadãos e cidadãs brasileiras também reconheçam a relevância das Universidades Públicas de nosso país".

Mais informações estão disponíveis no site do Inep

Com acréscimo de mensagem da Reitoria em 19 de dezembro